O papel da entoação no desenvolvimento da modalidade oral da língua portuguesa no ensino fundamental II

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Autor(a) principal: SOUZA, Alexandra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/902
Resumo: Esta dissertação tem como foco discutir o papel da entoação no desenvolvimento da modalidade oral da Língua Portuguesa, em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do município de São Gotardo no estado de Minas Gerais. O enfoque deste estudo também se direciona para a apresentação de uma proposta de intervenção, cujo foco propicie reflexão e ensino da entoação em sala de aula. Com base na análise de uma unidade do livro didático Português Linguagens 7º ano, dos autores Cereja e Magalhães (2015), se faz a verificação de como esta obra aborda o ensino da oralidade, em especial, o aspecto prosódico da entoação. Este material didático analisado permitiu verificar que as atividades são expostas de forma superficial quanto à apresentação, terminologia e instrução de uso do elemento prosódico em estudo. Também se fez a aplicação de questionário aos professores de Língua Portuguesa da escola, cujo objetivo foi conhecer suas concepções acerca da modalidade oral. Os resultados indicaram certa confusão, por parte de alguns professores, entre a concepção de oralidade e a oralização de textos escritos. Dessa forma, com base no resultado da análise do livro, bem como das respostas identificadas pelo questionário com professores, foi elaborado um caderno dirigido ao professor, contendo atividades complementares, com o intuito de preencher lacunas encontradas na unidade analisada do livro didático, em relação ao aspecto que se direciona ao trabalho com a entoação. As atividades, que foram apresentadas aos docentes, tiveram como base as concepções teóricas expostas pelos linguistas: Cagliari (1992, 2007), Massini-Cagliari e Cagliari (2006) e Marcuschi (2005, 2007, 2010), tendo sido aplicadas para turma do 7º ano do Ensino Fundamental, resultando na constatação de que é relevante a aplicação de um trabalho mais sistemático relacionado com a entoação. Assim, a análise dos dados e o relato da aplicação desta proposta de intervenção, por meio da construção de um caderno de atividades complementares, propiciam ajuda para o ensino da entoação da Língua Portuguesa.
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spelling O papel da entoação no desenvolvimento da modalidade oral da língua portuguesa no ensino fundamental IIEnsino de língua portuguesa.Oralidade.Entoação.Atividades complementares.Orality.Intonation.Portuguese language teaching.Complementary activities.LetrasEsta dissertação tem como foco discutir o papel da entoação no desenvolvimento da modalidade oral da Língua Portuguesa, em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do município de São Gotardo no estado de Minas Gerais. O enfoque deste estudo também se direciona para a apresentação de uma proposta de intervenção, cujo foco propicie reflexão e ensino da entoação em sala de aula. Com base na análise de uma unidade do livro didático Português Linguagens 7º ano, dos autores Cereja e Magalhães (2015), se faz a verificação de como esta obra aborda o ensino da oralidade, em especial, o aspecto prosódico da entoação. Este material didático analisado permitiu verificar que as atividades são expostas de forma superficial quanto à apresentação, terminologia e instrução de uso do elemento prosódico em estudo. Também se fez a aplicação de questionário aos professores de Língua Portuguesa da escola, cujo objetivo foi conhecer suas concepções acerca da modalidade oral. Os resultados indicaram certa confusão, por parte de alguns professores, entre a concepção de oralidade e a oralização de textos escritos. Dessa forma, com base no resultado da análise do livro, bem como das respostas identificadas pelo questionário com professores, foi elaborado um caderno dirigido ao professor, contendo atividades complementares, com o intuito de preencher lacunas encontradas na unidade analisada do livro didático, em relação ao aspecto que se direciona ao trabalho com a entoação. As atividades, que foram apresentadas aos docentes, tiveram como base as concepções teóricas expostas pelos linguistas: Cagliari (1992, 2007), Massini-Cagliari e Cagliari (2006) e Marcuschi (2005, 2007, 2010), tendo sido aplicadas para turma do 7º ano do Ensino Fundamental, resultando na constatação de que é relevante a aplicação de um trabalho mais sistemático relacionado com a entoação. Assim, a análise dos dados e o relato da aplicação desta proposta de intervenção, por meio da construção de um caderno de atividades complementares, propiciam ajuda para o ensino da entoação da Língua Portuguesa.This dissertation aims to discuss the role of intonation in the development of the oral modality of the Portuguese in 7th grade students of a Public School in the municipality of São Gotardo in the State of Minas Gerais. The focus of this study is also directed to the presentation of a proposal of intervention, whose focus allows reflection and teaching of intonation in the classroom. Based on the analysis of a unit of the textbook Português Linguagens 7º ano [Portuguese Language 7th Year] by the authors Cereja and Magalhães (2015), it is verified how this work approaches the teaching of orality, especially, the prosodic aspect of intonation. This didactic material allowed verifying that the activities are exposed in a superficial way regarding the presentation, terminology and instruction of use of the prosodic element under study. A questionnaire was also applied to the Portuguese language teachers of the school, whose objective was to know their conceptions about the oral modality. The results indicated a certain confusion, on the part of some teachers, between the conception of orality and oralization of written texts. Thus, based on the result of the analysis of the book, as well as the answers identified by the questionnaire with teachers, a notebook was prepared for the teacher, containing complementary activities, in order to fill gaps found in the analyzed unit of the textbook, in relation to the aspect that is directed to the work with the intonation. The activities, which were presented to the teachers, were based on the theoretical concepts presented by the linguists: Cagliari (1992, 2007), Massini-Cagliari and Cagliari (2006) and Marcuschi (2005, 2007, 2010), being applied to the 7th year of Elementary School, resulting in the realization that the application of more systematic work related to intonation is relevant. Thus, the analysis of the data and the report of the application of this proposal of intervention, through the construction of a notebook of complementary activities, provide aid for the teaching of the Portuguese Language intonation.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalCÓRDULA, Maíra Sueco Maegava26025675821http://lattes.cnpq.br/1557592425715282SOUZA, Alexandra de2019-11-12T20:28:16Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Alexandra de. O papel da entoação no desenvolvimento da modalidade oral da língua portuguesa no ensino fundamental II. 2019. 120f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/902porBELINTANE, Claudemir. Linguagem oral na escᴏla em tempo de redes. Educação e Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 53-65, 2000. BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escᴏlar: Rediscutindo o lugar das práticas e dᴏs gênerᴏs orais na escᴏla. Capítulo 6. Cᴏleção Explᴏrando o Ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, v. 19. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O prᴏfessor pesquisadᴏr: intrᴏdução à pesquisa qualitatiᴠa. São Paulo: Parábᴏla, 2008. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetrᴏs Curriculares Naciᴏnais: terceiro e quarto ciclᴏs do ensino fundamental: Língua pᴏrtuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. PNLD Língua Pᴏrtuguesa. Guia digital. 2017. Dispᴏnível em: www.fnde.gᴏv.br/pnld-2017. Acesso em: 6 jun. 2017. CAGLIARI, Luiz Carlᴏs. 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Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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