Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_c6b2c6c91bfafd1f1da4f901cdc533da
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1602
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Estudo do escalonamento de sistemas lineares através do software GeogebraGeogebra.Álgebra Linear.Sistemas de equações.Escalonamento.Geogebra.Linear Algebra.System of equations.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRAO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta voltada para o ensino-aprendizagem do algoritmo de escalonamento de sistemas lineares 3x3 utilizando os recursos de construção disponíveis no software livre Geogebra 5. Esta ferramenta foi elaborada de acordo com o método de ensino utilizado por autores de livros didáticos recomendados pelo MEC e incentiva os alunos a testarem diferentes valores e abordagens durante a resolução, de forma a obter uma aprendizagem mais significativa. O desenvolvimento de recursos personalizados para professores e alunos condiz com a tendência da nova fase da educação, chamada de Educação 4.0 que pressupõe métodos mais dinâmicos e autônomos de ensino. Os recursos de construção escolhidos para serem utilizados são os mais simples encontrados no software, que não requerem conhecimento prévio de programação, e por isso são acessíveis aos professores que optarem por aprender a desenvolver suas próprias ferramentas.The objective of this dissertation was to develop a tool for learning the 3x3 linear system scaling algorithm using the construction resources available in free software Geogebra 5. This tool was elaborated according to the teaching method used by recommended textbook authors and encourages students to try different values and approaches during the resolution to achieve more meaningful learning. The development of personalized resources for teachers and students is in line with the trend of the new phase of education, called Education 4.0, which presupposes more dynamic and autonomous teaching methods. The building resources chosen for use are the simplest found in the software, which do not require prior programming knowledge, and are therefore accessible to teachers who choose to learn to develop their own tools.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalALESSIO, Osmar10577500856http://lattes.cnpq.br/1137362702013307OLIVEIRA, Gustavo Batista de2023-12-14T13:53:28Z2019-11-292023-12-14T13:53:28Z2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-15T02:04:13Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:51.533568Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186156059820032