Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_47d0f5a7c40d53e12e29a2f968236f47
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1559
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Efetividade do vídeo educativo acerca das práticas seguras em pacientes no período perioperatório.Enfermagem.Segurança do paciente.Educação em Saúde.Recursos Audiovisuais.Educação de pacientes como assunto.Aprendizagem.Nursing.Patient safety.Health Education.Audiovisual aids.Patient education as topic.Learning.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMA adoção de estratégias educativas é capaz de melhorar o conhecimento do paciente quanto às práticas seguras no perioperatório a fim de estimulá-lo a participar do cuidado seguro. O vídeo educativo tem se destacado como uma estratégia educativa utilizada na capacitação, melhora do conhecimento e envolvimento do paciente frente às práticas seguras em saúde. O objetivo foi avaliar a efetividade do vídeo educativo no conhecimento do paciente acerca das práticas seguras no período perioperatório. Tratou-se de um estudo multimétodo composto por três etapas. Por uma pesquisa metodológica, para elaboração e validação do instrumento de coleta de dados (dados sociodemográficos e clínicos e um questionário para avaliar o conhecimento do paciente acerca das práticas seguras no perioperatório), que ocorreu entre os meses de abril a agosto de 2020 com a participação de nove experts. A segunda etapa pelo desenvolvimento de um produto tecnológico por meio da produção e validação do vídeo educativo e ocorreu no período de janeiro a março de 2022. Para avaliação do roteiro do vídeo, participaram os mesmos nove experts da primeira etapa, para avaliação do storyboard três experts com experiência em comunicação visual e para avaliação da pós-produção cinco experts com experiência em desenvolvimento de materiais multimídias como recurso educacional. E a terceira etapa constituiu-se de um ensaio clínico randomizado controlado, conduzido conforme as recomendações do CONSORT, e ocorreu no período de primeiro de junho a cinco de setembro de 2022. Foi realizada em um hospital de ensino no interior de Minas Gerais, Brasil. O cálculo do tamanho amostral foi realizado a partir dos resuldados obtidos do estudo piloto que determinou um tamanho amostral de três participantes por grupo. Contudo, optou-se em realizar a coleta de dados do estudo principal com uma amostra superior ao estudo piloto e análise do poder estatística a posteriori. Participaram do estudo 100 pacientes submetidos às cirurgias ortopédicas eletivas, divididos aleatoriamente em dois grupos: 50 no grupo experimental, no qual receberam orientações por meio do vídeo educativo e 50 no grupo controle, em que receberam orientações conforme rotina institucional. A coleta de dados foi realizada no período pré-operatório, logo após admissão do paciente na sala de internação. Foi utilizado análises descritivas para as variáveis quantitativas; teste t para variável quantitativa e teste Qui-Quadrado para as categóricas, para testar a homogeneidade dos grupos; teste t para amostras dependentes para comparação do conhecimento intragrupos e teste t de Student para amostras independentes para comparar o conhecimento dos pacientes entre os grupos experimental e controle. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição e foi registrada na plataforma REBEC. O instrumento de coleta de dados foi considerado válido quanto à clareza de linguagem, à pertinência à prática e à relevância teórica, uma vez que os itens apresentaram concordância mínima de 80% e máxima de 100% pelo I-CVI. O vídeo educativo teve duração de sete minutos e cinquenta segundos e foi considerado válido quanto ao seu conteúdo, aparência e conformidade com a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, sendo a concordância mínima entre os experts de 88,8% e máxima de 100%. Na análise intra grupo houve aumento na média do conhecimento tanto para o grupo controle quanto para o grupo experimental. Nos resultados da análise entre grupos observou-se que houve diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) no ganho de conhecimento dos participantes que assistiram ao vídeo, quando comparados aos que receberam orientações-padrão. Concluiu-se que o vídeo educativo foi efetivo no aumento do conhecimento do paciente, acerca das práticas seguras no período perioperatório. Quanto às implicações para prática clínica da enfermagem ressalta-se que o vídeo é uma ferramenta que oferece ao paciente fácil acesso à informação estimulando-os no envolvimento do cuidado seguro, bem como colabora com o papel educador do enfermeiro.The adoption of educational strategies is capable of improving the patient's knowledge regarding safe practices in the perioperative period in order to encourage them to participate in safe care. The educational video has stood out as an educational strategy used in training, improving knowledge and patient involvement in safe health practices. The objective was to evaluate the effectiveness of the educational video on patient knowledge about safe practices in the perioperative period. This was a multimethod study consisting of three stages. Through a methodological research, for the elaboration and validation of the data collection instrument (sociodemographic and clinical data and a questionnaire to assess the patient's knowledge about safe practices in the perioperative period), which took place between April and August 2020 with the participation of nine experts. The second stage for the development of a technological product through the production and validation of the educational video took place from January to March 2022. To evaluate the video script, the same nine experts from the first stage participated, to evaluate the storyboard three experts with experience in visual communication and for post-production evaluation, five experts with experience in developing multimedia materials as an educational resource. And the third stage consisted of a randomized controlled clinical trial, conducted according to the CONSORT recommendations, and took place from June 1st to September 5th, 2022. It was carried out in a teaching hospital in the interior of Minas Gerais, Brazil. The calculation of the sample size was performed based on the results obtained from the pilot study, which determined a sample size of three participants per group. However, it was decided to collect data from the main study with a larger sample than the pilot study and a posteriori statistical power analysis. The study included 100 patients undergoing elective orthopedic surgeries, randomly divided into two groups: 50 in the experimental group, in which they received guidance through the educational video, and 50 in the control group, in which they received guidance according to institutional routine. Data collection was performed in the preoperative period, shortly after the patient's admission to the hospitalization room. Descriptive analyzes were used for quantitative variables; t test for quantitative variables and chi-square test for categorical variables, to test the homogeneity of groups; t test for dependent samples to compare intragroup knowledge and Student's t test for independent samples to compare patient knowledge between experimental and control groups. The research was approved by the Research Ethics Committee of the institution and was registered on the REBEC platform. The data collection instrument was considered valid in terms of clarity of language, pertinence to practice and theoretical relevance, since the items showed a minimum agreement of 80% and a maximum of 100% according to the I-CVI. The educational video lasted seven minutes and fifty seconds and was considered valid in terms of its content, appearance and compliance with the Cognitive Theory of Multimedia Learning, with a minimum agreement between experts of 88.8% and a maximum of 100%. In the intra group analysis, there was an increase in the mean knowledge for both the control and experimental groups. In the results of the analysis between groups, it was observed that there were statistically significant differences (p<0.001) in the gain of knowledge of the participants who watched the video, when compared to those who received standard guidelines. It was concluded that the educational video was effective in increasing the patient's knowledge about safe practices in the perioperative period. As for the implications for the clinical practice of nursing, it is emphasized that the video is a tool that offers the patient easy access to information, encouraging them to involve themselves in safe care, as well as collaborating with the educator role of the nurse.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeBARBOSA, Maria Helena04181398811http://lattes.cnpq.br/5680946454145360LUIZ, Raíssa Bianca2023-12-14T13:44:13Z2023-02-142023-12-14T13:44:13Z2023-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-15T02:03:46Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:11.051083Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186159101739008