Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_9b66c77c7d81dd89d8b4247e9f77bb57
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/453
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Arte contemporânea, mídia-educação e museus: remixando uma proposta pedagógica para o ensino médioArte-Educação.Mídia-educação.Museus na web.Arte contemporânea.Ensino Médio.Arts education.Media education.Website museums.Contemporany arts.Secondary School.EducaçãoEsta pesquisa visa à criação de um recurso educacional digital direcionado para o Ensino Médio, objetivando a interação entre ensino de arte contemporânea, mídia-educação e museus na web. Pretende responder à pergunta: como integrar os acervos de arte contemporânea, dispostos nos museus internacionais e nacionais, na modalidade virtual, com as demandas curriculares nacionais do Ensino Médio, em uma proposta contextualizada, que integre Mídiaeducação e da Arte/educação? Especificamente investiga a contribuição das abordagens pedagógicas próprias da Mídia-educação para a área da Arte/educação, com possibilidades de interconexão entre ensino de arte e Mídia-educação, a partir de atividades que relacionem os processos criativos e de produção do artista com a apreciação do público, em um contexto de decodificação e experimentação com a informação estética da arte contemporânea, disponível nos sites de museus. Como aporte teórico, as propostas pedagógicas de Dewey (1934, 1979), Eisner (1978, 2008) e Bruner (2000) com suas concepções e recomendações para o campo da Educação e do ensino de artes são apropriadas. Além de serem recobrados os fundamentos da Teoria da Resposta do leitor (FISH, 1980) que relacionada à proposta de letramento social (STREET, 2014), traz à tona o letramento em mídia. São, também, caracterizados os aspectos metodológicos sobre o ensino de arte (BARBOSA, 1995, 2003, 2010, 2011, 2015) e de mídias, observadas também nos documentos educacionais nacionais (PCN’s-EM /2000; PCN’s+EM /2002; OC’s-EM /2006). Como procedimento metodológico a pesquisa é de natureza aplicada, pois pretende gerar um produto final. É qualitativa, tem caráter exploratório e procedimentos técnicos bibliográficos e iconológicos. Para cumprir os objetivos e a construção do produto final, a pesquisa foi baseada nas concepções metodológicas do projeto de produtos, utilizada mais frequentemente na área do design. A opção por esse tipo metodológico é a de promover o auxílio para a criação e interpretação da produção que gerará o recurso educacional (produto final), uma vez que esse será o centro da investigação. Ao concluir a pesquisa, percebe-se a construção de um percurso pedagógico apoiado em tecnologias digitais gratuitas, que auxilia o ensino da arte contemporânea no Ensino Médio, enfocando a crítica como construtora de conhecimento e os meios de comunicação como educadores informais na sociedade.This research aimed at the creation of a digital educational resource targeted to the Secondary School, by building interactions between the teaching of contemporary art, media-education and museums on the web. It answers the fundamental question: how to integrate the collections of contemporary art - arranged in international and national virtual museums - with the national curricular demands of the Secondary School, in a coherent and contextualized proposal that integrates the methodologies of the media education and art education? The specific goals were to investigate the contribution of media education pedagogical approaches to the arts education field; to test possibilities of interconnection between arts teaching and media education, from activities that relate the creativity and production processes of the artist with the public appreciation, in a context of coding/decoding and experimentation with the aesthetic information of contemporary arts. The theoretical background is based on Dewey (1934, 1979); Eisner (1978, 2008) and Bruner (2000), and their conceptions and recommendations for the field of Education em general and the teaching of the arts in particular. Also, we recovered the foundations of the Reader's Response Theory (FISH, 1980) related to the so-called social literacy (STREET, 2014), brings up the media literacy applied to arts. For this research were also analyzed studies referring to the methodologies of teaching art developed in Brazil (BARBOSA, 1995, 2003, 2010, 2011, 2015) and media, also observed in the national educational documents (PCN’s-EM /2000; PCN’s+EM /2002; OC’s-EM /2006). As a methodological procedure, it is an applied and qualitative research with exploratory character, bibliographical and iconological proceedings. The production was based on the methodological conceptions of the design of products, to create and assess a production process that will generate the final product. At the conclusion of the research, a digital educational resource was built based on free technologies, which will support the study of contemporary arts in Secondary School, focusing on criticism of a knowledge builder and the media as an informal educator in society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSIQUEIRA, Alexandra Bujokas de17402642828http://lattes.cnpq.br/9128093573466760SOARES, Lizandra Calife2017-12-01T15:07:26Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOARES, Lizandra Calife. Arte contemporânea, mídia-educação e museus: remixando uma proposta pedagógica para o ensino médio. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/453porALMEIDA, A. M. Desafios da relação museu-escola. Comunicação & Educação, n. 10, p. 50-56, setembro/dezembro 1997. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/viewFile/36322/39042>. Acesso em: 20 maio 2016. ANIMOTO. Aplicativo para editar e criar vídeos. Disponível em: < https://animoto.com/>. Acesso em: dez. 2016. ARGAN, G. C. Arte Moderna. 9 ed. São Paulo: Companhia das letras, 1992. ASCOTT, R. The museum of the third kind. Intercommunication, n. 15, 1996. Dísponível em:< http://www.ntticc.or.jp/pub/ic_mag/ic015/ascott/ascott_e.html>. Acesso em: 7 jun. 2016. BARBOSA, A.M. A cultura visual antes da cultura visual. Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 293-301, setembro/dezembro 2011. Disponível em: < http://www.revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9288>. Acesso em: 6 jun. 2016. BARBOSA, A.M. Arte/Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Digital Art&, São Paulo, ano I, n. 0, outubro 2003. Disponível em: < http://www.revista.art.br/sitenumero-00/anamae.htm> Acesso em: 3 jun. 2016. BARBOSA, A. M. Arte-Educação pós-colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação e Educação. São Paulo, n. 2, p. 59-64, janeiro/abril 1995. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36136>. Acesso em: 14 abr. 2016. BARBOSA, A. M. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, A.M. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 98-112. BARBOSA, A. M. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez Editora, 2003. BARBOSA, A.M. John Dewey e o ensino de Arte no Brasil. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2015a. BARBOSA, A. M. Mediação cultura é social. In: BARBOSA, A.M; COUTINHO, R. G. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p. 13- 22. BARBOSA, A.M. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015b. BARBOSA, A. M. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, A.M. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 143-152. BARBOSA, A.M. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Com Arte, 1998. BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. Ensino de arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. São Paulo: UNESP-REDFOR, 2011. Apostila elaborada para o curso de Especialização em Magistério da SEESP-Ensino Fundamental II e Ensino Médio, módulo 01, disciplina 02. Disponível em: <http:www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf >. Acesso em: 15 abr. 2016 BARBOSA, T. J. V. Metodologia projectual, um método para atingir a criatividade. 2013. 86 f. Relatório de estágio (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) – Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, 2013. Disponível em:< http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/15853/1/Metodologia%20projectual,%20um%20 m%C3%A9todo%20para%20atingir%20a%20criatividade..pdf>. Acesso em: 4 jun. 2016. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BELLIDO GANT, M. L. Artes, museos y nuevas tecnologías. Gijón: Trea, 2001. BELTRÁN MIR, C. L. Educação como mediação em centros de arte contemporânea. In: BARBOSA, A.M; COUTINHO, R. G. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p. 85-102. BEMVENUTI, A. Museus e educação em museus - histórias, metodologias e projetos, com análises de caso: Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul. 2004. 380 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2004. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49164/000835365.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 jun. 2016 BÉRVOT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, setembro/dezembro 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf >. Acesso em: 15 abr. 2015. BEZERRA de MELLO, W. Proposta de um método aberto de projeto de produto – três alternativas de criação. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo (USP), 2011. Disponível em:< http:www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../Dissertacao_Willyams_Bezerra_de_Mello.pdf >. Acesso em: 18 jun. 2016. BIASOLI, C. L. A. A formação do professor de Arte: do ensaio...à encenação. Campinas: Papirus, 1999. BONSIEPE, G.; KELLNER, P.; POESSNECKER, H. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: Cnpq/Coordenação editorial, 1984. Disponível em: < http://www.biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/livros/metodologia_experimental.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2016. BOONE, S. O museu e o ensino da história da arte a partir das tecnologias contemporâneas. In: Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul - ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL. Caxias do Sul: Anped, 2012. p. 1-13. Disponível em:< http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/464/982>. Acesso em: 7 jun. 2016. BRANDÃO, J. M. Acção cultural e educação em museus. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa, v. 5, n. 5, p. 58-66, 1996. Disponível em:< http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/252>. Acesso em: 15 ago. 2015. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 24 ago. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, v. 1, 239p., 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 394p., 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias- 112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211 >. Acesso em: 24 ago. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEMTEC, v. 2, 244p., 2002. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 jan. 2012. Seção 1, p. 20. Disponível em: <http://www.pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/resolucao_ceb_002_30012012.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015. BRUNER, J. Cultura da Educação. Tradução de A. Queirós. Lisboa: Edições 70, 2000. BUCKINGHAM, D. Cultura digital, Educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, setembro/dezembro 2010. Disponível em:< http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077 >. Acesso em: 20 maio 2015. BUCKINGHAM, D. Media education – literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press: 2003. CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. Tradução de R. Janowitzer. São Paulo: Martins, 2005. CHUTES. David Elliott. [S.l.]: 2007. Óleo sobre tela e colagem (233,5 x 420,8 x 5,2 cm). Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Montréal (MACM). COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1995. CONFERÊNCIA TELLERRAND. Düsseldorf, Alemanha: 2013. Disponível em:< https://vimeo.com/channels/beyondtellerrand/67476280>. Acesso em: 7 jul. 2016. CREDIDIO, D. de C. Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2007. Disponível em:< http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/3415/arquivo4382_1.pdf?sequence=1& isAllowed=y >. Acesso em: 5 jun. 2016. DARRAS, B. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação cultural. In: BARBOSA, A.M; COUTINHO, R. G. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p. 23-52. DESSAUCY, J. Mass media education or education for communication. International Commission for the Study of Communication Problems – paper number 72. Paris: UNESCO, 1978. DEWEY, J. Arte como expriência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de A. P. de Carvalho. 3 ed e rev.. São Paulo: Nacional, 1979. Disponível em: < http://docslide.com.br/documents/experiencia-e-educacaodewey.html> Acesso em: 15 abr. 2016. DRINKING song. Donna Conlon; Jonathan Harker. [S.l.]: 2011. Vídeo digital (1:58 min), cor e som. Coleção do Museu Guggenheim. EFLAND, A. Imaginação na cognição: o propósito da Arte. In: BARBOSA, A.M. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 318-345. EISNER, E. W. A mente empobrecida. Tradução M. A. R. de L. Grande. Educational Leadership, v. 35, ano 8, p. 615- 623, maio 1978. Disponível em: < http://www.ascd.org/ASCD/pdf/journals/ed_lead/el_197805_eisner.pdf> Acesso em: 06 jun. 2016 EISNER, E. W. O que pode a educação aprender das Artes sobre a prática da Educação. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.5-17, jul./dez. 2008. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/eisner.pdf> Acesso em: 15 abr. 2016. ENCICLOPÉDIA Britannica. Artigo de Geoffrey Lewis, 1996. Disponível em: <http://global.britannica.com/topic/history-of-museums-398827> Acesso em: jun. 2016. FACCA, C. A. O designer como pesquisador: relações entre design, pesquisa e metodologia. In: SILVA, J. (Org.). Design, Arte e Tecnologia. 4 ed. São Paulo: Rosari/ Universidade Anhembi Morumbi/ PUC-Rio/ Unesp-Bauru, 2008, p. 1-23. FIGUEIREDO, J. F. D. A expressão simbólica do produto: um contributo conceptualanalítico para informar a prática do design do produto. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Design Industrial e Tecnológico) – Faculdade de Engenharia, Universidade da Beira Interior, Portugal, 2009. Disponível em:< http://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/1882>. Acesso em: 5 jun. 2016. FISH, S. Is there a text in this class? The authority of interpretive Communities. Cambridge: Harvard University Press, 1980. Disponível em: < http://www.english.unt.edu/~simpkins/Fish%20Acceptable.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2016. FREDERICK John Kiesler. Site do artista. Disponível em: <http://www.kiesler.org/>. Acesso em: maio. 2016. GERHARDT,T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: <http: www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf >. Acesso em: 20 abr. 2016. GOOGLE ART PROJECT. Desenvolvido pelo Google e diversos museus, usa a tecnologia Street View. Disponível em:< https://www.google.com/intl/ptBR/culturalinstitute/about/artproject/>. Acesso em: 5 maio 2016. GRALIK, T. P. Cultura visual: rumo à compreensão de outros universos no ensino de Artes. Nupeart. Santa Catarina, v. 8, p. 29-43, 2010. Disponível em: < http:www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/download/3069/2265 >. Acesso em: 8 jun. 2016. HALL, S.; WHANNEL, P. The popular arts. Londres: Hutchinson Educational, 1964. HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna: uma Pesquisa sobre as origens da Mudança Cultural. São Paulo: Loyola, 2001. HEIN, G. E. Learning in the museum. Londres: Routledge, 1998. Disponível em: <http://upir.ir/934/-Learning-in-the-Museum-Museum-Meanings-.pdf> Acesso em: nov. 2016. HEINICH, N. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Tradução de M. Hediger. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 04-02, p. 373-390, 2014. Disponível em: < http:www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/wpcontent/uploads/.../4-ano4-v04n02_nathalie-heinich.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016. HENRIQUES, L. O. A comunicação na escola e no museu. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa, v. 5, n. 5, p. 67-97, 1996. Disponível em:< http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/253 >. Acesso em: 15 ago. 2015. HOBBS, Renee. Exploring the roots of digital and media literacy through personal narrative. Filadélfia: Temple University Press, 2016. HORN, B. S. Reflexões sobre o uso de metodologias de projeto de produto no desenvolvimento de coleção de moda. Moda palavra/ E-periódico, v. 6, n. 2, 2013, p. 1-22. Disponível em:< http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3482>. Acesso em: 5 jun. 2016. HUHTAMO, E. On the Origins of the Virtual Museum. Nobel Symposium (NS 120). Estocolmo (Suécia), p. 1-14, maio 2002. Disponível em:< https://www.nobelprize.org/nobel_organizations/nobelfoundation/symposia/interdisciplinary/ ns120/lectures/huhtamo.pdf >. Acesso em: 5 jun. 2016. ICHIM. International Conference on Hypermedia & Interactivity in Museum. Disponível em :< http://www.archimuse.com/conferences/ichim.html>. Acesso em: 3 maio 2016. ICOM. Conselho Internacional de Museus. Disponível em:< http://www.icom.org.br/>. Acesso em: 5 maio 2016. ICOM. Mesa redonda sobre a importância e o desenvolvimento dos museus no mundo contemporâneo. Mesa-redonda de Santiago do Chile – ICOM, 1972. NASCIMENTO JÚINIOR, J. do; TRAMPE, A.; SANTOS, P. A. dos (Orgs.). Brasília: IBRAM/ MinC/ Programa Ibermuseos, v. 1, 235p., 2012. Disponível em:< http://www.ibermuseus.org/wpcontent/uploads/2014/09/Publicacion_Mesa_Redonda_VOL_I. pdf>. Acesso em: 17 jun. 2015. ICSID. International Council of Societies of Industrial Design. Disponível em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso em: maio 2016. JEFFREY Shaw. Site do artista. Disponível em: <http://jeffreyshawcompendium.com/>. Acesso em: jun. 2016. JULIÃO, L. Apontamentos sobre a história do museu. Cadernos Diretrizes Museológicas I. 2 ed. Brasília: Ministério da Cultura (MEC), p.17-30, 2006. Disponível em: <http://www.cultura.mg.gov.br/files/Caderno_Diretrizes_I%20Completo.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2015. KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da Educação. Educação & Sociedade. Campinas, v. 29, n. 104, p. 187-715, outubre 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0429104.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015. LÁSZLÓ Moholy-Nagy. Site do artista. Disponível em: <http://moholy-nagy.org/>. Acesso em: jun. 2016. LEGIBLE City. Jeffrey Shaw. [S. l.]: 1989. Instalação computadorizada. Vídeo. Disponível em: < http://www.jeffrey-shaw.net/html_main/show_work.php?record_id=83>. Acesso em: 15 maio 2016. LINKE, P. O processo criativo e suas interdependências. Cesumar, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 17, n. 2, p. 341-351, julho/dezembro 2012. Disponível em:< http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/1428/1736 >. Acesso em: 5 jul. 2016. LOUREIRO, M. L. de N. M. Webmuseus de arte: aparatos informacionais no ciberespaço. Ciência da Informação. Brasília, v. 33, n. 2, p. 97-105, maio/agosto 2004. Dísponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000200010>. Acesso em: 7 jun. 2016. LUSTED, D. (Org.) The Media Studies Book – A Guide for Teachers. Londres: Routledge, 1991. MAGALDI, M. B.; SCHEINER, T. C. Reflexões sobre o museu virtual. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Rio de Janeiro: XI ENANCIB, 2010, p.1-25. Dísponível em:< http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3596/2720>. Acesso em: 7 jun. 2016. MAGISTO. Aplicativo para editar e criar vídeos. Disponível em: < https://www.magisto.com/>. Acesso em: dez. 2016. MALRAUX, A. O museu imaginário. Lisboa: edições 70, 2015. MEDEIROS, D. P. Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção. 2012. 193 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em:<https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67832/000869692.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 5 jun. 2016. MELLO, R. S. de. Análise do processo decisório dos Métodos de Design: a base do processo criativo. 2009. 195 f. Dissertação (Mestrado em Design e Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em:< http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/18294 >. Acesso em: 5 jun. 2016. MONTEIRO, R.H. Cultura Visual: definições, escopo, debates. Domínios da Imagem, Londrina, ano I, n. 2, p. 129-134, maio 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/dominiosdaimagem/index.php/dominios/article/view/36>. Acesso em: 20 abr. 2016. MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. Lisboa: edições 70, 1981. MUSEU FRICK collection. Museu virtual. Disponível em: <http://frick.org >. Acesso em: jun. 2016. MUSEU GUGGENHEIM. Museu. New York: 1959. Disponível em:< https://www.guggenheim.org/ >. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU INHOTIM. Museu de Arte Contemporânea e possui coleção botânica. Brumadinho: 1980. Disponível em:< http://www.inhotim.org.br/>. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU MAC. Museu de Arte Contemporânea de Montréal. Montreal: 1965. Disponível em:< http://www.macm.org/ >. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU MCA. Museu de Arte Contemporânea da Austrália: Sydney: 1991. Disponível em:< http://www.mca.com.au/>. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU MNAC. Museu de Arte Contemporânea do Chiado. Lisboa: 1911. Disponível em:< http://www.museuartecontemporanea.pt/pt >. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU MoMA. Museu de Arte Moderna. New York: 1929. Disponível em:< https://www.moma.org/ >. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU MUVA. Museu virtual de Artes. El País: 1997/2007. Disponível em:< http://muva.elpais.com.uy/>. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU STEDILIJK. Museu. Amsterdã: 1938. Disponível em:< http://www.stedelijk.nl/ >. Acesso em: 5 maio 2016. MUSEU TATE. Museu. Londres: 1897. Disponível em:< http://www.tate.org.uk/visit/tatemodern >. Acesso em: 5 maio 2016. NEW York city. Lee Friedlander. Nova York: 2011. Impressão em prata de gelatina (46,7 x 31,1 cm). Coleção do Museu MoMA. NEW York city. Lee Friedlander. Nova York: 2011. Impressão em prata de gelatina (46,7 x 31,1 cm). Coleção do Museu MoMA. NEW York city. Lee Friedlander. Nova York: 2011. Impressão em prata de gelatina (46,7 x 31,1 cm). Coleção do Museu MoMA. OLIVEIRA, J. C. A. de. O museu na era do ciberespaço. Ciberlegenda. Niterói, n. 19, p. 1- 18, outubro 2007. Disponível em:< http://www.uff.br/ciberlegenda/artigojoseclaudiofinal.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2016. PANIZZA, J. M. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. 2004. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em:< http://corais.org/sites/default/files/metodo-criatividade_0.pdf>. Acesso em: 4 de maio 2016. PANOFSKY, E. Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: Significado nas Artes Visuais. Tradução de M. C. F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., p. 47-65, 1986. Disponível em: < https://www.academia.edu/4722881/PANOFSKY_Erwin_- _Iconografia_e_iconologia_uma_introdu%C3%A7%C3%A3o_ao_estudo_da_arte_da_renasc en%C3%A7a_in_Significado_nas_artes_visuais._S%C3%A3o_Paulo_Perspectiva_1976._p_ 47-87 >. Acesso em: 08 jun. 2016. PIACENTE, M. Surf’s up: Museums and the World Wide Web. Tesis de grado, University of Toronton, Master of Museum Studies Program, 1996.135 PIKTOCHART. Aplicativo para criar infográficos. Disponível em: < https://piktochart.com/>. Acesso em: dez. 2016. QCA – Qualifications and Curriculum Authority. Media Studies – A level performance descriptions. Londres, QCA, 2003. RIBEIRO, A. M. S.; LOURENÇO, C. M. Bauhaus: uma pedagogia para o design. Estudos em Design – Revista on-line. Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, 2012, p. 1-24. Disponível em:< https://www.eed.emnuvens.com.br/design/article/view/87 >. Acesso em: 5 jun. 2016. ROJO, R. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. ROSA, N. S. S.; SCALÉA, N. S. Arte-educação para professores: teorias e práticas na visitação escolar. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2006. DUTRA, R. L. S.; TAROUCO, L. M. R. Recursos Educacionais Abertos. RENOTE- Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-8, 2007. Disponível em: <http: www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/14171>. Acesso em: 20 abr. 2016. ROSSETO, R. A Estética da Recepção: o horizonte de expectativas para a formação do aluno espectador. In: Encontro do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada, 1., 2010, Curitiba. Anais do I Encontro do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2010. p. 1-11. Disponível em:< http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/extensao/1- EncontroGrupoPesquisaArteEducacaoFormacaoContinuada/10RobsonRosseto.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2016. SABBATINI, M. Reflexões sobre o museu virtual: a mediação educomunicativa do objeto, da informação e do visitante em um novo espaço de representação. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul: Intercom, 2010, p. 1-15. Dísponível em:< http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-2227-1.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2016. SANTA Monica. Lee Friedlander. Califórnia: 2011. Impressão em prata de gelatina (46,7 x 31,1 cm). Coleção do Museu MoMA. SANTANA, P. A mediação no museu e os resultados na sala de aula. In: BARBOSA, A.M; COUTINHO, R. G. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p. 261-268. SANTOS, M. L. dos. Arte-Educação e tecnologia no Ensino Médio: reflexões a partir da proposta triangular. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Arte) – Programa de Pósgraduação do Instituto de Artes, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2006. Disponível em: < http:www.repositorio.unb.br/handle/10482/5670>. Acesso em: 3 jun. 2016. SANTOS, P. L. V. A. da C.; LIMA, F. R. B. Museu e suas tipologias: o webmuseu em destaque. Inf. & Soc. João Pessoa, v.24, n.2, p. 57-68, maio/ago. 2014. Disponível em: <www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/download/16244/11491>. Acesso em: nov. 2016. SAVIANI, D. Escola e democracia. 32 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 1999. SCHWEIBENZ, W. The “Virtual Museum”: New Perspectives For Museums to Present Objects and Information Using the Internet as a Knowledge Base and Communication System. In: Knowledge management und Kommunikationssysteme. Workflow Management, Multimedia, Knowledge Transfer. Proceedings des Internationalen Symposiums für Informationswissenschaft (ISI ' 98). Praga p. 185-200, 1998. Disponível em:< http://www.informationswissenschaft.org/wp-content/uploads/isi/isi1998/14_isi-98-dvschweibenz-saarbruecken.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2016. SCHWEIBENZ, W. Virtual Museums: The Development of Virtual Museums. Focus/ICOM news, n. 3, 2004. Disponível em:< http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/ICOM_News/2004-3/ENG/p3_2004-3.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2016. SEMIOTICS of the kitchen: Martha Rosler. [S.L.]: 1975. Vídeo (6:33 min), p&b, som. Coleção da Electronic Arts Intermix (EAI), New York. Cópia na coleção Arte de Mídia e Performance do Museu de Arte Moderna (MoMA), New York. SHOW BOX. Aplicativo para editar e criar vídeos. Disponível em: < https://showbox.com/>. Acesso em: dez. 2016. SIQUEIRA, A. B. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Educação & Sociedade. Campinas, v. 29, n. 105, p. 1043-1066, setembro/dezembro 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a06.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015. SIQUEIRA, A. B. Mídia: quer estudar essa matéria? In: Salto para o Futuro – MídiaEducação e currículo escolar. Rio de Janeiro: TV Escola, ano XXIII, boletim 20, p. 4-18, outubro 2013. SIQUEIRA, A. B. et al. Mídia-Educação na formação de professores: uma experiência em blended-learning. Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 11. 2014, Florianópolis. Anais XI ESUD. Florianópolis: NUTE/UFSC, 2014, v. 1, p. 3386-3403. SIQUEIRA, A. B.; ANDRELO, R.; ALMEIDA, L. B. C. Mídia-educação no Ensino Médio: uma experiência com alunos e professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 125-136, 2012. SILVA; E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e Elaboração da dissertação. 4 ed. rev. e atual. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: < http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_disse rtacoes_4ed.pdf >. Acesso em: 20 abr. 2016. SILVA, I. C. R. L. da. O contributo da arte contemporânea no ensino do desenho artístico, através de métodos experimentais. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010. Disponível em: < http:www.repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2573/2/ULFBA_TES375.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2016. SKETCH PAD. Aplicativo para editar e criar fotografias. Disponível em: < https://sketch.io/sketchpad/>. Acesso em: dez. 2016. SOARES, L. C. Recurso educacional digital. Uberaba: 2017. Disponível em: <http//:artemidiaemuseus.wordpress.com/>. Acesso em: dez. 2016/jan. 2017. SPOONING couple. Ron Mueck. [S.l.]: 2005. Meios mistos (rodapés: 690 x 827 x 624 mm, 20 kg; exibida: 1165 x 1040 x 790 mm). Coleção do Museu TATE. STEPHANEGINIER. Aplicativo para editar e criar imagens tridimensionais. Disponível em: <http://stephaneginier.com/>. Acesso em: dez. 2016. STREET, B. V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de M. Bagno. São Paulo: Parábola, 2014. STREET, B. V. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, janeiro/abril 2013. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000100004 >. Acesso em: 14 abr. 2016. THISTLEWOOD, D. Arte contemporânea na Educação: construção, desconstrução, reconstrução, reações dos estudantes brasileiros e britânicos ao contemporâneo. In: BARBOSA, A.M. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 113-125. TINKER CAD. Aplicativo para editar e criar imagens tridimensionais. Disponível em: < https://www.tinkercad.com/>. Acesso em: dez. 2016. 3D SLASH. Aplicativo para editar e criar imagens tridimensionais. Disponível em: < https://www.3dslash.net/>. Acesso em: dez. 2016. UNESCO. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília / Uberaba: UNESCO/CEAD-UFTM, 2013. UNESCO. Declaração de Grunwal. Alemanha: UNESCO, 1982. Disponível em: <http://www.unesco.org/education/pdf/MEDIA_E.PDF>. Acesso em: jun. 2016. UNESCO. Media Education: A Kit for Teachers, Students, Parents and Professionals. Editado por D. Frau-Meigs. Paris: UNESCO, 2006, 185p. UNESCO. Organização das Nações Unidas. Disponível em:< http://en.unesco.org/>. Acesso em: 7 jul. 2016. URURAHY, H. P. Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo (USP), 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-25042014-112545/pt-br.php>. Acesso em: 5 jun. 2016. VIDEO museum. Coleções de arte moderna e contemporânea. Disponível em: <http://videomuseum.fr/>. Acesso em: jun. 2016. WALKING in tall grass, Lily 2. Jan Nelson. [S.l.]: 2012. Óleo e líquido sobre linho (73 x 54 cm). Coleção do Museu de Arte Contemporânea da Austrália (MCA). WEBER, A. V. P. y M. P. Modelo de ensino de métodos de design de produtos. 2010. 454 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-graduação em Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:< http://www.dbd.pucrio.br/pergamum/biblioteca/php/pbasbi2.php?codAcervo=194558&codBib=0&codMat=,&fla g=&desc=&titulo=Publica%E7%F5es%20OnLine&contador=0&tipo=bd&letra=M&cod=&texto=&posicao_atual=827&posicao_maxima= 1217>. Acesso em: 7 jun. 2016. WEVIDEO. Aplicativo para editar e criar vídeos. Disponível em: <https://wevideo.com/> Acesso em: dez. 2016. WORDPRESS. Aplicativo para criar sites. Disponível em: <http//:wordpress.com/>. Acesso em: dez. 2016.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-03-23T19:12:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:49.607705Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186151013023744