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Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Educação e Psicologia: representações sociais de professores na rede públicaEducação.Psicologia.Representações sociais.Education.Psychology.Social representations.EducaçãoPsicologia SocialA dissertação registra os resultados de investigação sobre as Representações Sociais encontradas entre os professores efetivos na rede pública, a respeito das relações entre Educação e Psicologia no contexto escolar. A iniciativa toma por base a tramitação do projeto de lei que determina a inserção de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação em todo o país (PLC 3688/2000). Caracterizou-se como pesquisa básica e exploratória, com o intuito de colaborar no debate sobre a presença do psicólogo nas unidades escolares. A realização do estudo foi pautada em duas etapas fundamentais: análise descritiva de dados quantitativos (questionários), que ilustram o perfil dos docentes na rede pública do município de Uberaba-MG; e identificação das Representações Sociais, registradas por meio de discursos gravados em entrevistas. Procuramos respostas para dois problemas essenciais: qual o perfil dos docentes na educação básica do município e qual a visão desses professores a respeito de Educação e Psicologia. Subsidiando os processos, realizamos levantamento sobre produção científica recente, apresentamos as contribuições das pesquisas sobre profissionalização docente e registramos observações assistemáticas nas visitas às escolas. Na pesquisa procuramos compreender o que pensam os professores da educação básica sobre o papel da Psicologia Escolar e Educacional, também dos psicólogos, na rotina escolar. Utilizamos a teoria das Representações Sociais para orientar a abordagem, assim como a interpretação do material foi desenvolvida por meio dos recursos da análise de conteúdo e da triangulação de dados. Nos resultados, a análise temática permitiu encontrarmos categorias e representações próximas àquelas levantadas por investigações recentes realizadas no país, inclusive, forneceu indícios para conhecermos melhor quem são e o que pensam esses sujeitos.This dissertation reports the results of a research on Social Representations obtained among effective teachers in public school, about the relationship between education and psychology in the school context. The initiative was based on the circulation of the bill determining the inclusion of psychologists and social workers in public education across the country (PLC 3688/2000). It was characterized as basic and exploratory research in order to collaborate in the debate on the psychologist's presence at schools. The conduction of the study was based on two key steps: descriptive analysis of quantitative data (questionnaires), illustrating the profile of teachers in public schools in the city of Uberaba-MG, and identification of the Social Representations obtained through the speeches recorded in interviews. We sought answers to two key questions: what is the profile of basic education teachers in the city and what vision these teachers have about Education and Psychology. To support these processes, we conducted a survey on recent scientific literature, we presented the contributions of research on teacher professionalization and recorded unsystematic observations in visits to schools. In the research we tried to understand what teachers of basic education think about the role of School and Educational Psychology, and also that of psychologists, in school routine. We employed Social Representations theory to guide the approach, and the interpretation of the material was based on the resources of content analysis and data triangulation. As to the results, the thematic analysis enabled we could find categories and representations similar to those raised by recent researches performed in the country, and also provided evidence to a better knowledge of who these subjects are and what do they think.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri45962022653http://lattes.cnpq.br/5662197248196394PAULA, Erico Lopes Pinheiro de2020-02-17T18:17:31Z2015-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPAULA, Erico Lopes Pinheiro de. Educação e Psicologia: representações sociais de professores na rede pública. 2015. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/967porADLER, A. Conocimiento del hombre. Buenos Aires: Espasa – Calpe Argentina, S.A. 1947. ALMEIDA S. F. C. MARINHO-ARAÚJO, C. M.; Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas, SP: Alínea, 2005. ALVES, T.; PINTO, J. M. R. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte dos dados do Censo Escolar e da PNAD. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, 2011. p. 1-10. ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999. 2ª Ed. ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. In: Aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, out./dez. 2007. p. 579-594. ALVES-MAZZOTTI, A. J. 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