Em cena: a experiência de criação em audiovisual na rearticulação do ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSUNÇÃO JÚNIOR, Mário Luiz Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/959
Resumo: O presente trabalho integra a linha de pesquisa “formação de professores e cultura digital” e tem como objetivo geral analisar o sentido da experiência de criação audiovisual quando associada aos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo no ensino de História. Investiga a produção audiovisual como espaço da construção coletiva do conhecimento, a relevância da criação de curtas-metragens na memória dos que os criam e a potencialidade da produção audiovisual para a compreensão e propagação do ensino de História. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados com a realização de entrevistas e de um grupo focal com alunos e professores envolvidos na produção de dois curtas-metragens em uma escola de Minas Gerais, nos anos de 2009 e 2010. O referencial usado foi Larrosa (2002) na relação entre experiência e construção de sentido, Bosi (1994) na ligação memória e conhecimento, Charlot (2002) na problematização da educação enquanto mercadoria e seu valor na construção da identidade, Morin (1983) nos conceitos de projeção-identificação e memória afetiva, Fantin (2006) e Prata Linhares (2012;2013) no potencial de aprendizagem relacionado à criação artística, assim como Tardif (2012) e Gatti (2010;2012) na análise da educação brasileira e da formação de professores. Outros autores complementam esse estudo como Lévy (2003), Nóvoa (1992;1995), Saviani (2009), Fernandez Cruz (2006), Ferreira (2000), Alves (2002), dentre outros. As análises sugerem que a produção de curtas-metragens por professores e alunos do ensino básico representou um espaço de desenvolvimento da coletividade, integrando os sujeitos em diferentes processos de criação, assim como significou também uma experiência de compreensão e propagação do conhecimento em História, uma vez que os sujeitos apresentaram lembranças vivas sobre as temáticas históricas abordadas. Os resultados apontam que a produção de curtas-metragens na escola representa uma estratégia possível para repensar o processo de ensino-aprendizagem e uma experiência de relevância na memória dos envolvidos na criação audiovisual.
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spelling Em cena: a experiência de criação em audiovisual na rearticulação do ensino de históriaCriação audiovisual.Experiência.Curtas-metragens.Formação de professores.Ensino de história.Audiovisual creation.Experience.Short films.Teacher education.History teaching.EducaçãoO presente trabalho integra a linha de pesquisa “formação de professores e cultura digital” e tem como objetivo geral analisar o sentido da experiência de criação audiovisual quando associada aos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo no ensino de História. Investiga a produção audiovisual como espaço da construção coletiva do conhecimento, a relevância da criação de curtas-metragens na memória dos que os criam e a potencialidade da produção audiovisual para a compreensão e propagação do ensino de História. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados com a realização de entrevistas e de um grupo focal com alunos e professores envolvidos na produção de dois curtas-metragens em uma escola de Minas Gerais, nos anos de 2009 e 2010. O referencial usado foi Larrosa (2002) na relação entre experiência e construção de sentido, Bosi (1994) na ligação memória e conhecimento, Charlot (2002) na problematização da educação enquanto mercadoria e seu valor na construção da identidade, Morin (1983) nos conceitos de projeção-identificação e memória afetiva, Fantin (2006) e Prata Linhares (2012;2013) no potencial de aprendizagem relacionado à criação artística, assim como Tardif (2012) e Gatti (2010;2012) na análise da educação brasileira e da formação de professores. Outros autores complementam esse estudo como Lévy (2003), Nóvoa (1992;1995), Saviani (2009), Fernandez Cruz (2006), Ferreira (2000), Alves (2002), dentre outros. As análises sugerem que a produção de curtas-metragens por professores e alunos do ensino básico representou um espaço de desenvolvimento da coletividade, integrando os sujeitos em diferentes processos de criação, assim como significou também uma experiência de compreensão e propagação do conhecimento em História, uma vez que os sujeitos apresentaram lembranças vivas sobre as temáticas históricas abordadas. Os resultados apontam que a produção de curtas-metragens na escola representa uma estratégia possível para repensar o processo de ensino-aprendizagem e uma experiência de relevância na memória dos envolvidos na criação audiovisual.This paper integrates the research line "teacher education and digital culture" and its main objective is to analyze the meaning of audiovisual creation experience when associated with the teaching-learning processes, especially in the teaching of History. It also investigates audiovisual production as a space of the collective construction of knowledge, the relevance of creating short films in the memory of those who create them and the potential of audiovisual production for understanding and spread the teaching of History. The research approach is qualitative and the data were collected from interviews and a focus group with students and teachers involved in the production of two short films in a school of Minas Gerais, in 2009 and 2010. The theoretical framework were Larrosa (2002) on the relationship between experience and construction of meaning, Bosi (1994) in memory and knowledge connection, Charlot (2002) on the problematics of education as a commodity and its value in the construction of identity, Morin (1983) in the concepts of projection-identification and affective memory, Fantin (2006) and Prata Linhares (2012; 2013) in the potential of learning related to artistic creation, as well as Tardif (2012) and Gatti (2010; 2012) in analyzing the Brazilian education and teacher education. Other authors complement this study as Lévy (2003), Novoa (1992; 1995), Saviani (2009), Fernandez Cruz (2006), Ferreira (2000), Alves (2002), among others. The analyses suggest that the production of short films by elementary school teachers and students represented a space of collective development, integrating the individuals in different creative processes. It also meant an experience of understanding and spread of History knowledge, since the individuals had vivid memories about the historical themes exposed in the films. The results show that the production of short films in school is a possible strategy to rethink the process of teaching and learning and an experience of relevance in the memory of those involved in audiovisual creation.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090ASSUNÇÃO JÚNIOR, Mário Luiz Costa2020-02-11T20:22:52Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfASSUNÇÃO JÚNIOR, Mário Luiz Costa. Em cena: a experiência de criação em audiovisual na rearticulação do ensino de história. 2016. 134f. 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