Mediação do professor em sala de aula: a abordagem do conceito de biodiversidade no contexto da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCO, Rúbia Amanda Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1259
Resumo: No contexto de um cursinho popular que trabalha com métodos alternativos de ensino no interior de São Paulo, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira ocorre o processo de mediação dos professores e de que maneira no decorrer deste processo emergem discussões acerca da Biodiversidade. Para estabelecer essas discussões, partimos dos referenciais que discutem a Educação popular e a abordagem intercultural de educação, os currículos elaborados sob a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, com ênfase na utilização de questões sociocientíficas como ferramenta metodológica para aulas, com a finalidade de promover interações verbais entre alunos e professores e aproximar a realidade dos estudantes, nessa perspectiva na abordagem intercultural a aprendizagem se dá por meio dessas interações de modo que se estabeleça a negociação entre o conhecimento científico com o cotidiano. A mediação do professor nesse contexto é vista numa proposta dialógica. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa, em uma perspectiva etnográfica, com ênfase na análise do cotidiano escolar, em que foram realizadas observações das aulas e dos processos pedagógicos, das elaborações das aulas e produções dos materiais didáticos e também reuniões do corpo docente e em grupos do WhatsApp, no decorrer deste processo foi elaborado um caderno de campo. Utilizamos também uma entrevista de grupo focal. Para a construção dos dados, foram utilizados os registros do caderno de campo, trechos de interações verbais entre alunos e professores e a transcrição das entrevistas. Os resultados evidenciam de que maneira ocorre o processo de mediaçao sobre o conceito em foco, a partir da interações entre os professores- professores e professores- alunos. Foi possivel identificar em vários momentos do currículo, as dimensões acerca do conceito de Biodiversidade.
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spelling Mediação do professor em sala de aula: a abordagem do conceito de biodiversidade no contexto da educação popularEducação científica.Interculturalidade.Mediação de professores.Questões sociocientíficas.Biodiversidade.Scientific education.Interculturality.Teacher mediation.Socio-scientific issues.Biodiversity.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNo contexto de um cursinho popular que trabalha com métodos alternativos de ensino no interior de São Paulo, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira ocorre o processo de mediação dos professores e de que maneira no decorrer deste processo emergem discussões acerca da Biodiversidade. Para estabelecer essas discussões, partimos dos referenciais que discutem a Educação popular e a abordagem intercultural de educação, os currículos elaborados sob a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, com ênfase na utilização de questões sociocientíficas como ferramenta metodológica para aulas, com a finalidade de promover interações verbais entre alunos e professores e aproximar a realidade dos estudantes, nessa perspectiva na abordagem intercultural a aprendizagem se dá por meio dessas interações de modo que se estabeleça a negociação entre o conhecimento científico com o cotidiano. A mediação do professor nesse contexto é vista numa proposta dialógica. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa, em uma perspectiva etnográfica, com ênfase na análise do cotidiano escolar, em que foram realizadas observações das aulas e dos processos pedagógicos, das elaborações das aulas e produções dos materiais didáticos e também reuniões do corpo docente e em grupos do WhatsApp, no decorrer deste processo foi elaborado um caderno de campo. Utilizamos também uma entrevista de grupo focal. Para a construção dos dados, foram utilizados os registros do caderno de campo, trechos de interações verbais entre alunos e professores e a transcrição das entrevistas. Os resultados evidenciam de que maneira ocorre o processo de mediaçao sobre o conceito em foco, a partir da interações entre os professores- professores e professores- alunos. Foi possivel identificar em vários momentos do currículo, as dimensões acerca do conceito de Biodiversidade.In the context of a popular course that works with alternative teaching methods in the interior of São Paulo, this research aims to understand how the mediation of teachers in classes based on socio-scientific issues can promote dialogues about the concept of Biodiversity. In order to establish these discussions we start with the references in Popular Education and Intercultural education, Science Teaching that discuss the curricular approach Science, Technology and Society and the use of socio-scientific questions as a methodological tool for classes, with the purpose of promoting discursive interactions between students and teachers and approaching Students' reality, in this perspective the interculturalism learning takes place through these interactions to establish the negotiation between scientific knowledge and personal experiences. The teacher's mediation in this context is seen in a dialogical proposal. Regarding the methodological procedures, we adopted the ethnographic perspective with an emphasis on the analysis of daily school, in which observations were about of classes and pedagogical processes, classrooms and productions of didactic materials, teacher meetings and WhatsApp groups and elaborated a field notebook. We also used a focus group interview method to obtain information about elements that are related to classroom mediation. For the construction of the data, the records of the field book, excerpts of discursive interactions between students and teachers and the transcription of interviews. The results show how the process of mediation on the concept in focus occurs through the interactions between teachers-teachers and students-teachers. And it was possible to identify at various times in the curriculum the dimensions about the concept of Biodiversity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKATO, Danilo Seithi21568438800http://lattes.cnpq.br/8887588890591886FRANCO, Rúbia Amanda Guimarães2022-06-30T13:36:46Z2018-02-212022-06-30T13:36:46Z2018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-01T02:02:50Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-07-01T02:02:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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