Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o discurso dos professores com formação em Educação Física que ministram disciplinas integrantes das propostas curriculares dos Cursos de Educação Física presenciais do Estado do Tocantins, sobre a relação entre os tipos de formação proposta: Licenciatura e bacharelado. A partir deste objetivo propomos uma reflexão sobre os caminhos percorridos pela Educação Física e sua relação com a ciência enquanto área de conhecimento, até chegarmos ao ponto central desta discussão, ou seja, a divisão das áreas de conhecimento científico. Participaram como sujeitos da pesquisa 14 professores dos cursos presenciais de graduação de Educação Física do Estado do Tocantins nos cursos de bacharelado e licenciatura, atuantes durante o primeiro semestre do ano de 2012 em suas respectivas instituições. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e as informações coletadas foram obtidas através das entrevistas na pesquisa de campo. Para a análise dos discursos recorreremos à técnica elaborada por Moreira; Simões & Porto (2005) designada: Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Percebemos que ainda falta clareza sobre os objetivos, competências e habilidades pertinentes a cada tipo de formação da Educação Física (licenciatura e bacharelado), ressaltando que essa divisão, ainda é motivo de dúvida para a maioria dos professores entrevistados que ministram aulas nas duas habilitações no Estado do Tocantins.
id UFTM_6a1e7d1d4dc5de3fba06d3a0f6306161
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/92
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação FísicaDegree and bachelor: the professional formation in the area of the Physical EducationEducação FísicaFormação profissionalLicenciaturaBachareladoGraduation in Physical EducationProfessional formationDegreeBachelorEducação FísicaO presente estudo tem como objetivo analisar o discurso dos professores com formação em Educação Física que ministram disciplinas integrantes das propostas curriculares dos Cursos de Educação Física presenciais do Estado do Tocantins, sobre a relação entre os tipos de formação proposta: Licenciatura e bacharelado. A partir deste objetivo propomos uma reflexão sobre os caminhos percorridos pela Educação Física e sua relação com a ciência enquanto área de conhecimento, até chegarmos ao ponto central desta discussão, ou seja, a divisão das áreas de conhecimento científico. Participaram como sujeitos da pesquisa 14 professores dos cursos presenciais de graduação de Educação Física do Estado do Tocantins nos cursos de bacharelado e licenciatura, atuantes durante o primeiro semestre do ano de 2012 em suas respectivas instituições. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e as informações coletadas foram obtidas através das entrevistas na pesquisa de campo. Para a análise dos discursos recorreremos à técnica elaborada por Moreira; Simões & Porto (2005) designada: Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Percebemos que ainda falta clareza sobre os objetivos, competências e habilidades pertinentes a cada tipo de formação da Educação Física (licenciatura e bacharelado), ressaltando que essa divisão, ainda é motivo de dúvida para a maioria dos professores entrevistados que ministram aulas nas duas habilitações no Estado do Tocantins.The present study has as objective to analyze the speech of the professors with formation in Physical Education whom ministrated integrant discipline of the curricular proposals from the actual Courses of Physical Education of Tocantins State on the relation between the types of proposed formation: Degree and Bachelor. From this goals we consider a reflection on the ways covered for the Physical Education and its relation with science while knowledge area, until approaching at the central point of this quarrel, that is, the division of the areas of scientific knowledge. 14 professors of the actual Physical Education graduation courses of the Tocantins State of bachelor and degree had participated as citizens of the research, operating during the first semester of the year of 2012 in its respective institutions. One is about a study of qualitative nature and the collected information had been gotten through the interviews in the field research. For the analysis of the speeches we will appeal to the technique elaborated for Moreira; Simões & Porto (2005) assigned: Analysis of Content: Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning. We perceive lacks of clarity on the objectives, competence and abilities pertinent to each type of formation of the Physical Education (degree and bachelor), standing out that this division is still reason of doubt for the majority of the interviewed professors who teach lessons in the two qualifications in the State of Tocantins.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBRUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMOREIRA, Wagner WeyCPF:48504556891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho2015-11-27T18:52:46Z2013-07-262012-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Daniele Bueno Godinho. Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/92porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-02-17T22:21:22Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/92Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-02-17T22:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
Degree and bachelor: the professional formation in the area of the Physical Education
title Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
spellingShingle Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho
Educação Física
Formação profissional
Licenciatura
Bacharelado
Graduation in Physical Education
Professional formation
Degree
Bachelor
Educação Física
title_short Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
title_full Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
title_fullStr Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
title_full_unstemmed Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
title_sort Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física
author RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho
author_facet RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Wagner Wey
CPF:48504556891
http://lattes.cnpq.br/5798244047692726
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação profissional
Licenciatura
Bacharelado
Graduation in Physical Education
Professional formation
Degree
Bachelor
Educação Física
topic Educação Física
Formação profissional
Licenciatura
Bacharelado
Graduation in Physical Education
Professional formation
Degree
Bachelor
Educação Física
description O presente estudo tem como objetivo analisar o discurso dos professores com formação em Educação Física que ministram disciplinas integrantes das propostas curriculares dos Cursos de Educação Física presenciais do Estado do Tocantins, sobre a relação entre os tipos de formação proposta: Licenciatura e bacharelado. A partir deste objetivo propomos uma reflexão sobre os caminhos percorridos pela Educação Física e sua relação com a ciência enquanto área de conhecimento, até chegarmos ao ponto central desta discussão, ou seja, a divisão das áreas de conhecimento científico. Participaram como sujeitos da pesquisa 14 professores dos cursos presenciais de graduação de Educação Física do Estado do Tocantins nos cursos de bacharelado e licenciatura, atuantes durante o primeiro semestre do ano de 2012 em suas respectivas instituições. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e as informações coletadas foram obtidas através das entrevistas na pesquisa de campo. Para a análise dos discursos recorreremos à técnica elaborada por Moreira; Simões & Porto (2005) designada: Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Percebemos que ainda falta clareza sobre os objetivos, competências e habilidades pertinentes a cada tipo de formação da Educação Física (licenciatura e bacharelado), ressaltando que essa divisão, ainda é motivo de dúvida para a maioria dos professores entrevistados que ministram aulas nas duas habilitações no Estado do Tocantins.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-17
2013-07-26
2015-11-27T18:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho. Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
identifier_str_mv RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho. Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
BR
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
BR
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221128875278336