Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Marcela Mônica dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187
Resumo: O presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido.
id UFTM_4b1f95c8ed5c506547b0dc4a897237dc
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1187
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimistaLeitura.Letramento literário.Leitor.Conto.Subjetividade.Reading.Literary literacy.Reader.Short story.Subjectivity.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido.The present work aims to work on literary literacy, seen as a social use of language, in its importance in the school environment, aiming to contribute to the formation of critical readers and able to understand language in its various aspects. Therefore, academic works and articles relevant to the subject were studied to conduct reflections on the concept of literary literacy and its insertion in the teaching of literature, focusing on Basic Education. Then, workshops were designed in a public and peripheral school in the city of Uberaba, Minas Gerais, working with more intimate texts to generate greater identification with the young readership. Three short stories were chosen: Felicidade Clandestina, by Clarice Lispector; Negrinha, by Monteiro Lobato, A caolha, by Júlia Lopes de Almeida, and a novel entitled Angélica, by the author Lygia Bojunga. In the end, it is possible to highlight how such a practice, being used among students, mostly people who do not have great interests in reading, works on the subjectivity of each one, so that one can understand how literature collaborates for the construction of knowledge both about the world as well as themselves. The development of the activities proposed in this work corroborated the fact that in the midst of the 21st century it is possible to visualize how we are involved by an uncountable amount of information coming from journalistic means, advertisements, political speeches, films, series, among several other media. However, even so, we realize that there is a large portion of individuals whose reading practice is precarious, subjecting them to a lack of interest in reading or, when they read, not apprehending what is transmitted to them.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalTABAK, Fani Miranda16719839802http://lattes.cnpq.br/2487581466860951SANTOS, Marcela Mônica dos2022-06-01T18:48:00Z2021-04-082022-06-01T18:48:00Z2021-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T16:07:03Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T16:07:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
title Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
spellingShingle Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
SANTOS, Marcela Mônica dos
Leitura.
Letramento literário.
Leitor.
Conto.
Subjetividade.
Reading.
Literary literacy.
Reader.
Short story.
Subjectivity.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
title_full Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
title_fullStr Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
title_full_unstemmed Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
title_sort Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
author SANTOS, Marcela Mônica dos
author_facet SANTOS, Marcela Mônica dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TABAK, Fani Miranda
16719839802
http://lattes.cnpq.br/2487581466860951
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Marcela Mônica dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura.
Letramento literário.
Leitor.
Conto.
Subjetividade.
Reading.
Literary literacy.
Reader.
Short story.
Subjectivity.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Leitura.
Letramento literário.
Leitor.
Conto.
Subjetividade.
Reading.
Literary literacy.
Reader.
Short story.
Subjectivity.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08
2021-04-08
2022-06-01T18:48:00Z
2022-06-01T18:48:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013326790131712