Indicadores de processo da qualidade da assistência de enfermagem ao idoso na atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Flávia Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/399
Resumo: Os indicadores são em aspectos importantes na gestão dos serviços. Reforça-se a necessidade de priorizá-los na atenção primária. Os objetivos deste estudo foram elaborar um modelo conceitual para as dimensões do trabalho do enfermeiro na atenção primária ao idoso; converter em indicadores as atribuições específicas do enfermeiro estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais direcionadas a saúde do idoso na atenção primária; avaliar a validade de face, a terminologia, a validade de conteúdo e a necessidade dos indicadores propostos; testar os indicadores propostos em relação à confiabilidade; avaliar a viabilidade, a utilidade e a usabilidade dos indicadores. Trata-se de uma pesquisa metodológica, sendo as etapas baseadas no processo de desenvolvimento pelo National Database of Nursing Quality Indicators associadas ao Agency for Healthcare Research and Quality, a saber: revisão da literatura; desenvolvimento do modelo conceitual; envolvimento de especialistas; especificação inicial dos indicadores candidatos; painel de revisão, e; análises empíricas. O documentos selecionados referiam-se a publicações no período de 1994 a 2014. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, parecer nº 1.058.438. O modelo conceitual identificou concepções específicas dos metaparadigmas. Foram construídos 21 indicadores, após reformulados totalizaram 22 indicadores validados pelo painel. Todas as medidas foram consideradas apropriadas, com conteúdo válido e obtiveram acordo acerca da terminologia e necessidade. O número de respostas concordantes pelos avaliadores nos 13 indicadores assistenciais testados obteve percentual de 93,3-100%. Dentre os 22 indicadores, apenas quatro indicadores foram avaliados como não disponíveis e não viáveis para serem coletados por ambos avaliadores. Apenas o indicador “monitoramento da mobilidade física dos idosos” obteve resposta negativa quanto autilidade para a qualidade da assistência de enfermagem. Obteve resposta negativa quanto à utilidade para qualidade da assistência apenas o indicador “monitoramento da condição de saúde do idoso”. Não foram considerados úteis para determinar o recebimento de incentivos financeiros 13 indicadores; na avaliação sobre a usabilidade para comparar os relatórios públicos entre as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e o nível das áreas geográficas também obtiveram pontuação relativamente baixa pela gestão estadual seis indicadores. Diante destes dados, este estudo finaliza com a recomendação de implementação dos 22 indicadores: planejamento de atividades direcionadas à população idosa; monitoramento da condição de saúde do idoso; avaliação das ações de saúde direcionadas a população idosa; coordenação da equipe de enfermagem na atenção ao idoso; coordenação dos agentes comunitários de saúde na atenção ao idoso; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso; avaliação do idoso na consulta de enfermagem; cobertura da consulta para rastreamento de diabetes mellitus; cobertura da consulta de enfermagem ginecológica; avaliação da idosa na consulta de enfermagem ginecológica; vacinação adequada ao idoso; utilização da caderneta do idoso nos atendimentos de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com diabetes mellitus; avaliação do idoso com diabetes mellitus na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com hipertensão arterial sistêmica; avaliação do idoso com hipertensão arterial sistêmica na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com sobrepeso/obesidade; avaliação do idoso com sobrepeso/obesidade na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com pressão arterial limítrofe; avaliação do idoso com pressão arterial limítrofe na consulta de enfermagem; prescrição de cuidados em Atenção Domiciliar 1; visita domiciliar em Atenção Domiciliar 1. Estes resultados podem contribuir para a gestão da atenção ao idoso redirecionando as ações realizadas pelo enfermeiro na atenção primária.
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spelling Indicadores de processo da qualidade da assistência de enfermagem ao idoso na atenção primáriaQuality process indicators of nursing care for the elderly in primary careIndicadores de proceso de la calidad de los cuidados de enfermería de ancianos en atención primaria.Indicadores de qualidade em assistência à saúdeQualidade da assistência à saúdeCuidados de enfermagemAtenção Primária à SaúdeEnfermagem GeriátricaIdosoQuality Indicators, Health CareQuality of Health CareNursing CarePrimary Health CareGeriatric NursingElderlyIndicadores de Calidad de la Atención de SaludCalidad de la Atención de SaludAtención de EnfermeríaAtención Primaria de SaludEnfermería GeriátricaAncianoEnfermagem de Saúde PúblicaEnfermagemOs indicadores são em aspectos importantes na gestão dos serviços. Reforça-se a necessidade de priorizá-los na atenção primária. Os objetivos deste estudo foram elaborar um modelo conceitual para as dimensões do trabalho do enfermeiro na atenção primária ao idoso; converter em indicadores as atribuições específicas do enfermeiro estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais direcionadas a saúde do idoso na atenção primária; avaliar a validade de face, a terminologia, a validade de conteúdo e a necessidade dos indicadores propostos; testar os indicadores propostos em relação à confiabilidade; avaliar a viabilidade, a utilidade e a usabilidade dos indicadores. Trata-se de uma pesquisa metodológica, sendo as etapas baseadas no processo de desenvolvimento pelo National Database of Nursing Quality Indicators associadas ao Agency for Healthcare Research and Quality, a saber: revisão da literatura; desenvolvimento do modelo conceitual; envolvimento de especialistas; especificação inicial dos indicadores candidatos; painel de revisão, e; análises empíricas. O documentos selecionados referiam-se a publicações no período de 1994 a 2014. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, parecer nº 1.058.438. O modelo conceitual identificou concepções específicas dos metaparadigmas. Foram construídos 21 indicadores, após reformulados totalizaram 22 indicadores validados pelo painel. Todas as medidas foram consideradas apropriadas, com conteúdo válido e obtiveram acordo acerca da terminologia e necessidade. O número de respostas concordantes pelos avaliadores nos 13 indicadores assistenciais testados obteve percentual de 93,3-100%. Dentre os 22 indicadores, apenas quatro indicadores foram avaliados como não disponíveis e não viáveis para serem coletados por ambos avaliadores. Apenas o indicador “monitoramento da mobilidade física dos idosos” obteve resposta negativa quanto autilidade para a qualidade da assistência de enfermagem. Obteve resposta negativa quanto à utilidade para qualidade da assistência apenas o indicador “monitoramento da condição de saúde do idoso”. Não foram considerados úteis para determinar o recebimento de incentivos financeiros 13 indicadores; na avaliação sobre a usabilidade para comparar os relatórios públicos entre as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e o nível das áreas geográficas também obtiveram pontuação relativamente baixa pela gestão estadual seis indicadores. Diante destes dados, este estudo finaliza com a recomendação de implementação dos 22 indicadores: planejamento de atividades direcionadas à população idosa; monitoramento da condição de saúde do idoso; avaliação das ações de saúde direcionadas a população idosa; coordenação da equipe de enfermagem na atenção ao idoso; coordenação dos agentes comunitários de saúde na atenção ao idoso; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso; avaliação do idoso na consulta de enfermagem; cobertura da consulta para rastreamento de diabetes mellitus; cobertura da consulta de enfermagem ginecológica; avaliação da idosa na consulta de enfermagem ginecológica; vacinação adequada ao idoso; utilização da caderneta do idoso nos atendimentos de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com diabetes mellitus; avaliação do idoso com diabetes mellitus na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com hipertensão arterial sistêmica; avaliação do idoso com hipertensão arterial sistêmica na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com sobrepeso/obesidade; avaliação do idoso com sobrepeso/obesidade na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com pressão arterial limítrofe; avaliação do idoso com pressão arterial limítrofe na consulta de enfermagem; prescrição de cuidados em Atenção Domiciliar 1; visita domiciliar em Atenção Domiciliar 1. Estes resultados podem contribuir para a gestão da atenção ao idoso redirecionando as ações realizadas pelo enfermeiro na atenção primária.Indicators are important aspects of service management. It reinforces the need to prioritize them in primary care. The objectives of this study were: to elaborate a conceptual model for the dimensions of nurses' work in primary care for the elderly; to convert the specific nurse attributions established by the Ministry of Health and the State Secretary of Health directed to the elderly health in primary care; to evaluate the face validity, terminology, content validity and the need for the proposed indicators; test the proposed indicators in relation to reliability; to evaluate the feasibility, utility and usability of the indicators. This is a methodological research, the steps being based on the development process by the National Database of Nursing Quality Indicators associated to the Agency for Healthcare Research and Quality, to know: literature review; development of the conceptual model; involvement of specialists; initial specification of candidate indicators; review panel, and; empirical analyzes. The documents selected concerned publications from 1994 to 2014.This project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Triangulo Mineiro, no. 1,058,438. The conceptual model identified specific conceptions of metaparadigms. Were built 21 indicators; after restatements totaled 22 indicators validated by the panel; all measures were considered appropriate, with valid content and agreement on terminology and need. The number of responses agreed by the evaluators in the 13 care indicators tested had a percentage of 93.3- 100%. Among the 22 indicators, only four indicators (borderline blood pressure and overweight / obesity) were evaluated as not available and not viable to be collected by both evaluators; with the exception of one indicator, the remaining considered available and feasible were highly recommended regarding the feasibility of collection. Only the indicator "monitoring the physical mobility of the elderly" obtained a negative answer as to the utility for quality of care. Were not considered useful fordetermining the receipt of financial incentives 13 indicators; in the evaluation of the usability of the indicator to compare the public reports between the Family Health Strategies (FHS) and the level of the geographic areas also obtained relatively low score, by state management, six indicators. Based on these data, this study ends with the recommendation of implementation of the 22 indicators: planning of activities directed to the elderly population; monitoring the health condition of the elderly; evaluation of health actions directed to the elderly population; coordination of the nursing team in the attention to the elderly; coordination of community health agents in care for the elderly; coverage of nursing consultation for the elderly; evaluation of the elderly in the nursing consultation; screening coverage for diabetes mellitus screening; coverage of the gynecological nursing consultation; evaluation of the elderly in the gynecological nursing consultation; appropriate vaccination for the elderly; use of the elderly carnet in nursing care; coverage of the nursing consultation to the elderly with diabetes mellitus; evaluation of the elderly with diabetes mellitus in the nursing consultation; coverage of the nursing consultation to the elderly with systemic arterial hypertension; evaluation of the elderly with systemic arterial hypertension in the nursing consultation; coverage of the nursing consultation for the elderly with overweight/obesity; evaluation of the elderly with overweight/obesity in the nursing consultation; coverage of the nursing consultation to the elderly with borderline blood pressure; evaluation of the elderly with borderline blood pressure at the nursing consultation; home care prescription 1; home visit in home care 1. These results may contribute to the management of care for the elderly by redirecting actions provided by the nurse in primary care.Los indicadores son aspectos importantes de la gestión de los servicios. Se refuerza la necesidad de dar prioridad en la atención primaria. Los objetivos de este estudio fueron: desarrollar un modelo conceptual de las dimensiones del trabajo de enfermería en la atención primaria a los ancianos; convertir en indicadores específicos enfermera asignaciones establecidas por el Ministerio de Salud y la Secretaría de Estado de Salud de Minas Gerais dirigidos a la salud de las personas mayores en la atención primaria; evaluar la validez aparente, la terminología, la validez del contenido y la necesidad de los indicadores propuestos; prueba los indicadores propuestos en relación con fiabilidad; evaluar la viabilidad, utilidad y el uso de indicadores. Se trata de una investigación metodológica, y los pasos basados en el proceso de desarrollo de la Base de Datos Nacional de Indicadores de Calidad de enfermería asociados a la Agencia para la Investigación y Calidad, a saber: revisión de la literatura; el desarrollo del modelo conceptual; participación de expertos; especificación inicial de los indicadores candidatos; panel de revisión; análisis empírico de fiabilidad, viabilidad, utilidad y uso. Los documentos seleccionados que se refiere a las publicaciones en el período 1994-2014. Este proyecto fue aprobado por el Comité de Ética de la Universidad Federal de Triángulo Mineiro, n.1.058.438. El modelo conceptual identifica concepciones específicas de metaparadigmas. Se construyeron 21 indicadores; después reconfigurado ascendió a 22 indicadores validados por el panel; Se consideraron todas las medidas apropiadas con el contenido válido y obtuvo acuerdo sobre la terminología y la necesidad. El número de respuestas concordantes por los evaluadores en los 13 indicadores de cuidado probados obtenido porcentaje del 93,3 al 100%. De los 22 indicadores, solamente cuatro indicadores se evaluaron como no disponible y no es factible para ser recogidos por ambos evaluadores. Tienes la respuesta negativa enla utilidad para la calidad de la atención solo el indicador de "monitoreo de la movilidad física de las personas mayores". No se consideraron útiles para determinar la obtención de incentivos financieros 13 indicadores; en la evaluación de uso del indicador para comparar los informes públicos de las Estrategias de la Salud (ES) y el nivel de áreas geográficas también tuvieron puntajes relativamente bajos, la administración del estado seis indicadores. Teniendo en cuenta estos datos, este estudio concluye con la aplicación de la recomendación 22 indicadores: la planificación de actividades dirigidas a las personas mayores; vigilar el estado de salud de las personas mayores; evaluación de las acciones de salud dirigidas a las personas mayores; la coordinación del equipo de enfermería en la atención a las personas mayores; coordinación de los agentes comunitarios de salud en la atención a las personas mayores; la cobertura de la consulta de enfermería a los ancianos; Evaluación de las personas mayores en la consulta de enfermería; la cobertura de consultas para la detección de la diabetes mellitus; la cobertura de la consulta de enfermería ginecológica; evaluación de ancianos en la consulta de enfermería ginecológica; la vacunación adecuada a los ancianos; usar del libro antiguo en el cuidado de enfermería; la cobertura de la consulta de enfermería a las personas mayores con diabetes mellitus; evaluación de los pacientes ancianos con diabetes mellitus en la consulta de enfermería; la cobertura de la consulta de enfermería a los ancianos con hipertensión; evaluación de los pacientes ancianos con hipertensión en la consulta de enfermería; la cobertura de la consulta de enfermería a las personas mayores con sobrepeso/obesidad; evaluación de las personas mayores con sobrepeso/obesidad en la consulta de enfermería; la cobertura de la consulta de enfermería a los ancianos con hipertensión arterial limítrofe; evaluación de los ancianos con hipertensión arterial limítrofe en la consulta de enfermería; cuidado de en la atención domiciliaria 1; visita a la casa en la atención domiciliaria 1. Los resultados pueden contribuir a la gestión de la atención ancianos y redirigir acciones por parte de enfermería en la atención primaria.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeTAVARES, Darlene Mara dos Santos04101982856http://lattes.cnpq.br/9664733721946290DIAS, Flávia Aparecida2017-08-31T16:46:38Z2017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfDIAS, Flávia Aparecida. Indicadores de processo da qualidade da assistência de enfermagem ao idoso na atenção primária. 2017. 395f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/399porAGENCY FOR HEALTHCARE RESEARCH AND QUALITY (AHRQ). Center For Health Policy/Center For Primary Care and Outcomes Research & Battelle Memorial Institute. Quality indicator measure development, implementation, maintenance, and retirement. 2011. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality. Disponível em:268 <http://qualityindicators.ahrq.gov/Downloads/Resources/Publications/2011/QI_Measu re_Development_Implementation_Maintenance_Retirement_Full_5-3-11.pdf>. Acesso: 16 fev 2015. BETZ, C.L. et al. AAN news & opinion. American Academy of Nursing Child and Family Expert Panel Health Care Quality and Outcomes Guidelines for Nursing of Children and Families: phase II. Nursing Outlook, v.52, n.6, p.311-6, 2004. BRASIL. Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm>. Acesso em: 03 mar. 2015. ______. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União 05 Jan 1994; Seção 1. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm>. Acesso em: 1 nov. 2013. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. Instabilidade postural e quedas. Brasília, DF: Editora MS, 1999. 40p. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_idoso_cab4.pdf>. Acesso em: 25 Mai 2015. ______. Ministério da Saúde. Guia prático do Programa Saúde da Família. Brasília, DF: Editora MS, 2001. Disponível em:<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/guia_pratico_saude_familia_p sf2.pdf>. Acesso em: 04 Mai 2015. ______. 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Caderno de Auto-Avaliação n.5: Equipe Saúde da Família - Parte 2. 3. ed. – Brasília, DF: Editora MS, 2009a. 110p. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em saúde: zoonoses. Brasília, DF: Editora MS, 2009b. (Cadernos de Atenção Básica: 22) 228p. Disponível em:<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad22.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento. Brasília, DF: Editora MS, 2010a. (Cadernos de Atenção Primária: 29) 95p. Disponível em:<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad29.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2015. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Doenças respiratórias crônicas. Brasília, DF: Editora MS, 2010b. (Cadernos de Atenção Básica: 25) 160p. Disponível em:<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad25.pdf>. 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Enfermagem de Saúde Pública
Enfermagem
description Os indicadores são em aspectos importantes na gestão dos serviços. Reforça-se a necessidade de priorizá-los na atenção primária. Os objetivos deste estudo foram elaborar um modelo conceitual para as dimensões do trabalho do enfermeiro na atenção primária ao idoso; converter em indicadores as atribuições específicas do enfermeiro estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais direcionadas a saúde do idoso na atenção primária; avaliar a validade de face, a terminologia, a validade de conteúdo e a necessidade dos indicadores propostos; testar os indicadores propostos em relação à confiabilidade; avaliar a viabilidade, a utilidade e a usabilidade dos indicadores. Trata-se de uma pesquisa metodológica, sendo as etapas baseadas no processo de desenvolvimento pelo National Database of Nursing Quality Indicators associadas ao Agency for Healthcare Research and Quality, a saber: revisão da literatura; desenvolvimento do modelo conceitual; envolvimento de especialistas; especificação inicial dos indicadores candidatos; painel de revisão, e; análises empíricas. O documentos selecionados referiam-se a publicações no período de 1994 a 2014. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, parecer nº 1.058.438. O modelo conceitual identificou concepções específicas dos metaparadigmas. Foram construídos 21 indicadores, após reformulados totalizaram 22 indicadores validados pelo painel. Todas as medidas foram consideradas apropriadas, com conteúdo válido e obtiveram acordo acerca da terminologia e necessidade. O número de respostas concordantes pelos avaliadores nos 13 indicadores assistenciais testados obteve percentual de 93,3-100%. Dentre os 22 indicadores, apenas quatro indicadores foram avaliados como não disponíveis e não viáveis para serem coletados por ambos avaliadores. Apenas o indicador “monitoramento da mobilidade física dos idosos” obteve resposta negativa quanto autilidade para a qualidade da assistência de enfermagem. Obteve resposta negativa quanto à utilidade para qualidade da assistência apenas o indicador “monitoramento da condição de saúde do idoso”. Não foram considerados úteis para determinar o recebimento de incentivos financeiros 13 indicadores; na avaliação sobre a usabilidade para comparar os relatórios públicos entre as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e o nível das áreas geográficas também obtiveram pontuação relativamente baixa pela gestão estadual seis indicadores. Diante destes dados, este estudo finaliza com a recomendação de implementação dos 22 indicadores: planejamento de atividades direcionadas à população idosa; monitoramento da condição de saúde do idoso; avaliação das ações de saúde direcionadas a população idosa; coordenação da equipe de enfermagem na atenção ao idoso; coordenação dos agentes comunitários de saúde na atenção ao idoso; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso; avaliação do idoso na consulta de enfermagem; cobertura da consulta para rastreamento de diabetes mellitus; cobertura da consulta de enfermagem ginecológica; avaliação da idosa na consulta de enfermagem ginecológica; vacinação adequada ao idoso; utilização da caderneta do idoso nos atendimentos de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com diabetes mellitus; avaliação do idoso com diabetes mellitus na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com hipertensão arterial sistêmica; avaliação do idoso com hipertensão arterial sistêmica na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com sobrepeso/obesidade; avaliação do idoso com sobrepeso/obesidade na consulta de enfermagem; cobertura da consulta de enfermagem ao idoso com pressão arterial limítrofe; avaliação do idoso com pressão arterial limítrofe na consulta de enfermagem; prescrição de cuidados em Atenção Domiciliar 1; visita domiciliar em Atenção Domiciliar 1. Estes resultados podem contribuir para a gestão da atenção ao idoso redirecionando as ações realizadas pelo enfermeiro na atenção primária.
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