A identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/470 |
Resumo: | O estudo se insere na problemática que discute a formação do professor do ensino superior, em especial, do professor formador dos cursos de Licenciatura em Matemática. Assim, a questão que orientou a pesquisa foi: Como os professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática constituem sua identidade profissional? Teve como objetivo compreender como a identidade profissional dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática se constitui. Os referenciais teóricos fundamentam-se, num primeiro momento, em estudos sobre o ensino superior, professor formador e curso de Licenciatura em Matemática, no qual buscou-se compreender o cenário em que o professor está inserido, bem como suas atribuições e condições de trabalho. Posteriormente, discutiu-se sobre a identidade e a identidade profissional docente em que foram abordados os processos de socialização. Por meio de uma abordagem qualitativa realizou-se entrevista semiestruturada com cinco docentes de um curso de Licenciatura de em Matemática de uma universidade pública do Triângulo Mineiro (MG) e os dados foram analisados por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores formadores foram se constituindo por meio dos processos de socialização, sendo a socialização primária e secundária constituídas por atributos familiares, escolares, da graduação e pós-graduação, do campo profissional e do conhecimento matemático, processo que acontece na dialética entre esses professores e a sociedade. A incerteza do habitus, nesse processo, ora como estruturante de uma identidade, ora como provocadora para uma nova identidade, e a dualidade presente no processo de constituição da identidade de um sujeito, com elementos objetivos e subjetivos, engendrou uma identidade profissional aos professores formadores marcada por tais processos de socialização e pelas experiências que se revelaram na prática desses docentes. |
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A identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemáticaIdentidade Profissional.Licenciatura em Matemática.Professor Formador.Professional Identity.Bachelor’s Degree in Mathematics.Formation Teacher.EducaçãoO estudo se insere na problemática que discute a formação do professor do ensino superior, em especial, do professor formador dos cursos de Licenciatura em Matemática. Assim, a questão que orientou a pesquisa foi: Como os professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática constituem sua identidade profissional? Teve como objetivo compreender como a identidade profissional dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática se constitui. Os referenciais teóricos fundamentam-se, num primeiro momento, em estudos sobre o ensino superior, professor formador e curso de Licenciatura em Matemática, no qual buscou-se compreender o cenário em que o professor está inserido, bem como suas atribuições e condições de trabalho. Posteriormente, discutiu-se sobre a identidade e a identidade profissional docente em que foram abordados os processos de socialização. Por meio de uma abordagem qualitativa realizou-se entrevista semiestruturada com cinco docentes de um curso de Licenciatura de em Matemática de uma universidade pública do Triângulo Mineiro (MG) e os dados foram analisados por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores formadores foram se constituindo por meio dos processos de socialização, sendo a socialização primária e secundária constituídas por atributos familiares, escolares, da graduação e pós-graduação, do campo profissional e do conhecimento matemático, processo que acontece na dialética entre esses professores e a sociedade. A incerteza do habitus, nesse processo, ora como estruturante de uma identidade, ora como provocadora para uma nova identidade, e a dualidade presente no processo de constituição da identidade de um sujeito, com elementos objetivos e subjetivos, engendrou uma identidade profissional aos professores formadores marcada por tais processos de socialização e pelas experiências que se revelaram na prática desses docentes.The study is part of the concerning issue of the higher education teacher’s formation, in particular, the formation teacher of Bachelor’s Degree in Mathematics courses. Thus, the guiding question in this research was: How do formation teachers of Bachelor’s Degree in Mathematics coursescreate their professional identity? We aimed, therefore, to understand how the professional identity of formationteachers in Bachelor’s Degree in Mathematics coursesis created. The theoretical frameworkis based, at first, on studies about the higher education, the formation teacher and the Bachelor's Degree in Mathematics, in which we sought to understand the scenario in which the teachers are inserted, as well as their duties and work conditions. Later, the identity and the teacher’s professional identity were addressed, also including the socialization processes. Through a qualitative approach, semi-structured interviews with five teachers of a Bachelor’s Degree in Mathematics course from a public university in the Triangulo Mineiro (MG) were carried out and the data were analyzed by means of prose analysis. The results reveal that formation teachers have been developing their identity by means of socialization processes, being primary and secondary socialization consisted of family attributes, school, graduation and post-graduation, the professional field and mathematical knowledge, a process that happens in the dialectic between these teachers and society. The uncertainty of habitus in this process, either as structuring of an identityor as challenging for a new identity, and this duality in the process of an individual’s identitycreation, with objective and subjective elements, haveengendered a professional identity in formation teachers which is marked by such socialization processes and by the experiences that have been revealed in the practice of these teachers.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOSTA, Váldina Gonçalves da61983810649http://lattes.cnpq.br/7394812434585566CUNHA NETO, Júlio Henrique da2017-12-20T17:20:19Z2016-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCUNHA NETO, Júlio Henrique da. A identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemática. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/470porANDRÉ, M. E. D. A. de. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesq., São Paulo, nº.45, p. 66-71, maio 1983. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 5741983000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2015. ARROYO, M. Mestre, Educador, Trabalhador: organização do trabalho e profissionalização. Belo Horizonte: UFMG, 1985. BELO, E. S. V. Professores formadores de professores de Matemática, 2012, 150p. Dissertação (mestrado em ensino de ciências e matemática) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. BELO, E. S. V; GONÇALVES, O. T. A identidade profissional do professor formador de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.14, n.2, p.299-315, 2012. BELO, E. S. Práticas formativas de professores formadores. 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Curitiba: CRV, 2013http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-03-23T19:09:46Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2018-03-23T19:09:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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O estudo se insere na problemática que discute a formação do professor do ensino superior, em especial, do professor formador dos cursos de Licenciatura em Matemática. Assim, a questão que orientou a pesquisa foi: Como os professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática constituem sua identidade profissional? Teve como objetivo compreender como a identidade profissional dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática se constitui. Os referenciais teóricos fundamentam-se, num primeiro momento, em estudos sobre o ensino superior, professor formador e curso de Licenciatura em Matemática, no qual buscou-se compreender o cenário em que o professor está inserido, bem como suas atribuições e condições de trabalho. Posteriormente, discutiu-se sobre a identidade e a identidade profissional docente em que foram abordados os processos de socialização. Por meio de uma abordagem qualitativa realizou-se entrevista semiestruturada com cinco docentes de um curso de Licenciatura de em Matemática de uma universidade pública do Triângulo Mineiro (MG) e os dados foram analisados por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores formadores foram se constituindo por meio dos processos de socialização, sendo a socialização primária e secundária constituídas por atributos familiares, escolares, da graduação e pós-graduação, do campo profissional e do conhecimento matemático, processo que acontece na dialética entre esses professores e a sociedade. A incerteza do habitus, nesse processo, ora como estruturante de uma identidade, ora como provocadora para uma nova identidade, e a dualidade presente no processo de constituição da identidade de um sujeito, com elementos objetivos e subjetivos, engendrou uma identidade profissional aos professores formadores marcada por tais processos de socialização e pelas experiências que se revelaram na prática desses docentes. |
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