O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/426 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal averiguar a abordagem da literatura em uma escola pública da cidade de Uberaba - MG, visando resgatar a importância do texto literário no ambiente escolar, a fim de promover o trabalho com o letramento literário. Para sustentar a investigação, foram contemplados os conteúdos de Candido, Colomer, Cosson, Riter, Soares, Zilberman, entre outros estudiosos do ensino de literatura. Como fundamentações da pesquisa, estudou-se os principais conceitos relacionados ao ensino do texto literário, os quais são essenciais para a condução do trabalho desenvolvido. Inicialmente, foram analisados os resultados da pesquisa, Retratos da leitura no Brasil 3, para verificar a real situação da leitura do texto literário no país. A seguir, foram pesquisados os conceitos de ―escolarização da literatura‖, ―formação de leitores literários‖, ―letramento literário‖ e as ―sequências propostas por Cosson‖. Examinou-se, também, o livro didático de português mais adotado no 6º ano da rede pública de Uberaba, Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa, para obter dados que ilustrem como o material aborda e desenvolve o trabalho com o texto literário e se ele apresenta contribuição para a formação de leitores literários. Foram detectadas deficiências quanto ao tratamento realizado com o texto literário, a exemplo da escassez de textos literários em alguns capítulos e a presença de textos fragmentados, muitas vezes usados apenas como pretexto para atividade de análise linguística. Como pesquisa de campo, foi aplicado um primeiro questionário junto a alunos de uma turma do 6º ano da escola pública selecionada, com o propósito de sondar a relação deles com o texto literário, além de seus hábitos leitores. Após traçar o perfil de leitores da classe, para enfrentar as dificuldades e deficiências encontradas no trabalho com a literatura, foi elaborada uma sequência didática, como proposta de intervenção, centrada naquela sequência básica criada por Cosson, em quatro passos – ―motivação‖, ―introdução‖, ―leitura‖ e ―interpretação‖ –, utilizando o gênero narrativo conto maravilhoso. A fim de avaliar se a intervenção promoveu melhorias no ensino de literatura na turma escolhida, foi ministrado um segundo questionário constituído por duas partes: na primeira, os alunos puderam expor suas opiniões e dar sugestões de novas atividades; já na segunda, eles foram avaliados quanto à sua aprendizagem em relação aos elementos do conto. Pode-se atentar que o trato íntimo com o texto literário na sequência didática elaborada e aplicada propiciou aos alunos maior envolvimento e ganho de resultados na aprendizagem em relação ao que foi possível notar antes da execução da intervenção. |
id |
UFTM_4efbdbf20b21c4041bef3e588b77392e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/426 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de UberabaEnsino de literatura.Formação de leitores literários.Letramento literário.Livro didático.Sequência didática.Following teaching.Literary literacy.Literature teaching.Textbook.Training literary readers.LetrasA presente pesquisa teve como objetivo principal averiguar a abordagem da literatura em uma escola pública da cidade de Uberaba - MG, visando resgatar a importância do texto literário no ambiente escolar, a fim de promover o trabalho com o letramento literário. Para sustentar a investigação, foram contemplados os conteúdos de Candido, Colomer, Cosson, Riter, Soares, Zilberman, entre outros estudiosos do ensino de literatura. Como fundamentações da pesquisa, estudou-se os principais conceitos relacionados ao ensino do texto literário, os quais são essenciais para a condução do trabalho desenvolvido. Inicialmente, foram analisados os resultados da pesquisa, Retratos da leitura no Brasil 3, para verificar a real situação da leitura do texto literário no país. A seguir, foram pesquisados os conceitos de ―escolarização da literatura‖, ―formação de leitores literários‖, ―letramento literário‖ e as ―sequências propostas por Cosson‖. Examinou-se, também, o livro didático de português mais adotado no 6º ano da rede pública de Uberaba, Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa, para obter dados que ilustrem como o material aborda e desenvolve o trabalho com o texto literário e se ele apresenta contribuição para a formação de leitores literários. Foram detectadas deficiências quanto ao tratamento realizado com o texto literário, a exemplo da escassez de textos literários em alguns capítulos e a presença de textos fragmentados, muitas vezes usados apenas como pretexto para atividade de análise linguística. Como pesquisa de campo, foi aplicado um primeiro questionário junto a alunos de uma turma do 6º ano da escola pública selecionada, com o propósito de sondar a relação deles com o texto literário, além de seus hábitos leitores. Após traçar o perfil de leitores da classe, para enfrentar as dificuldades e deficiências encontradas no trabalho com a literatura, foi elaborada uma sequência didática, como proposta de intervenção, centrada naquela sequência básica criada por Cosson, em quatro passos – ―motivação‖, ―introdução‖, ―leitura‖ e ―interpretação‖ –, utilizando o gênero narrativo conto maravilhoso. A fim de avaliar se a intervenção promoveu melhorias no ensino de literatura na turma escolhida, foi ministrado um segundo questionário constituído por duas partes: na primeira, os alunos puderam expor suas opiniões e dar sugestões de novas atividades; já na segunda, eles foram avaliados quanto à sua aprendizagem em relação aos elementos do conto. Pode-se atentar que o trato íntimo com o texto literário na sequência didática elaborada e aplicada propiciou aos alunos maior envolvimento e ganho de resultados na aprendizagem em relação ao que foi possível notar antes da execução da intervenção.The present research had as main objective to investigate the approach of the literature in a public school of the city of Uberaba - MG, aiming to rescue the importance of the literary text in the school environment, in order to promote the work with literary literacy. To support the research, the authoress used Candido‘s contents, as well as, the scholars Colomer, Cosson, Riter, Soares, Zilberman, among others of literature teaching. As foundations of research, she studied the main concepts related to the teaching of the literary text, which are essential for the conduct of the development of this work in question. Initially, the survey results of Retratos da leitura no Brasil 3 were analyzed, relating to the actual situation of the literary text reading in the country. Then, the studious researched the concepts of ―literature schooling‖, ―formation of literary readers‖, ―literary literacy‖ and ―sequences proposed by Cosson‖. It was also examined the most adopted Portuguese textbook in the 6th year of Uberaba‘s public network, Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa, to obtain data that illustrate how the material approaches and develops the work with the literary text and if it presents a contribution to the formation of literary readers. Deficiencies in the treatment of the literary text were detected, such as the scarcity of literary texts in some chapters and the presence of fragmented texts, often used only as a pretext for linguistic analysis activity. As a field research, the researcher applied a first questionnaire to students of a group of the 6th year of the selected public school, with the purpose of probing their relationship with the literary text, in addition to their reading habits. After tracing the class profile of readers, in order to face the difficulties and deficiencies found in the work with the literature, a didactic sequence was elaborated, as a proposal of intervention, centered in that basic sequence created by Cosson, in four steps – ―motivation‖, ―introduction‖, ―reading‖ and ―interpretation‖ – using the narrative genre ―wonderful tale‖. In order to evaluate whether the intervention promoted improvements in literature teaching in the chosen class, the researcher made a second questionnaire consisting of two parts: in the first, the students were able to present their opinions and offer suggestions for new activities; already in the second, they were evaluated as to their learning in relation to the elements of the story. It may be noted that the intimate relationship with the literary text in the elaborated and applied didactic sequence gave the students greater involvement and gain in learning results than what was possible to notice before the intervention was carried out.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalMORAIS, Carlos Francisco de02212744803http://lattes.cnpq.br/2323820110814784SOUZA, Juliana Afonso de Paula2017-10-31T13:07:15Z2016-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Juliana Afonso de Paula. O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba. 2016. 214f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/426porALVES, R. O pescador e sua mulher. São Paulo: Paulus, 2006. ANDRADE, C. D. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. BARBOSA, J. B.; BARBOSA, M. V. (Orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013. BARTHES, R. Aula. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980. BOUÇAS, A. Linguado. São Paulo: Pesca na praia, 2015. Disponível em: <http://pescanapraia.com/linguado/>. Acesso em: 2 out. 2016. BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 23 dez. 1996. Seção 1, n.248, p.27833-41. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=23/12/ 1996>. Acesso em 29 dez. 2016. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial, 1998. CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 5. ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. p.171-93. ______. A literatura e a formação do homem. In: DANTAS, V. (Org.). Bibliografia de Antonio Candido: textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades, Ed. 34, 2002. p. 77-92. CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa. 7. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2012. COELHO, N. N. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1991. ______. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed. São Paulo: Moderna, 2009. COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. COLUMBIA COLLEGE. The fisherman and his wife, by Alexander Zick, c. 1886. New York, USA, 2013. Disponível em: <https://www.college.columbia.edu/core/content/fisherman-and-his-wife-alexander-zick-c- 1886>. Acesso em: 2 out. 2016. COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. ______. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. COSSON, R.; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo, v. 2, p. 101-8, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf>. Acesso em: 4 out. 2016. COSTA, I. O pescador e a sua mulher. Para além do agora, 2014. Disponível em: <https://paralemdoagora.wordpress.com/2014/05/16/o-pescador-e-a-sua-mulher/>. Acesso em: 2 out. 2016. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p.95-128. EDITORA Saraiva. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.editorasaraiva.com.br/>. Acesso em: 30 dez. 2016. FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Instituto Pró-Livro, 2012. Disponível em: <http://www.prolivro.org.br/images/antigo/4095.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016. FUNDO Nacional do Livro Didático. Brasília, DF, [s.d.]. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/>. Acesso em: 14 jun. 2016. GREEN, J. A culpa é das estrelas. São Paulo: Intrinseca, 2014. GRIMM, J.; GRIMM, H.; CRANE, W. The fisherman and his wife. In: ______. Household stories by the Brothers Grimm. New York, USA: Dover Publications Inc., 1963. Disponível em: <http://www.gutenberg.org/files/19068/19068-h/19068-h.htm#illus-117>. Acesso em: 2 out. 2016. ______; PERRAULT, C. As melhores histórias de Irmãos Grimm & Perrault. São Paulo: Nova Alexandria, 2004. GUIA de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/2349-guia-pnld-2011- %E2%80%93-anos-finais-do-ensino-fundamental>. Acesso em 2 jun. 2015. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. H. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993. MARIA, L. O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo: Globo, 2009. OLIVEIRA, A. A. O professor como mediador das leituras literárias. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. (Coords.) Literatura: ensino fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.41-54. PHILIP, N; MISTRY, N. Volta ao mundo em 52 histórias. Tradução de Hildegard Feist. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011. QUINTAL, L. C. Os contos de fadas maravilhosas e o conto maravilhoso que não tem fadas. Webartigos, 2010. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/os-contos-defadas-maravilhosas-e-o-conto-maravilhoso-que-nao-tem-fadas/35357/#ixzz1CBPUL7Us>. Acesso em: 14 maio 2016. RITER, C. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ______; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p.129-47. SILVA, M. C. Denotação e conotação. Goiânia: Brasil Escola, [s.d.]. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/denotacao-conotacao.htm>. Acesso em: 14 maio 2016. SOARES, M. B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs.). Escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed., 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p.17-48. ______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-66, set./ dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 8 out. 2016. TUDO desenhos. Desenhos para colorir. [s.d.]. Disponível em: <http://www.tudodesenhos.com/>. Acesso em: 14 maio 2016. VOLOBUEF, K. Contos de fadas dos Irmãos Grimm. Carta Capital, 10 jan. 2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/contosde-fadas-dos-irmaos-grimm>. Acesso em: 23 set. 2016. ZAPPONE, M. H. Y. Fanfics: um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 29-33, abr./ jun. 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4749/3578>. Acesso em: 4 out. 2016. ZILBERMAN, R. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 11. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. ______. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012. ______. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Desenredo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, v. 5, n. 1, p. 9-20, jan./ jun. 2009. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/924/554>. Acesso em: 8 out. 2016http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T17:03:50Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T17:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
title |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
spellingShingle |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba SOUZA, Juliana Afonso de Paula Ensino de literatura. Formação de leitores literários. Letramento literário. Livro didático. Sequência didática. Following teaching. Literary literacy. Literature teaching. Textbook. Training literary readers. Letras |
title_short |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
title_full |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
title_fullStr |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
title_full_unstemmed |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
title_sort |
O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba |
author |
SOUZA, Juliana Afonso de Paula |
author_facet |
SOUZA, Juliana Afonso de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MORAIS, Carlos Francisco de 02212744803 http://lattes.cnpq.br/2323820110814784 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Juliana Afonso de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura. Formação de leitores literários. Letramento literário. Livro didático. Sequência didática. Following teaching. Literary literacy. Literature teaching. Textbook. Training literary readers. Letras |
topic |
Ensino de literatura. Formação de leitores literários. Letramento literário. Livro didático. Sequência didática. Following teaching. Literary literacy. Literature teaching. Textbook. Training literary readers. Letras |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo principal averiguar a abordagem da literatura em uma escola pública da cidade de Uberaba - MG, visando resgatar a importância do texto literário no ambiente escolar, a fim de promover o trabalho com o letramento literário. Para sustentar a investigação, foram contemplados os conteúdos de Candido, Colomer, Cosson, Riter, Soares, Zilberman, entre outros estudiosos do ensino de literatura. Como fundamentações da pesquisa, estudou-se os principais conceitos relacionados ao ensino do texto literário, os quais são essenciais para a condução do trabalho desenvolvido. Inicialmente, foram analisados os resultados da pesquisa, Retratos da leitura no Brasil 3, para verificar a real situação da leitura do texto literário no país. A seguir, foram pesquisados os conceitos de ―escolarização da literatura‖, ―formação de leitores literários‖, ―letramento literário‖ e as ―sequências propostas por Cosson‖. Examinou-se, também, o livro didático de português mais adotado no 6º ano da rede pública de Uberaba, Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa, para obter dados que ilustrem como o material aborda e desenvolve o trabalho com o texto literário e se ele apresenta contribuição para a formação de leitores literários. Foram detectadas deficiências quanto ao tratamento realizado com o texto literário, a exemplo da escassez de textos literários em alguns capítulos e a presença de textos fragmentados, muitas vezes usados apenas como pretexto para atividade de análise linguística. Como pesquisa de campo, foi aplicado um primeiro questionário junto a alunos de uma turma do 6º ano da escola pública selecionada, com o propósito de sondar a relação deles com o texto literário, além de seus hábitos leitores. Após traçar o perfil de leitores da classe, para enfrentar as dificuldades e deficiências encontradas no trabalho com a literatura, foi elaborada uma sequência didática, como proposta de intervenção, centrada naquela sequência básica criada por Cosson, em quatro passos – ―motivação‖, ―introdução‖, ―leitura‖ e ―interpretação‖ –, utilizando o gênero narrativo conto maravilhoso. A fim de avaliar se a intervenção promoveu melhorias no ensino de literatura na turma escolhida, foi ministrado um segundo questionário constituído por duas partes: na primeira, os alunos puderam expor suas opiniões e dar sugestões de novas atividades; já na segunda, eles foram avaliados quanto à sua aprendizagem em relação aos elementos do conto. Pode-se atentar que o trato íntimo com o texto literário na sequência didática elaborada e aplicada propiciou aos alunos maior envolvimento e ganho de resultados na aprendizagem em relação ao que foi possível notar antes da execução da intervenção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-23 2017-10-31T13:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Juliana Afonso de Paula. O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba. 2016. 214f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/426 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Juliana Afonso de Paula. O ensino de literatura e o letramento literário em uma escola pública de Uberaba. 2016. 214f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ALVES, R. O pescador e sua mulher. São Paulo: Paulus, 2006. ANDRADE, C. D. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. BARBOSA, J. B.; BARBOSA, M. V. (Orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013. BARTHES, R. Aula. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980. BOUÇAS, A. Linguado. São Paulo: Pesca na praia, 2015. Disponível em: <http://pescanapraia.com/linguado/>. Acesso em: 2 out. 2016. BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 23 dez. 1996. Seção 1, n.248, p.27833-41. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=23/12/ 1996>. Acesso em 29 dez. 2016. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial, 1998. CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 5. ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. p.171-93. ______. A literatura e a formação do homem. In: DANTAS, V. (Org.). Bibliografia de Antonio Candido: textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades, Ed. 34, 2002. p. 77-92. CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa. 7. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2012. COELHO, N. N. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1991. ______. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed. São Paulo: Moderna, 2009. COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. COLUMBIA COLLEGE. The fisherman and his wife, by Alexander Zick, c. 1886. New York, USA, 2013. Disponível em: <https://www.college.columbia.edu/core/content/fisherman-and-his-wife-alexander-zick-c- 1886>. Acesso em: 2 out. 2016. COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. ______. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. COSSON, R.; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo, v. 2, p. 101-8, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf>. Acesso em: 4 out. 2016. COSTA, I. O pescador e a sua mulher. Para além do agora, 2014. Disponível em: <https://paralemdoagora.wordpress.com/2014/05/16/o-pescador-e-a-sua-mulher/>. Acesso em: 2 out. 2016. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p.95-128. EDITORA Saraiva. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.editorasaraiva.com.br/>. Acesso em: 30 dez. 2016. FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Instituto Pró-Livro, 2012. Disponível em: <http://www.prolivro.org.br/images/antigo/4095.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016. FUNDO Nacional do Livro Didático. Brasília, DF, [s.d.]. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/>. Acesso em: 14 jun. 2016. GREEN, J. A culpa é das estrelas. São Paulo: Intrinseca, 2014. GRIMM, J.; GRIMM, H.; CRANE, W. The fisherman and his wife. In: ______. Household stories by the Brothers Grimm. New York, USA: Dover Publications Inc., 1963. Disponível em: <http://www.gutenberg.org/files/19068/19068-h/19068-h.htm#illus-117>. Acesso em: 2 out. 2016. ______; PERRAULT, C. As melhores histórias de Irmãos Grimm & Perrault. São Paulo: Nova Alexandria, 2004. GUIA de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/2349-guia-pnld-2011- %E2%80%93-anos-finais-do-ensino-fundamental>. Acesso em 2 jun. 2015. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. H. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993. MARIA, L. O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo: Globo, 2009. OLIVEIRA, A. A. O professor como mediador das leituras literárias. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. (Coords.) Literatura: ensino fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.41-54. PHILIP, N; MISTRY, N. Volta ao mundo em 52 histórias. Tradução de Hildegard Feist. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011. QUINTAL, L. C. Os contos de fadas maravilhosas e o conto maravilhoso que não tem fadas. Webartigos, 2010. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/os-contos-defadas-maravilhosas-e-o-conto-maravilhoso-que-nao-tem-fadas/35357/#ixzz1CBPUL7Us>. Acesso em: 14 maio 2016. RITER, C. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ______; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p.129-47. SILVA, M. C. Denotação e conotação. Goiânia: Brasil Escola, [s.d.]. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/denotacao-conotacao.htm>. Acesso em: 14 maio 2016. SOARES, M. B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs.). Escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed., 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p.17-48. ______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-66, set./ dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 8 out. 2016. TUDO desenhos. Desenhos para colorir. [s.d.]. Disponível em: <http://www.tudodesenhos.com/>. Acesso em: 14 maio 2016. VOLOBUEF, K. Contos de fadas dos Irmãos Grimm. Carta Capital, 10 jan. 2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/contosde-fadas-dos-irmaos-grimm>. Acesso em: 23 set. 2016. ZAPPONE, M. H. Y. Fanfics: um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 29-33, abr./ jun. 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4749/3578>. Acesso em: 4 out. 2016. ZILBERMAN, R. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 11. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. ______. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012. ______. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Desenredo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, v. 5, n. 1, p. 9-20, jan./ jun. 2009. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/924/554>. Acesso em: 8 out. 2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013325573783552 |