Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Desenvolvimento profissional e prática docente em Matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalProfessional development and teaching practice in Mathematics in the early years of Elementary SchoolDesenvolvimento profissional docente.Ensino de Matemática.Ensino fundamental.Teacher professional development.Mathematics teaching.Elementary school.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO presente trabalho, de caráter qualitativo, faz parte da linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma investigação sobre o desenvolvimento profissional das docentes que ministram a disciplina de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que orientou a pesquisa foi: “Quais são as principais contribuições do desenvolvimento profissional para a prática pedagógica das docentes que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?” Teve como objetivo analisar as contribuições do desenvolvimento profissional na organização e implementação da prática pedagógica de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso buscou se arcabouço teórico-metodológico na cartografia social à luz de Gilles Deleuze e Félix Guattari sob a ótica de Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Em relação à Alfabetização Matemática, buscou-se subsídios nos estudos de Edda Curi, Kátia Smole, Ocsana Danyluk, Adair Nacarato, Guilherme Saramago dentre outros e sobre o desenvolvimento profissional docente inspirou-se nos estudos de Bernadete Gatti, Antônio Nóvoa, Lee Shulman, Maurice Tardif, Francisco Imbernón e Carlos Marcelo. O desenvolvimento metodológico consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas de forma individual e dois Ateliês Colaborativos - encontros virtuais para troca de experiências - com as seis professoras regentes do 3º ano do Ensino Fundamental das duas escolas públicas participantes da pesquisa. Paralelo a estes encontros, que aconteceram em reuniões virtuais por meio do Google Meet, também analisou-se os planejamentos da disciplina de Matemática elaborados e executados pelas docentes nas turmas que lecionam. O presente trabalho configurou-se em um ensaio cartográfico, pois de acordo com as pistas da cartografia social o acompanhamento de processos e a intervenção na realidade investigada foi comprometida pela Pandemia de Covid 19 no ano de 2020. Assim, percebeu-se que o desenvolvimento profissional das docentes participantes da pesquisa acontece, predominantemente, de forma coletiva, embora haja momentos individuais enriquecedores. As conclusões inconclusas apontam que a docência é apreendida no cotidiano da sala de aula. Esta prática é subsidiada pela formação acadêmica inicial e em serviço com estudos paralelos realizados pelo profissional ao longo de sua carreira. Os currículos de formação inicial de professores necessitam ser reformulados para que a docência da Matemática nos Anos Iniciais seja melhor exercida. Os planejamentos das docentes investigadas estão de acordo com as legislações vigentes e sofreram alterações a fim de adequar-se ao ensino remoto. No ano de 2020 houve considerável desenvolvimento profissional das docentes investigadas devido à readequação promovida pelo distanciamento social.This qualitative work is part of the research line Fundamentals and Educational Practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro. This is an investigation into the professional development of teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School. The question that guided the research was: “What are the main contributions of professional development to the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School?” It aimed to analyze the contributions of professional development in the organization and implementation of the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School. For this, a theoretical methodological framework was sought in social cartography in the light of Gilles Deleuze and Félix Guattari from the perspective of Eduardo Passos, Virgínia Kastrup and Liliana da Escóssia. In relation to Mathematical Literacy, subsidies were sought in the studies of Edda Curi, Kátia Smole, Ocsana Danyluk, Adair Nacarato, Guilherme Saramago among others and on the professional development of teachers it was inspired by the studies of Bernadete Gatti, Antônio Nóvoa, Lee Shulman, Maurice Tardif, Francisco Imbernón and Carlos Marcelo. The methodological development consisted of individual semi-structured interviews and two Collaborative Ateliers - virtual meetings to exchange experiences - with the six regent teachers of the 3rd year of Elementary School from the two public schools participating in the research. Parallel to these meetings, which took place in virtual meetings through Google Meet, the plans of the Mathematics discipline prepared and carried out by the teachers in the classes they teach were also analyzed. The present work was configured in a cartographic essay, because according to the clues of social cartography, the monitoring of processes and the intervention in the investigated reality was compromised by the Covid 19 Pandemic in the year 2020. Thus, it was noticed that the professional development of the teachers participating in the research happens, predominantly, in a collective way, although there are individual enriching moments. The unfinished conclusions point out that teaching is apprehended in the daily life of the classroom. This practice is subsidized by initial academic training and in-service with parallel studies carried out by the professional throughout his career. The initial teacher training curricula need to be reformulated so that Mathematics teaching in the Initial Years is better exercised. The plans of the investigated teachers are in accordance with current legislation and have undergone changes in order to adapt to remote teaching. In 2020, there was considerable professional development of the investigated teachers due to the readjustment promoted by social distancing.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOSTA, Váldina Gonçalves da61983810649http://lattes.cnpq.br/7394812434585566BONIZARIO, Ana Paula de Souza2022-07-08T18:59:28Z2021-08-252022-07-08T18:59:28Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-11T14:38:07Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:28.345433Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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