Hip-Hop e liberdade de expressão: uma análise fundamentada na educação para a mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARRAPATOSO, Gabriel de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1249
Resumo: No palco de disputas simbólicas da mídia, o Hip -Hop é um movimento que ten ta se legitimar artisticamente . Por ter surgido das periferias e da população negra em diáspora ainda é retratado com preconceito, inclusive na escola. Uma forma de acatar as representações do m ovimento, em atividades tipicamente escolares , é promover um estudo crítico de temas que compõem o Hip-Hop, o que pode ser feito com o aporte teórico da mídia - educação. É neste contexto que propomos a presente pesquisa, que investiga de que modo artistas d o Hip-Hop compreendem o conceito de liberdade de expressão, com o objetivo de criar um espaço em que haja a promoção do conhecimento sobre a liberdade de expressão. Para tanto, fizemos uma reunião on -line, no formato de “Live”, transmitida pelo Youtube e aberta ao público . A “Live” contou com a participação de 5 artistas do movimento Hip-Hop de Uberaba/MG. No evento, os membros do movimento foram abordados sobre alguns temas pertinentes a liberdade de expressão e ainda sobre a relação do movimento com as mídias. Os depoimentos foram posteriormente transcritos, analisados e categorizados a partir dos temas abordados . Os resultados sugerem que, apesar de toda a carga crítica do Hip -Hop, os embates a respeito da liberdade de expressão tendem a ser compreendidos de uma perspectiva individual e subjetiva, sem a mobilização de referências vindas, por exemplo, da legislação e dos direitos humanos, fundamentais para se compreender e exercer a liberdade de expressão. Assim, os resultados trazem à tona a demanda por um diálogo produtivo entre o Hip -hop e a Mídia -educação.
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