Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling O livro, o filme e a lei: as adaptações cinematográficas nas aulas de língua portuguesaEstudos literários.Leitura literária.Adaptação cinematográfica.Formação de leitores.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPromover atividades que visem a formação de leitores, a cada etapa do ensino fundamental, oferecendo uma diversidade de textos e gêneros textuais, além de valorizar os aspectos cognitivos e sociais do aluno, é um dos papéis e, também, desafio da escola. Dentre as possibilidades de leitura, frente aos variados tipos textuais, a leitura literária permite que o aluno conheça o outro, mesmo que imaginário, e aumente a percepção de si mesmo através da ampliação da maneira de ver a realidade. Tal amplitude oferecida pela leitura possibilita que a criança, ou o jovem, adentre ao campo da estética, expanda a fronteira do conhecido e exceda os limites do seu entorno, indo e voltando de diversos mundos, sem sair do lugar. Esta concepção de leitura nos remete à fruição da obra de arte, na qual o sujeito ao se deparar com ela tem a possibilidade de encontrar prazer através do deslocamento do eu para a obra, e vice-versa. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), além de possibilitar ao aluno que ele se relacione de maneira ativa com outros conhecimentos curriculares, a educação pela arte permite que ele desenvolva sua imaginação, percepção e sensibilidade (BRASIL, 2001). Porém, a leitura literária e as artes têm sido deixadas em segundo plano em uma escola cada vez mais voltada para o mercado de trabalho e em uma sociedade em que imperam os meios de comunicação de massa. Para Zilberman (1991), os meios de comunicação de massa audiovisuais competem diretamente com o consumo dos livros. Segundo a autora, passou-se da predominância da cultura oral para a predominância do audiovisual, este mais instrumentalizado e popularizado rapidamente. Sancionada em 2014, a lei 13.006 estabelece a exibição de filmes nacionais, aliados ao projeto pedagógico, por duas horas nas escolas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 6º ano do Ensino Fundamental sugere ainda o estudo das obras literárias comparadas a outras formas e expressões artísticas para que os alunos possam estabelecer relações entre os produtos culturais contribuindo para a ampliação do sentido do que leram. Para além do rádio e da TV, compreendemos que o audiovisual, em especial o filme, constitui-se em uma fonte capaz de alcançar, devido a sua natureza, um maior número de pessoas. Assim, em vez de pensar o produto audiovisual como um inimigo da leitura, por que não aproveitar desta natureza para aproximar futuros leitores da obra literária? Através do plano de intervenção, nosso objetivo é desenvolver estratégias didáticas que valorizem o uso das adaptações cinematográficas de obras literárias nas aulas de Língua Portuguesa, aproximar e compreender as especificidades da linguagem literária e cinematográfica, e contribuir para a formação de novos leitores. A partir de pesquisa ação-colaborativa, aplicaremos nosso plano de intervenção em uma turma de 6º ano de uma escola municipal da zona rural de Uberaba – MG. Para compor nosso corpus escolhemos o livro O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, e duas adaptações cinematográficas da obra.Promoting activities aimed at training readers, at each stage of elementary education, providing a diversity of texts and textual genres, in addition to valuing the cognitive and social aspects of the student, is one of the roles and, also, a challenge of the school. Among the possibilities of reading, in face of the different textual types, literary reading allows the student to get to know the other, even if imaginary, and to increase the perception of himself/herself through expanding the way reality is seen. Such amplitude offered by reading allows the child, or the young person, to enter the field of aesthetics, expanding the mark of what is known and exceeding the limits of their surroundings, coming and going from different worlds, without leaving the place. This conception of reading leads us to the enjoyment of the work of art, in which the subject, when faced with it, has the possibility of finding pleasure through the displacement of the I to the work, and vice-versa. According to the National Curriculum Parameters (PCN), in addition to enabling students to actively relate to other curricular knowledge, education through art allows them to develop their imagination, perception and sensitivity (BRASIL, 2001). Literary reading and arts, however, have been left in the background in a school increasingly focused on the labor market and in a society in which the mass media prevail. According to Zilberman (1991), audiovisual mass media compete directly with the consumption of books. According to the author, there was a shift from the predominance of oral culture to the predominance of audiovisual, which was more instrumentalized and popularized quickly. Sanctioned in 2014, Law No. 13.006 establishes the exhibition of national films, together with the pedagogical project, for two hours in schools. The National Common Core (BNCC) for the 6th year of Elementary Education also suggests the study of literary works compared to other forms and artistic expressions, so that students can establish relationships between cultural products, contributing to the expansion of the meaning of what they read. In addition to radio and TV, we understand that audiovisual, especially film, is a source capable of reaching, due to its nature, a greater number of people. So, instead of thinking of the audiovisual product as an enemy of reading, why not to take advantage of this nature aiming to bring future readers closer to the literary work? Through the intervention plan, our goal is to develop didactic strategies valuing the use of cinematographic adaptations of literary works in Portuguese Language classes, approach and understand the specificities of literary and cinematographic language, and contributing to the training of new readers. Based on action-collaborative research, we will apply our intervention plan to a 6th grade class at a municipal school in the rural area of Uberaba - MG. To compose our corpus, we chose the book My Sweet Orange Tree, by José Mauro de Vasconcelos, and two cinematographic adaptations of the work.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalFREIRE, Deolinda de Jesus11677261897http://lattes.cnpq.br/3702107768835683FARIA, Maxwell Gregory de2022-06-01T18:51:14Z2020-04-232022-06-01T18:51:14Z2020-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T16:06:47Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:59.803118Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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