Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Avaliação da autoestima, autoimagem e o nível de esperança em pacientes com neoplasia gastrointestinal, em tratamento quimioterápico: um estudo quase experimental.Evaluation of self-esteem, self-image and the level of hope in patients with gastrointestinal neoplasia, under chemotherapy treatment: a quasi-experimental study.Evaluación de la autoestima, la autoimagen y el nivel de esperanza en pacientes con cáncer gastrointestinal en tratamiento con quimioterapia: un estudio cuasi-experimental.Câncer colorretal.Quimioterapia.Autoestima.Imagem corporal.Esperança.Estudos de intervenção.Colorectal cancer.Chemotherapy.Self-esteem.Body image.Hope.Intervention studies.Cáncer colorrectal.Quimioterapia.Autoestima.Imagen corporal.Esperanza.Estudios de intervención.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMNos últimos anos o câncer tem se mostrado uma das principais causas de morbimortalidade no mundo, tornando-se cada vez mais frequente entre os povos. A quimioterapia é um dos tratamentos para o câncer e com ela podem surgir alguns sintomas. Dentre os sintomas a baixa autoestima, a autoimagem prejudicada e a falta de esperança de vida desde o diagnóstico do câncer, têm aparecido cada vez mais entre os pacientes, por isso a necessidade de uma pesquisa sobre o tema. Quando realizada a busca de artigos nas bases de dados correlacionando autoestima, autoimagem e nível de esperança de pacientes com câncer gastrointestinal em tratamento quimioterápico, a pesquisa revelou resultados insatisfatórios quando relacionados à educação em saúde oferecida. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção educativa sobre a autoestima, a autoimagem e o nível de esperança dos pacientes com neoplasia gastrointestinal em tratamento quimioterápico adjuvante antes e após a intervenção. Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 20 pacientes diagnosticados com neoplasia gastrointestinal desses três abandonaram o tratamento. Esta pesquisa ocorreu em uma Central de Quimioterapia de um Hospital no Estado de Minas Gerais. A população-alvo se constituiu de pacientes com neoplasia gastrointestinal em tratamento de quimioterapia neoadjuvante que estavam da primeira à quarta sessão de quimioterapia. Utilizaram-se como instrumentos, a Escala de Autoestima de Rosenberg, Escala de Imagem Corporal – Body Image Scale (BIS) e o Instrumento de Esperança de Herth. O primeiro contato com o paciente foi realizado antes da primeira sessão de quimioterapia antineoplásica. Para a atividade educativa foi utilizado um panfleto com a validação de aparência e de conteúdo que aborda as questões relativas aos possíveis sintomas que os pacientes em tratamento de quimioterapia poderão vivenciar. A atividade educativa ocorreu na segunda e terceira etapas da sessão de quimioterapia e teve a duração de aproximadamente 10 a 15 minutos. Para a fundamentação da intervenção utilizou-se a Terapia Cognitiva Comportamental. O intervalo entre as quatro etapas, ou seja, de uma sessão para a outra, foi de 28 a 32 dias. A compilação dos dados foi realizada no banco de dados do Microsoft Excel®. 8 A maioria (58,8%) eram mulheres com idade média de 60,12±12,07, casadas (64,7%) e da cor branca (70,6%). Quanto à religião a católica (47,1%) e espírita (41,2%) foram as mais citadas. A média de tempo de estudo em anos foi de 6,82±4,42 e a maioria (58,8%) possuía vínculo empregatício. Quanto ao diagnóstico de câncer, o local mais citado de foco primário foi o cólon (82,4%) e a maioria (64,7%) possuía metástase. A análise comparativa entre pré e pós-intervenção não demonstrou significância estatística entre pré e pós-intervenção relacionado aos níveis de autoestima. Já a análise comparativa referente à percepção da imagem corporal, houve uma significância estatística (p=0,016), sendo a média pré-intervenção de 5,8 pontos, e pós de 2,5 pontos. Assim os resultados demostram que houve uma melhora significativa na percepção de imagem corporal nos pacientes entrevistados. Ao considerar a esperança, também não houve significância estatística entre os resultados pré e pós-intervenção. A análise de correlação entre os instrumentos evidenciou que não houve correlação entre os instrumentos. Ao considerar os resultados encontrados, observa-se que há uma necessidade de apoio multidisciplinar para esses pacientes. Esse apoio por mais desafiador que seja é essencial para a manutenção de um bom estado de saúde, uma vez que a literatura traz que os pacientes que possuem o acompanhamento de profissionais e que possuem acesso às atividades de educação em saúde possuem melhor parâmetros de saúde.In recent years cancer has been shown to be one of the main causes of morbidity and mortality in the world, becoming more and more frequent among people. Chemotherapy is the treatment of first choice, and with it come the symptoms. Among the symptoms the low self-esteem, the damaged self-image, and the lack of hope in life since the diagnosis of cancer have appeared more and more among the patients, therefore the need for a research on the subject. When conducted the search for articles in the databases that correlate self-esteem, self-image with the level of hope of gastrointestinal cancer patients undergoing chemotherapy treatment. Thus, this study aimed to evaluate the effects of an educational intervention on the self-esteem, self-image, and level of hope of patients with gastrointestinal cancer undergoing adjuvant chemotherapy treatment before and after the intervention. This is a quasi-experimental, before-and-after study carried out with 20 patients diagnosed with gastrointestinal neoplasia, three of whom abandoned treatment. This research took place in a Chemotherapy Center of a Hospital in the State of Minas Gerais. The target population consisted of patients with gastrointestinal neoplasia undergoing neoadjuvant chemotherapy treatment who were from the first to the fourth chemotherapy session. The instruments used were Rosenberg's Self-Esteem Scale, Body Image Scale (BIS), and Herth's Hope Instrument. The first contact with the patient was performed before the first antineoplastic chemotherapy session. For the educational activity a pamphlet was used with validation of appearance and content that addresses the issues concerning the possible symptoms that patients undergoing chemotherapy treatment may experience. The educational activity occurred during the second and third stages of the chemotherapy session and lasted approximately 10 to 15 minutes. Cognitive Behavioral Therapy was used as the basis of the intervention. The interval between the four stages, that is, from one session to the next, was 28 to 32 days. The data was compiled in Microsoft Excel®️ database. The majority (58.8%) were women with a mean age of 60.12±12.07, married (64.7%) and white (70.6%). As for religion, Catholic (47.1%) and Spiritualist (41.2%) were the most cited. The mean 10 time of study in years was 6.82±4.42, and most (58.8%) were employed. As for cancer diagnosis, the most cited primary focus site was the colon (82.4%) and most (64.7%) had metastasis. The comparative analysis between pre- and post-intervention did not show statistical significance between pre- and post-intervention related to the levels of self-esteem. As for the comparative analysis regarding the perception of body image, there was a statistical significance (p=0.016), with a pre-intervention mean of 5.8 points, and a post-intervention mean of 2.5 points. Thus, the results demonstrate that there was a significant improvement in the perception of body image in the interviewed patients. When considering hope, there was also no statistical significance between the pre and post results. The correlation analysis between the instruments showed that there was no correlation between the instruments. When considering the results found, it is observed that there is a need for multidisciplinary support for these patients. This support, as challenging as it may be, is essential for the maintenance of a good health status, since the literature shows that patients who are followed by professionals and who have access to health education activities have better health parameters.En los últimos años, el cáncer ha demostrado ser una de las principales causas de morbilidad y mortalidad en el mundo, siendo cada vez más frecuente entre los pueblos. La quimioterapia es el tratamiento de elección y con ella surgen los síntomas. Entre los síntomas, la baja autoestima, la autoimagen deteriorada y la falta de expectativa de vida desde el diagnóstico de cáncer se presentan cada vez más entre los pacientes, de ahí la necesidad de investigaciones sobre el tema. Al buscar artículos en las bases de datos que correlacionen la autoestima, la autoimagen con el nivel de esperanza de los pacientes con cáncer gastrointestinal en tratamiento con quimioterapia. La investigación reveló resultados insatisfactorios en relación a la educación en salud ofrecida. Así, este estudio tuvo como objetivo evaluar los efectos de una intervención educativa sobre la autoestima, la autoimagen y el nivel de esperanza de los pacientes con cáncer gastrointestinal en tratamiento con quimioterapia adyuvante antes y después de la intervención. Estudio cuasi-experimental, antes y después, realizado con 20 pacientes diagnosticados de neoplasia gastrointestinal, tres de los cuales abandonaron el tratamiento. Esta investigación se llevó a cabo en un Centro de Quimioterapia de un Hospital en el Estado de Minas Gerais. La población diana estuvo constituida por pacientes con cáncer gastrointestinal en tratamiento con quimioterapia neoadyuvante que se encontraban de la primera a la cuarta sesión de quimioterapia. Se utilizaron como instrumentos la Escala de Autoestima de Rosenberg, la Escala de Imagen Corporal (BIS) y el Instrumento Herth Hope. El primer contacto con el paciente se realizó antes de la primera sesión de quimioterapia anticancerígena. Para la actividad educativa se utilizó un folleto con validación de apariencia y contenido que aborda temas relacionados a los posibles síntomas que pueden experimentar los pacientes en quimioterapia. La actividad educativa se llevó a cabo en la segunda y tercera etapa de la sesión de quimioterapia y tuvo una duración aproximada de 10 a 15 minutos. Se utilizó la Terapia Cognitiva Conductual para apoyar la intervención. El intervalo entre las cuatro etapas, es decir, de una sesión a la siguiente, fue de 28 a 32 días. La recopilación de datos se realizó en la base de datos de Microsoft Excel®. La 12 mayoría (58,8%) eran mujeres con edad media de 60,12±12,07 años, casadas (64,7%) y blancas (70,6%). En cuanto a la religión, la católica (47,1%) y la espírita (41,2%) fueron las más citadas. El promedio de tiempo de estudio en años fue de 6,82±4,42 y la mayoría (58,8%) tenía relación laboral. En cuanto al diagnóstico de cáncer, el sitio de foco primario más citado fue el colon (82,4%) y la mayoría (64,7%) presentaba metástasis. El análisis comparativo entre pre-post intervención no mostró significación estadística entre pre-post intervención en relación con los niveles de autoestima. Por otro lado, el análisis comparativo en cuanto a la percepción de la imagen corporal, hubo significación estadística (p=0,016), con una media preintervención de 5,8 puntos y una media postintervención de 2,5 puntos. Así, los resultados muestran que hubo una mejora significativa en la percepción de la imagen corporal en los pacientes entrevistados. Al considerar la esperanza, tampoco hubo significación estadística entre los resultados previos y posteriores a la intervención. El análisis de correlación entre los instrumentos mostró que no había correlación entre los instrumentos. Al considerar los resultados encontrados, se observa que existe la necesidad de un apoyo multidisciplinario para estos pacientes. Este apoyo, por más desafiante que sea, es fundamental para mantener un buen estado de salud, ya que la literatura muestra que los pacientes que son acompañados por profesionales y que tienen acceso a las actividades de educación en salud tienen mejores parámetros de salud.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeBARICHELLO, Elizabeth63559935172http://lattes.cnpq.br/3078376864867526MARCACINI, Stephania Ferreira Borges2023-12-14T13:43:00Z2022-11-302023-12-14T13:43:00Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-15T02:03:40Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:19.947765Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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