Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido. |
id |
UFTM_4b1f95c8ed5c506547b0dc4a897237dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1187 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimistaLeitura.Letramento literário.Leitor.Conto.Subjetividade.Reading.Literary literacy.Reader.Short story.Subjectivity.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido.The present work aims to work on literary literacy, seen as a social use of language, in its importance in the school environment, aiming to contribute to the formation of critical readers and able to understand language in its various aspects. Therefore, academic works and articles relevant to the subject were studied to conduct reflections on the concept of literary literacy and its insertion in the teaching of literature, focusing on Basic Education. Then, workshops were designed in a public and peripheral school in the city of Uberaba, Minas Gerais, working with more intimate texts to generate greater identification with the young readership. Three short stories were chosen: Felicidade Clandestina, by Clarice Lispector; Negrinha, by Monteiro Lobato, A caolha, by Júlia Lopes de Almeida, and a novel entitled Angélica, by the author Lygia Bojunga. In the end, it is possible to highlight how such a practice, being used among students, mostly people who do not have great interests in reading, works on the subjectivity of each one, so that one can understand how literature collaborates for the construction of knowledge both about the world as well as themselves. The development of the activities proposed in this work corroborated the fact that in the midst of the 21st century it is possible to visualize how we are involved by an uncountable amount of information coming from journalistic means, advertisements, political speeches, films, series, among several other media. However, even so, we realize that there is a large portion of individuals whose reading practice is precarious, subjecting them to a lack of interest in reading or, when they read, not apprehending what is transmitted to them.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalTABAK, Fani Miranda16719839802http://lattes.cnpq.br/2487581466860951SANTOS, Marcela Mônica dos2022-06-01T18:48:00Z2021-04-082022-06-01T18:48:00Z2021-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T16:07:03Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T16:07:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
title |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
spellingShingle |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista SANTOS, Marcela Mônica dos Leitura. Letramento literário. Leitor. Conto. Subjetividade. Reading. Literary literacy. Reader. Short story. Subjectivity. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
title_full |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
title_fullStr |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
title_full_unstemmed |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
title_sort |
Práticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimista |
author |
SANTOS, Marcela Mônica dos |
author_facet |
SANTOS, Marcela Mônica dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TABAK, Fani Miranda 16719839802 http://lattes.cnpq.br/2487581466860951 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Marcela Mônica dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Letramento literário. Leitor. Conto. Subjetividade. Reading. Literary literacy. Reader. Short story. Subjectivity. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Leitura. Letramento literário. Leitor. Conto. Subjetividade. Reading. Literary literacy. Reader. Short story. Subjectivity. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-08 2021-04-08 2022-06-01T18:48:00Z 2022-06-01T18:48:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013326790131712 |