Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Representações sociais do ser professor dos estudantes do Curso de Licenciatura em MatemáticaRepresentações sociais.Licenciandos.Matemática.Ser Professor.Docência.Social Representation.Graduate.Math.Being a teacher.Teaching.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa estudou as Representações Sociais que os estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro estão construindo sobre o ser professor e integra a linha de pesquisa “Fundamentos e Práticas Educacionais” do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Rede de pesquisa sobre Profissão Docente (REPROD) e o projeto Ensino Superior e Escola Básica em Rede Colaborativa: a Formação de professores em pauta”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O objetivo central é compreender a representação que os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática estão construindo sobre o ser professor. Para isso, procurou-se entender um pouco a trajetória que os cursos de licenciatura traçaram no Brasil e observou-se a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici foi utilizada como aporte teórico-metodológico e a Teoria do Núcleo central, proposta por Jean-Claude Abric, foi utilizada como norte na construção e na análise dos dados. A construção dos dados se deu por meio de dois instrumentos, sendo eles um questionário “on-line”, feito pelo Google formulários (google forms), um TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras) e um grupo focal com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. O curso de Licenciatura em Matemática estudado possui 133 alunos matriculados em 2021/1; destes, 30, por meio do questionário, aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram analisados aos olhos da Teoria das Representações Sociais de Moscovici e da Análise de Conteúdo de Bardin. A presente pesquisa teve como objetivo central compreender a representação que os estudantes do curso de licenciatura em matemática que os estudantes estão construindo sobre o ser professor. Durante as análises foi possível perceber que a Representação dos licenciandos sobre o ser professor consiste ao mesmo tempo na ideia de professor como vocação e como profissional.The presente research studied the Social Representations that the students of a degree course in mathematics are builds about being a teacher and integrates the research line “Fundamentals and Educational Practices” of the Graduate Program in Education at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), the Research Network on the Teaching Profession (REPROD) and the project Higher Education and Basic School in Collaborative network: teacher training on the agenda”, funded by the Minas Gerais Research Foundation (FAPEMIG). The main objective is to understand the representation that students of the degree course in mathematics are building about being a teacher. For this we tried to understand the trajetory that the degree courses traced in Brazil and the degree in mathematics of the Universidade Federal do Triângulo Mineiro. The Theory of Social Representations was used as a theoretical-methodological contribution and the Central Core Theory proposed by Jean- Claude Abric was used as a guide in the construction and analysis of the data builded. The data was build throught two instruments, an online questionnaire made in google forms, a Free World Association Technique and a focus group with students of the mathematics degree course. The Degree course in mathematics has 133 students registered 2021/1, 30 accepted participate of the research. Data were analyzed using Moscovici’s Theory of Social Representations and Bardin’s Content Analysis. The main goal of this research was to understand the representation that students are building about “Being a Teacher” During the analyses, it was possible to notice that the Representation of the students about “Being a Teacher” consist at the same time in the idea of a teacher by vocation and a teacher as a professional.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOSTA, Valdina Gonçalves da61983810649http://lattes.cnpq.br/7394812434585566GEROLIN, Lucas da Nóbrega2023-06-26T15:37:11Z2023-08-282023-06-26T15:37:11Z2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-06-27T02:02:43Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:44.961593Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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