Mediações instrumental e humana: um olhar sobre o Museu dos Diniossauros de Uberaba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANCHES, Carolina Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1113
Resumo: Este trabalho faz parte da linha de pesquisa Formação de professores e cultura digital. Assim, nos últimos anos os museus de ciências vêm se destacando como espaços de educação não formal para o ensino de ciências e por conta disso, suas mediações se apresentam como o elo principal entre conhecimento científico e visitantes, contribuindo para o ensino-aprendizagem e divulgação científica. Dito isso, em nosso referencial buscamos destacar a Comunicação Museológico dos museus de ciências, por meio da Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e da Comunicação Pública da Ciência, adentrando as mediações estudadas. Nos museus nós evidenciamos as mediações instrumental e humana, eixo de nossa pesquisa. A mediação instrumental nos museus de ciências está presente em suas exposições, por meio de mensagens linguísticas, símbolos e signos e a mediação humana por meio dos mediadores. Por essa razão, neste trabalho buscamos compreender como se processam as mediações humana e instrumental ocorrentes no Museu dos Dinossauros, localizado no distrito rural de Peirópolis, da cidade de Uberaba-MG, guiando-nos em caracterizar sua mediação instrumental por meio de suas exposições e analisar o desenvolvimento e papel da mediação humana por meio de relatos de seus ex-mediadores. Desse modo, para a mediação instrumental nós utilizamos imagens das exposições do Museu dos Dinossauros e analisamos por meio da Análise Semiológica; e para a mediação humana, realizamos entrevistas com os ex-mediadores e analisamos empregando a Análise Textual Discursiva. Ressaltamos que as mediações do Museu dos Dinossauros contribuem para a divulgação científica e possuem potencial para aperfeiçoamento. Contudo, embora esteja presente a mediação instrumental no museu, suas mensagens são complexas e com poucas informações, dificultando a autonomia do visitante e fazendo-lhe recorrer sempre aos mediadores. Isto nos mostra que, considerando somente sua mediação instrumental, o Museu dos Dinossauros aproxima-se conceitualmente de um museu tradicional, com visitações passivas, em que os visitantes pouco refletem e se questionam sobre o conhecimento científico. Consequentemente, a mediação humana do museu torna se o seu eixo principal para se obter um ensino-aprendizagem adequado e uma divulgação científica satisfatória. Nesse sentido, verificamos ser indispensável uma formação continuada aos mediadores e também, a necessidade de aprimorar o setor educacional do museu, principalmente, desenvolvendo seu Plano Museológico.
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Nos museus nós evidenciamos as mediações instrumental e humana, eixo de nossa pesquisa. A mediação instrumental nos museus de ciências está presente em suas exposições, por meio de mensagens linguísticas, símbolos e signos e a mediação humana por meio dos mediadores. Por essa razão, neste trabalho buscamos compreender como se processam as mediações humana e instrumental ocorrentes no Museu dos Dinossauros, localizado no distrito rural de Peirópolis, da cidade de Uberaba-MG, guiando-nos em caracterizar sua mediação instrumental por meio de suas exposições e analisar o desenvolvimento e papel da mediação humana por meio de relatos de seus ex-mediadores. Desse modo, para a mediação instrumental nós utilizamos imagens das exposições do Museu dos Dinossauros e analisamos por meio da Análise Semiológica; e para a mediação humana, realizamos entrevistas com os ex-mediadores e analisamos empregando a Análise Textual Discursiva. Ressaltamos que as mediações do Museu dos Dinossauros contribuem para a divulgação científica e possuem potencial para aperfeiçoamento. Contudo, embora esteja presente a mediação instrumental no museu, suas mensagens são complexas e com poucas informações, dificultando a autonomia do visitante e fazendo-lhe recorrer sempre aos mediadores. Isto nos mostra que, considerando somente sua mediação instrumental, o Museu dos Dinossauros aproxima-se conceitualmente de um museu tradicional, com visitações passivas, em que os visitantes pouco refletem e se questionam sobre o conhecimento científico. Consequentemente, a mediação humana do museu torna se o seu eixo principal para se obter um ensino-aprendizagem adequado e uma divulgação científica satisfatória. Nesse sentido, verificamos ser indispensável uma formação continuada aos mediadores e também, a necessidade de aprimorar o setor educacional do museu, principalmente, desenvolvendo seu Plano Museológico.This study is part of the research line of teacher training and digital culture. In recent years, science museums have stood out as spaces of non-formal education for science teaching and because of that, their mediations are presented as the main link between scientific knowledge and visitors, contributing to teaching-learning and scientific dissemination. In the case of these museums, we can highlight the instrumental and human mediations. Therefore, in our context we seek to highlight the Museological Communication of science museums, through the STSE Approach (Science, Technology, Society and Environment) and the Public Communication of Science, passing into the studied mediations. Instrumental mediation in science museums is present in their exhibitions, through linguistic messages, symbols and signs, and human mediation through mediators. For this reason, in this work we seeked to understand how the human and instrumental mediations ocurred in the Museum of Dinosaurs, located in the rural district of Peirópolis, in the city of Uberaba MG, were guided by characterizing their instrumental mediation through their exhibitions and analyze the development and role of human mediation through reports from its former mediators. In this way, for instrumental mediation we used images from the exhibits of the Museum of Dinosaurs and analyzed them through Semiological Analysis; and for human mediation, we conducted interviews with former mediators and analyzed them using Discursive Textual Analysis. We emphasize that the mediations of the Museum of Dinosaurs contribute to scientific dissemination and have the potential for improvement. However, although instrumental mediation is present in the museum, its messages are complex and with little information, making the visitor's autonomy difficult and making him always resort to mediators. This shows us that, considering only its instrumental mediation, the Museum of Dinosaurs is conceptually close to a traditional museum, with passive visits, in which visitors have little reflection and question themselves about scientific knowledge. Consequently, the human mediation of the museum becomes its main axis for obtaining an adequate teaching-learning and satisfactory scientific dissemination. In this sense, we verified that it is indispensable a continuous training for the mediators and also, the need to improve the educational sector of the museum, mainly, developing its Museological Plan.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35112012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918SANCHES, Carolina Silva2022-05-10T18:00:28Z2021-06-212022-05-10T18:00:28Z2021-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T19:00:02Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1113Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T19:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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