Construção e validação de cartilha educativa sobre queimaduras na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1725 |
Resumo: | A população infantojuvenil é uma das mais acometidas pelas queimaduras. Isto pode estar relacionado à incapacidade desse público de reconhecer situações de perigo. As repercussões desse tipo de lesão vão além da dor física e das cicatrizes corporais, pois envolvem sofrimento psicológico e social, elevados custos no tratamento e na assistência. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma cartilha educativa para a prevenção de queimaduras na infância. Este é um estudo metodológico e descritivo, desenvolvido em duas etapas: a primeira se refere à revisão de literatura, elaboração e validação do conteúdo por um comitê de juízes com experiência na área; a segunda se refere ao desenvolvimento das ilustrações e da diagramação e à validação aparente pelo mesmo comitê de juízes. Na primeira etapa, foram incluídos 18 trabalhos e três cartilhas para elaboração do material, com os seguintes tópicos: o que são acidentes?; dados dos acidentes; possíveis causas; medidas de prevenção; primeiros cuidados; conferência do aprendizado; reforçando o aprendizado brincando; telefones úteis e referências. Foram utilizadas fontes bibliográficas nacionais e internacionais dos últimos cinco anos. A validação de conteúdo e de aparência ocorreu com seis juízes, através de uma escala tipo Likert: 66,7% eram do sexo feminino, idade média de 52,8 anos, 83,3% tinham doutorado, com mínimo de 12 anos de formação e dez anos de atuação na área. Na validação de conteúdo, todos responderam o formulário dentro do prazo solicitado na primeira rodada. Na segunda rodada e versão consensual, apenas dois responderam no prazo estipulado. O IVC mínimo e o CVC da versão consensual foram 0,95 e 0,99, respectivamente. O designer gráfico atendeu às recomendações para confecção da cartilha educativa em três meses e dois dias. O IVC mais baixo atingiu o valor de 0,95 e o CVC da versão consensual alcançou um valor de 0,99. A equipe de desenvolvimento (pesquisadoras e designer) realizou a construção das imagens e diagramação antes do material ser submetido à apreciação do comitê. As sugestões do comitê de juízes envolveram modificações de termos visando aprimorar a compreensão do público-alvo, aperfeiçoamento na redação do conteúdo, acréscimo de exemplos para elucidar os tópicos e adição de algumas imagens para abarcar a diversidade cultural. Esses processos são essenciais para garantir a eficácia da comunicação e a relevância do material educativo. As recomendações foram pertinentes para aprimorar o material educativo, sendo implementadas em sua quase totalidade, visando alcançar a versão final de mais alta qualidade. A cartilha apresentou um total de 32 páginas, com dimensão de 148x210 mm, fonte da letra para a capa foi Poetsen One e para o título e corpo do texto da cartilha foi Poetsen One e Acumin Variable Concept. A última página apresenta um QR code para acesso à versão digital da cartilha. Os resultados obtidos na cartilha educativa podem servir de base para o desenvolvimento de materiais semelhantes em outras áreas de saúde infanto-juvenil. A disseminação e aplicação da cartilha podem ser monitoradas para avaliar suas repercussões na redução de casos de queimaduras em crianças. |
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Construção e validação de cartilha educativa sobre queimaduras na infânciaQueimaduras.Criança.Prevenção de acidentes.Estudo de validação.Enfermagem.Burns.Child.Accident prevention.Validation Study.Nursing.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMA população infantojuvenil é uma das mais acometidas pelas queimaduras. Isto pode estar relacionado à incapacidade desse público de reconhecer situações de perigo. As repercussões desse tipo de lesão vão além da dor física e das cicatrizes corporais, pois envolvem sofrimento psicológico e social, elevados custos no tratamento e na assistência. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma cartilha educativa para a prevenção de queimaduras na infância. Este é um estudo metodológico e descritivo, desenvolvido em duas etapas: a primeira se refere à revisão de literatura, elaboração e validação do conteúdo por um comitê de juízes com experiência na área; a segunda se refere ao desenvolvimento das ilustrações e da diagramação e à validação aparente pelo mesmo comitê de juízes. Na primeira etapa, foram incluídos 18 trabalhos e três cartilhas para elaboração do material, com os seguintes tópicos: o que são acidentes?; dados dos acidentes; possíveis causas; medidas de prevenção; primeiros cuidados; conferência do aprendizado; reforçando o aprendizado brincando; telefones úteis e referências. Foram utilizadas fontes bibliográficas nacionais e internacionais dos últimos cinco anos. A validação de conteúdo e de aparência ocorreu com seis juízes, através de uma escala tipo Likert: 66,7% eram do sexo feminino, idade média de 52,8 anos, 83,3% tinham doutorado, com mínimo de 12 anos de formação e dez anos de atuação na área. Na validação de conteúdo, todos responderam o formulário dentro do prazo solicitado na primeira rodada. Na segunda rodada e versão consensual, apenas dois responderam no prazo estipulado. O IVC mínimo e o CVC da versão consensual foram 0,95 e 0,99, respectivamente. O designer gráfico atendeu às recomendações para confecção da cartilha educativa em três meses e dois dias. O IVC mais baixo atingiu o valor de 0,95 e o CVC da versão consensual alcançou um valor de 0,99. A equipe de desenvolvimento (pesquisadoras e designer) realizou a construção das imagens e diagramação antes do material ser submetido à apreciação do comitê. As sugestões do comitê de juízes envolveram modificações de termos visando aprimorar a compreensão do público-alvo, aperfeiçoamento na redação do conteúdo, acréscimo de exemplos para elucidar os tópicos e adição de algumas imagens para abarcar a diversidade cultural. Esses processos são essenciais para garantir a eficácia da comunicação e a relevância do material educativo. As recomendações foram pertinentes para aprimorar o material educativo, sendo implementadas em sua quase totalidade, visando alcançar a versão final de mais alta qualidade. A cartilha apresentou um total de 32 páginas, com dimensão de 148x210 mm, fonte da letra para a capa foi Poetsen One e para o título e corpo do texto da cartilha foi Poetsen One e Acumin Variable Concept. A última página apresenta um QR code para acesso à versão digital da cartilha. Os resultados obtidos na cartilha educativa podem servir de base para o desenvolvimento de materiais semelhantes em outras áreas de saúde infanto-juvenil. A disseminação e aplicação da cartilha podem ser monitoradas para avaliar suas repercussões na redução de casos de queimaduras em crianças.The child and youth population is one of the most affected by burns. This may be related to the inability of this public to recognize dangerous situations. The repercussions of this type of injury go beyond physical pain and bodily scars, as they involve psychological and social suffering, high costs in treatment and assistance. The objective of the study was to develop and validate an educational booklet for the prevention of burns in childhood. This is a methodological and descriptive study, developed in two stages: the first refers to the literature review, the elaboration and validation of the content by a committee of judges with experience in the area; the second refers to the development of illustrations and layout and apparent validation by the same committee of judges. In the first stage, 18 works and three booklets were included to prepare the material, with the following topics: what are accidents?; accident data; possible causes; prevention measures; first care; learning conference; reinforcing learning through play; useful telephone numbers and references. Recent bibliographic sources from the last five years, national and international, were used. Content and apparent validation occurred with six judges, using a Likert-type scale: 66.7% were female, average age was 52.8 years, 83.3% had a doctorate, with a minimum of 12 years of training and 10 years of experience in the area. In content validation, everyone responded to the form within the deadline in the first round. In the second round and consensus version, only two responded within the stipulated period. The minimum CVI and CVC of the consensus version, in content validation, were 0.95 and 0.99, respectively. The graphic designer met the recommendations for creating the educational booklet in three months and two days. The lowest CVI reached a value of 0.95 and the CVC of the total consensus version reached a value of 0.99. The development team (researchers and designer) created the images and layout before the material was submitted to the committee for consideration. The judges' committee's suggestions involved modifications terms to improve understanding of the target audience, improvement in content writing, addition of examples to clarify topics and addition of some images to encompass cultural diversity. These processes are essential to ensure the effectiveness of communication and the relevance of educational material. The recommendations were relevant to improving the educational material, aiming to achieve almost the highest quality final version and effectiveness possible. The booklet had a total of 32 pages, measuring 148x210 mm, the font for the cover was Poetsen One and for the title and body of the booklet text of the booklet it was Poetsen One and Acumin Variable Concept. The last page presents a QR code to access the digital version of the booklet. The results obtained in the educational booklet can serve as a basis for the development of similar materials in other areas of child and youth health. The dissemination and application of the booklet can be monitored to assess its impact on reducing cases of burns in children.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdePAN, Raquel08157687616http://lattes.cnpq.br/4180402298250700RESENDE, Isabella Luiz2024-07-23T13:37:01Z2024-02-202024-07-23T13:37:01Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-07-24T02:02:48Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-07-24T02:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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A população infantojuvenil é uma das mais acometidas pelas queimaduras. Isto pode estar relacionado à incapacidade desse público de reconhecer situações de perigo. As repercussões desse tipo de lesão vão além da dor física e das cicatrizes corporais, pois envolvem sofrimento psicológico e social, elevados custos no tratamento e na assistência. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma cartilha educativa para a prevenção de queimaduras na infância. Este é um estudo metodológico e descritivo, desenvolvido em duas etapas: a primeira se refere à revisão de literatura, elaboração e validação do conteúdo por um comitê de juízes com experiência na área; a segunda se refere ao desenvolvimento das ilustrações e da diagramação e à validação aparente pelo mesmo comitê de juízes. Na primeira etapa, foram incluídos 18 trabalhos e três cartilhas para elaboração do material, com os seguintes tópicos: o que são acidentes?; dados dos acidentes; possíveis causas; medidas de prevenção; primeiros cuidados; conferência do aprendizado; reforçando o aprendizado brincando; telefones úteis e referências. Foram utilizadas fontes bibliográficas nacionais e internacionais dos últimos cinco anos. A validação de conteúdo e de aparência ocorreu com seis juízes, através de uma escala tipo Likert: 66,7% eram do sexo feminino, idade média de 52,8 anos, 83,3% tinham doutorado, com mínimo de 12 anos de formação e dez anos de atuação na área. Na validação de conteúdo, todos responderam o formulário dentro do prazo solicitado na primeira rodada. Na segunda rodada e versão consensual, apenas dois responderam no prazo estipulado. O IVC mínimo e o CVC da versão consensual foram 0,95 e 0,99, respectivamente. O designer gráfico atendeu às recomendações para confecção da cartilha educativa em três meses e dois dias. O IVC mais baixo atingiu o valor de 0,95 e o CVC da versão consensual alcançou um valor de 0,99. A equipe de desenvolvimento (pesquisadoras e designer) realizou a construção das imagens e diagramação antes do material ser submetido à apreciação do comitê. As sugestões do comitê de juízes envolveram modificações de termos visando aprimorar a compreensão do público-alvo, aperfeiçoamento na redação do conteúdo, acréscimo de exemplos para elucidar os tópicos e adição de algumas imagens para abarcar a diversidade cultural. Esses processos são essenciais para garantir a eficácia da comunicação e a relevância do material educativo. As recomendações foram pertinentes para aprimorar o material educativo, sendo implementadas em sua quase totalidade, visando alcançar a versão final de mais alta qualidade. A cartilha apresentou um total de 32 páginas, com dimensão de 148x210 mm, fonte da letra para a capa foi Poetsen One e para o título e corpo do texto da cartilha foi Poetsen One e Acumin Variable Concept. A última página apresenta um QR code para acesso à versão digital da cartilha. Os resultados obtidos na cartilha educativa podem servir de base para o desenvolvimento de materiais semelhantes em outras áreas de saúde infanto-juvenil. A disseminação e aplicação da cartilha podem ser monitoradas para avaliar suas repercussões na redução de casos de queimaduras em crianças. |
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