Museus virtuais de ciências: possibilidades e desafios para a divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FOLADOR, Heloísa de Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1094
Resumo: Com a expansão da internet, configuraram-se muitas formas de acesso à informação e ao conhecimento. Os museus virtuais constituem uma tipologia de museu que só foi possível após o desenvolvimento essa expansão. Em meio à atual situação de pandemia causada pela COVID-19, os museus virtuais têm tido sua importância ampliada. Diante desse contexto, buscamos investigar plataformas on line previamente classificadas como museus virtuais, discutindo possibilidades e desafios para a divulgação científica, ao evidenciar aspectos da interatividade, da cultura científica e da importante relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade em museus de ciências. Para tanto, adotamos um referencial teórico que destaca a virtualidade e interatividade, bem como aspectos da divulgação científica. Partindo dele, classificamos, selecionamos e analisamos museus virtuais de ciências do Brasil, ao realizar levantamento exploratório sobre os museus virtuais em dois guias brasileiros: o da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); pautamos nossas análises no método de Análise de Conteúdo. Destacamos que cada um dos museus apresenta pontos negativos e positivos nos mais variados aspectos que envolvem a divulgação científica, a acessibilidade, a interatividade e a abordagem dos atributos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em todos os recursos empregados em sua digitalização para meio virtual. Dessa forma, foi possível mapear as melhores práticas de cada um dos museus analisados. Além disso, evidenciamos a importância da abordagem de conceitos que envolvem CTS em museus virtuais de ciência, que poderiam participar ativamente na transposição dos modelos de déficit cognitivo para modelos contextuais, mais democráticos e que valorizam o papel que a sociedade possui nos rumos da ciência. Também ressaltamos a necessidade de se incluir práticas de acessibilidade nos museus virtuais, visto que esse coloca-se como uma ferramenta que é utilizada para promover um acesso mais amplo ao público e, por isso, precisa ser acessível de fato. Esperamos que nossas reflexões possam contribuir de forma acadêmica e prática para outras pesquisas a serem desenvolvidas na área.
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spelling Museus virtuais de ciências: possibilidades e desafios para a divulgação científicaMuseus virtuais de ciências.Divulgação científica.Interatividade.Cultura científica.Virtual science museums.Science communication.Interactivity.Scientific culture.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCom a expansão da internet, configuraram-se muitas formas de acesso à informação e ao conhecimento. Os museus virtuais constituem uma tipologia de museu que só foi possível após o desenvolvimento essa expansão. Em meio à atual situação de pandemia causada pela COVID-19, os museus virtuais têm tido sua importância ampliada. Diante desse contexto, buscamos investigar plataformas on line previamente classificadas como museus virtuais, discutindo possibilidades e desafios para a divulgação científica, ao evidenciar aspectos da interatividade, da cultura científica e da importante relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade em museus de ciências. Para tanto, adotamos um referencial teórico que destaca a virtualidade e interatividade, bem como aspectos da divulgação científica. Partindo dele, classificamos, selecionamos e analisamos museus virtuais de ciências do Brasil, ao realizar levantamento exploratório sobre os museus virtuais em dois guias brasileiros: o da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); pautamos nossas análises no método de Análise de Conteúdo. Destacamos que cada um dos museus apresenta pontos negativos e positivos nos mais variados aspectos que envolvem a divulgação científica, a acessibilidade, a interatividade e a abordagem dos atributos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em todos os recursos empregados em sua digitalização para meio virtual. Dessa forma, foi possível mapear as melhores práticas de cada um dos museus analisados. Além disso, evidenciamos a importância da abordagem de conceitos que envolvem CTS em museus virtuais de ciência, que poderiam participar ativamente na transposição dos modelos de déficit cognitivo para modelos contextuais, mais democráticos e que valorizam o papel que a sociedade possui nos rumos da ciência. Também ressaltamos a necessidade de se incluir práticas de acessibilidade nos museus virtuais, visto que esse coloca-se como uma ferramenta que é utilizada para promover um acesso mais amplo ao público e, por isso, precisa ser acessível de fato. Esperamos que nossas reflexões possam contribuir de forma acadêmica e prática para outras pesquisas a serem desenvolvidas na área.With the expansion of the internet, many forms of access to information and knowledge have been created. Virtual museums are a type of museum that has only been made possible after this expansion. Amidst the current situation of the pandemic caused by COVID-19, virtual museums have had their importance expanded. In this context, we seek to investigate online platforms classified as virtual museums, discussing the possibilities and challenges for scientific dissemination, highlighting aspects of interactivity, scientific culture and the important relationship between Science, Technology and Society in science museums. Therefore, we adopted a theoretical framework that highlights virtuality and interactivity as well as aspects of scientific dissemination. Starting from there, we classified, we selected and analyzed virtual science museums in Brazil, conducting an exploratory survey of virtual museums in two Brazilian guides: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) and Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); we based our analysis on the Content Analysis method. We emphasize that each of the museums presents negative and positive points in the most varied aspects that involve scientific dissemination, accessibility, interactivity, and the approach of the Science, Technology and Society (STS) attributes in all the resources used in its digitalization for a virtual environment. Thus, it was possible to map the best practices of each of the analyzed museums. In addition, we highlight the importance of approaching concepts involving Science, Technology and Society in virtual science museums, which could actively participate in the transposition of cognitive deficit models to contextual models, that are more democratic and that value the role that society has in the direction of science. We also emphasize the need to include accessibility practices in virtual museums, because the virtual museum is available on the internet, we start from the premise that it is a tool that is used to promote broader access to the public and, so that fact is, it needs to be accessible. We hope that our reflections can contribute in an academic and practical manner to other research to be developed in the area.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918FOLADOR, Heloísa de Faria2022-05-06T12:15:42Z2021-02-262022-05-06T12:15:42Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:59:25Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:59:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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