Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Estudo sobre o melhor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio.Ângulo.Ponteiro.Relógio.Fórmula.Angle.Hands of a clock.Clock.Formula.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta dissertação tem como objetivo a abordagem do trabalho do professor em sala em um tópico específico da Matemática utilizando o método tradicional e propondo a utilização de uma fórmula para resolução de tais problemas, como mais uma maneira de abordagem do tema, sem a intenção de substituir o método tradicional pela utilização desta fórmula. O trabalho percorre o desenvolvimento utilizado em sala pelo professor, sugerindo um modelo matemático com todas as etapas necessárias para abordagem e análise do menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio, utilizando métodos tradicionais que os livros adotam realizados no ensino fundamental e médio com regra de três simples. Em seguida, uma abordagem lógica com questões em graus diferentes de dificuldades. Em busca de uma melhor compreensão do tema, será proposto e construído um modelo matemático que envolve o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio com sua devida demonstração e aplicação, inclusive utilizando as mesmas questões anteriores, bem como resoluções de questões de vestibular e concursos públicos sobre o assunto. Tal fórmula permite chegar ao resultado em poucos passos e um melhor desenvolvimento algébrico, tornando aquela questão que requer mais trabalho, com grau maior de dificuldade, bem mais simples. O que se pretende com esse trabalho é comparar o método tradicional na resolução das questões sobre o assunto e mostrar que existe a possibilidade de utilizar uma fórmula que não consta nos livros de ensino fundamental e médio, facilitando muito a resolução das questões. Não se pretende entretanto, a substituição do método tradicional para resolução de tais questões pela fórmula, e sim o entendimento do assunto, pesquisando os modelos atuais e ampliando os métodos de resoluções de questões que envolvem o tema.This study aims to approach the classroom teacher's work on a specific Mathematics topic using the traditional method and recommend the use of an equation to solve such Mathematical problems as an additional alternative, without the intention of replacing the traditional method. The study discusses the process used in the classroom by the teacher, suggesting a mathematical model with all the necessary steps for analyzing the smallest angle formed by the hands of a clock, using traditional methods that elementary and high school books adopt based on the simple rule of three. Then, a logical approach with Mathematical problems of different degrees of difficulty was presented. Aiming a better understanding of this topic, a mathematical model that involves the smallest angle formed by the hands of a clock with its proper demonstration and application was proposed and constructed using the same Mathematical problems, as well as problems from university entrance exams and civil service examinations on the topic. This equation allows getting the result in few steps and with better algebraic thinking, making difficult and demanding Mathematical problems much more straightforward. This study aimed to compare the traditional method for solving problems on the topic and show that this equation can be used during solving of Mathematical problems, even though it is not found in elementary and high school books. However, it is not intended to replace the traditional method of solving such problems with the proposed equation, but rather understand the subject, research current models and expand the methods of solving problems on the topic.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalINFORZATO, Nelson Fernando19213922825http://lattes.cnpq.br/0510566273667583SILVA, Sérgio Alex Sander2024-02-21T19:09:10Z2019-12-132024-02-21T19:09:10Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-02-22T02:02:43Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:19.805503Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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