Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: perfil sociodemográfico e perspectivas de futuroAdolescente em conflito com a lei.Projeto de vida.Políticas públicas.Teenager in conflict with the law.Life project.Public policies.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALEsta pesquisa tem como objetivo descrever os aspectos sociodemográficos e compreender perspectivas de futuro dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade na cidade de Uberaba – MG. Trata-se de um estudo de campo, com uma amostragem não probabilística de cunho quantitativo e qualitativo. Para o estudo 1, foram coletados os dados sociodemográficos de 65 adolescentes que estiveram em cumprimento de medidas socioeducativas na referida cidade no ano de 2019 e início de 2020. Tais dados foram coletados através dos prontuários e tabulados. Os resultados estão apresentados na forma de tabelas e outras representações, como narrativas, que facilitam a interpretação e análise dos mesmos. No estudo 2, participaram 12 adolescentes que responderam a uma entrevista semiestruturada com cinco questões abertas. As respostas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A técnica DSC se utiliza da teoria das representações sociais para construir um discurso único que reporte ao pensamento coletivo. Considerando que não existe na cidade estudo que avalie os aspectos sociodemográficos ou projetos de futuro dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, o presente estudo é relevante para o mapeamento dos fatores de riscos que facilitam a entrada desses sujeitos no contexto de infração e com isso a proposição de políticas públicas voltadas diretamente para a diminuição desse percentual. Os projetos de vida, considerados fatores de proteção, contribuem na prevenção ao ato infracional na medida que oferecem novas possibilidades para os sujeitos. Os resultados encontrados no estudo 1 são similares a estudos análogos a este. Encontrou-se, na maioria, adolescentes do sexo masculino, com idades entre 16 e 18 anos, que não concluíram o ensino fundamental, com importante defasagem escolar, provenientes de famílias de baixa renda, inseridos no mercado informal de trabalho e que fazem ou fizeram uso de alguma droga. Em conjunto, os resultados do estudo 2 confirmam quanto o futuro é influenciado pelas condições socioeconômicas e culturais presentes nos contextos em que os adolescentes se desenvolvem. Oportunidades surgem através das condições sociais concretas que a família e a comunidade oferecem. Assim, os projetos revelados pelos adolescentes acabam se apresentando como sonhos inalcançáveis, difíceis de serem realizados e que acabam os mantendo na condição de exclusão social que vivem. Conclui-se que é necessário que Estado e sociedade abram os olhos e enxerguem, de fato, quais as necessidades dessa população.This research aims to describe the sociodemographic aspects and understand the future perspectives of adolescents who comply with socio-educational measures of Assisted Freedom and Community Service in the city of Uberaba - MG. This is a field study, with a non-probabilistic sample of a quantitative and qualitative nature. For study 1, the socio-demographic data of 65 adolescents who were in compliance with socio-educational measures in that city in the year 2019 and early 2020 were collected. Such data were collected through medical records and tabulated. The results are presented in the form of tables and other representations, as narratives, which facilitate their interpretation and analysis. In study 2, 12 adolescents participated who answered a semi-structured interview with five open questions. The responses were analyzed using the Collective Subject Discourse (CSD). The DSC technique uses the theory of social representations to build a unique discourse that reports to collective thinking. Considering that there is no study in the city that evaluates the socio-demographic aspects or future projects of adolescents in compliance with socio-educational measures, the present study is relevant for mapping the risk factors that facilitate the entry of these subjects in the context of infraction and with that the proposition of public policies aimed directly at decreasing this percentage. Life projects, considered protective factors, contribute to the prevention of the infraction as they offer new possibilities for the subjects. The results found in study 1 are similar to studies similar to this one. As a result of study 1, it was found, in the majority, male adolescents, aged between 16 and 18 years, who did not finish elementary school, with an important school gap, coming from low-income families, inserted in the informal labor market. work and who use or have used any drugs. Taken together, the results of study 2 confirm how much the future is influenced by the socioeconomic and cultural conditions present in the contexts in which adolescents develop. Opportunities arise through the concrete social conditions that the family and the community offer. Thus, the projects revealed by the adolescents end up presenting themselves as unreachable dreams, difficult to be realized and that end up keeping them in the condition of social exclusion that they live. We conclude that it is necessary for the State and society to open their eyes and see, in fact, what the needs of this population are.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaSANTOS, Alvaro da Silva04009689838http://lattes.cnpq.br/5110245118519872HENRIQUES, Patricia Jacome2023-12-14T13:36:58Z2021-07-012023-12-14T13:36:58Z2021-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-15T02:03:25Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:39.216701Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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