Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_ddefddcba0908dbc82d3af7de0de8cff
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/475
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Adaptação transcultural e evidências de validade da versão brasileira do Inventário de integração à vida universitária (I-IVU)Transcultural adaptation and evidences of validity of the Brazilian version of the Integration into college life inventory (I-IVU)Adaptación transcultural y evidencias de validez de la versión brasileña del Inventario de Integración a la vida universitaria (I-IVU)Estudos de Validação.Comparação Transcultural.Reprodutibilidade dos Testes.Universidades.Estudantes.Adaptação.Enfermagem.Validation Studies.Cross-Cultural Comparison.Reproducibility of Results.Universities.Students.Adaptation.Nursing.Estudios de Validación.Comparación Transcultural.Reproducibilidad de Resultados.Universidades.Estudiantes.Adaptación.Enfermería.EnfermagemA integração à vida universitária é um processo que merece atenção especial, pois está relacionada ao desempenho acadêmico e à saúde dos estudantes. O Inventario para la integración a la vida universitaria (I-IVU) é um instrumento porto-riquenho, de idioma espanhol, composto por 60 itens distribuídos em quatro dimensões, com cinco opções de resposta, que avalia a integração à vida universitária de estudantes ingressantes. Este estudo teve como objetivos gerais realizar a adaptação transcultural do I-IVU para o português brasileiro e avaliar as propriedades métricas da versão adaptada para utilização no Brasil. Tratase de um estudo metodológico que foi conduzido por meio de duas grandes fases: a adaptação transcultural do I-IVU e a validação da estrutura interna da versão adaptada. O processo de adaptação transcultural foi desenvolvido de acordo com as recomendações das literaturas internacional e nacional: tradução, avaliação por um comitê de juízes, retrotradução, avaliação semântica e pré-teste. A avaliação das propriedades métricas foi realizada por meio da validade e da confiabilidade. Foram avaliadas as validades de face e de conteúdo e as validades de construto: dimensional, convergente e por grupos conhecidos. A confiabilidade foi analisada por meio do teste-reteste e da consistência interna. No processo de adaptação transcultural do I-IVU para o português brasileiro, a versão adaptada apresentou as equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural, as validades de face e de conteúdo. A fase de avaliação das propriedades métricas da versão adaptada contou com a participação de 888 estudantes do primeiro ano de 24 cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba. Em relação à dimensionalidade, o modelo apresentou adequado ajuste à estrutura dimensional proposta em apenas um parâmetro, a raiz quadrática média do erro de aproximação (RMSEA=0,064). A validade de construto convergente foi evidenciada por meio das correlações entre os escores do I-IVU e as variáveis autoestima, vivências acadêmicas, renda familiar mensal e pontuação obtida para ingresso no curso. A validade de construto por grupos conhecidos foi confirmada pela comparação de médias das dimensões do I-IVU entre grupos definidos pelas variáveis sexo, cor da pele, possuir uma graduação e curso dos sonhos. A reprodutibilidade teste-reteste confirmou a estabilidade temporal do instrumento e a consistência interna foi adequada (α= 0,93), indicando a confiabilidade do I-IVU. Concluiu-se8 que o processo de adaptação transcultural do I-IVU foi realizado com êxito, que a versão adaptada apresentou boas propriedades métricas e pode ser utilizada como ferramenta para avaliação da integração à vida universitária de estudantes ingressantes no Brasil.The integration to the college life is a process that deserves special attention, because it is related to the academic acting and to the students' health. The Integration into college life inventory (I-IVU) is a Puerto Rican instrument, in Spanish language, composed by 60 items distributed in four dimensions, with five options of answers, that evaluates the integration of the freshman student to the college life. This study had as general objectives to accomplish the transcultural adaptation of the I-IVU and to evaluate metric properties of the adapted version for the use in Brazil. It was about a methodological study that it was held through two great phases: the transcultural adaptation of the I-IVU and the validation of the inside structure of the adapted version. The process of transcultural adaptation was developed according to the recommendations of the international and national literatures: translation, evaluation by a committee of judges, back-translation, semantics evaluation and pre-test. The evaluation of the metric properties was accomplished through the validity and reliability. Face and content validities and the construct validities: dimensional, convergent and known groups. The reliability was analyzed through the test-retest and the inside consistence. In the process of transcultural adaptation of the I-IVU for the Brazilian Portuguese, the adapted version presented the semantics, idiomatic, conceptual and cultural equivalences, the face and content validities. The evaluation phase of the metric properties of the adapted version had the participation of 888 students of the first year of 24 degree courses of the Triângulo Mineiro Federal University, campus Uberaba. In relation to the dimensionality, the model presented appropriate adjustment to the dimensional structure proposed in just a parameter, the Root Mean Square Error of Aproximation (RMSEA=0,064). The validity of convergent construct was evidenced through the correlations among the scores of the I-IVU and the variables self-esteem, academic experiences, family monthly income and punctuation obtained to enter in the course. The construct validity for known groups was confirmed by the comparison of I-IVU dimensions between groups defined by the variables gender, skin color, having a graduation and course of the dreams. The reproductibility of the test-retest confirmed the temporary stability of the instrument and the inside consistence was appropriate (α=0,93), indicating the reliability of the I-IVU. It got to the conclusion that the process of transcultural adaptation of the I-IVU was10 accomplished with success and that the adapted version presented good metric properties and it can be used as a tool for evaluation of the integration of freshman students to the college life in Brazil.La integración a la vida universitaria es un proceso que merece atención especial, pues está relacionada al desempeño académico y a la salud de los estudiantes. El Inventario para la integración a la vida universitaria (I-IVU) es un instrumento puertorriqueño, de idioma español, compuesto por 60 ítems distribuidos en cuatro dimensiones, con cinco opciones de respuesta, que evalúa la integración a la vida universitaria de estudiantes ingresantes. Este estudio tuvo como objetivos generales realizar la adaptación transcultural del I-IVU y evaluar las propiedades métricas de la versión adaptada para utilización en Brasil. Se refiere a un estudio metodológico que fue conducido por medio de dos grandes fases: la adaptación transcultural del I-IVU y la validación de la estructura interna de la versión adaptada. El proceso de adaptación transcultural fue desarrollado de acuerdo con las recomendaciones de las literaturas internacional y nacional: traducción, evaluación por un comité de jueces, retrotraducción, evaluación semántica y pre test. La evaluación de las propiedades métricas fue realizada por medio de la validez y de la confiabilidad. Fueron evaluadas las valideces aparentes y de contenido y las valideces del constructo: dimensional, convergente y por grupos conocidos. La confiabilidad fue analizada a través del test-retest y de la consistencia interna. En el proceso de adaptación transcultural del I-IVU para el portugués brasileño, la versión adaptada presentó las equivalencias semántica, idiomática, conceptual y cultural, las valideces aparentes y de contenido. La fase de evaluación de las propiedades métricas de la versión adaptada contó con la participación de 888 estudiantes del primer año de 24 cursos de graduación de la Universidad Federal del Triángulo Minero, campus Uberaba. En relación a la dimensionalidad, el modelo presentó adecuado ajuste a la estructura dimensional propuesta en sólo un parámetro, la raíz cuadrática media del error de acercamiento (RMSEA=0,064). La validez de constructo convergente fue evidenciada por medio de las correlaciones entre los escores del I-IVU y las variables autoestima, vivencias académicas, renta familiar mensual y puntuación obtenida para ingreso en el curso. La validez del constructo por grupos conocidos fue confirmada por la comparación de medias de las dimensiones del I-IVU entre grupos definidos por las variables sexo, color de la piel, poseer una graduación y curso de los sueños. La reprodutibilidad testretest confirmó la estabilidad temporal del instrumento y la consistencia interna fue adecuada12 (α=0,93), indicando la confiabilidad del I-IVU. Se concluyó que el proceso de adaptación transcultural del I-IVU fue realizado con éxito, que la versión adaptada presentó buenas propiedades métricas y puede ser utilizada como herramienta para evaluación de la integración de estudiantes ingresantes a la vida universitaria en Brasil.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdePEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje04100453817http://lattes.cnpq.br/1609333755086008CARLETO, Cintia Tavares2018-01-31T19:12:53Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfCARLETO, Cintia Tavares. Adaptação transcultural e evidências de validade da versão brasileira do Inventário de integração à vida universitária (I-IVU). 2017. 202f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/475porALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, p. 3061-8, 2011. ALMEIDA, L. S.; ARAÚJO, A. M.; MARTINS, C. Transição e adaptação dos alunos do 1º ano: variáveis intervenientes e medidas de atuação. In: ALMEIDA, L. S.; VIEIRA DE CASTRO, R. (Org.). Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do 1º ano. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2016. p. 146-64. ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, nov. 2002. ASSIS, M. D. et al. Adaptação à universidade no processo de migração e sofrimentos psíquicos. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO, 14, ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 15: a construção do conhecimento no cotidiano acadêmico: práticas e reflexões, 25 a 29 de novembro de 2013, João Pessoa. Anais... [online]. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/6CCHLADPPROBEX2013110.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2017. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Uberlândia, MG, 2016. BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária. PSICO, Porto Alegre, v. 43, n. 2, 174-84, 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7870>. Acesso em: 03 jul. 2017. BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, A. C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 4, n. 1-2, 153-66, 2003. BEATON, D. E. et al. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, Hagerstown, v. 25, n. 24, p. 3186-91, 2000. BEATON, D. E. et al. Recommendations for the cross-cultural adaptation of the DASH & QuickDASH Outcome Measures. ed. rev. Toronto: Institute for Work &Health, 2007. 45 p. Disponível em: <http://www.dash.iwh.on.ca/sites/dash/files/downloads/cross_cultural_adaptation_2007.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2016. BEAVERS, A. S. et al. Practical Considerations for Using Exploratory Factor Analysis in Educational Research. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 18, n. 6, p. 1-13, mar. 2013. Disponível em: <http://pareonline.net/pdf/v18n6.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017. BEYERS, W.; GOOSSENS, L. Psychological separation and adjustment to university: moderating effects of gender, age, and perceived parenting style. Journal of Adolescent Research, Newbury Park, v. 18, n. 4, p. 363-82, 2003. Disponível em: <http://journals.sagepub.com.ez33.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/07435584030180 04003>. Acesso em: 14 ago. 2017. BLAND, J. M.; ALTMAN, D. G. Statistics notes: Cronbach’s alpha. British Medical Journal, Londres, v. 314, n. 7080, p. 572, 1997. BORSA, J. C.; DAMASIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 423-32, 2012. BRASIL. DECRETO nº 9.034, de 24 de abril de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), n. 77, Seção 1, p. 1, 24 abr. 2017. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino superior. A democratização e expansão da educação superior no país: 2003 – 2014. (Balanço Social 2003-2014) Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762- balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192>. Acesso em: 10 mar. 2017. ______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), n. 12, Seção 1, p. 59, 13 jun. 2013. BUZELI, C. P.; COSTA, A. L. R. C.; RIBEIRO, R. L. R. Promoção da Saúde de Estudantes Universitários: contribuições da Terapia Comunitária. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, v. 3, n. 1, p. 332-42, 2012. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5555759.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017. BYRD, D. A. R.; MCKINNEY, K. J. Individual, interpersonal, and institutional level factors associated with the mental health of college students. Journal of American College Health, New York, v. 60, n. 3, p. 185-92, 2012. CALLCOTT, D. et al. "Network teach": how a student led organization supports the transition to university. The Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 39, n. 8, p. 1-13, 2014. Disponível em:<http://ro.ecu.edu.au/ajte/vol39/iss8/8/>. Acesso em: 27 out. 2017. CARLOTTO, R. C.; TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G. Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 3, p. 421-32, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 82712015000300421&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jul. 2017. CASTELLÁ SARRIERA, J. C. et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 163-72, dez. 2012. CASTRO, A. K. S. S.; TEIXEIRA, M. A. P. Evasão universitária: modelos teóricos internacionais e o panorama das pesquisas no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 32, n. 79, p. 9-17, 2014. CHAO, R. C. Managing perceived stress among college students: The roles of social support and dysfunctional coping. Journal of College Counseling, Medford, v.15, n. 1, p. 5-21, 2012. COHEN, J. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. 2.ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 1988. COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. 35 p., 1996. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/wpcontent/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas- 1996.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017. CORREA, R. D. et al. Medicina como nova graduação: motivações, dificuldades e expectativas. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 226-33, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 55022016000200226&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 ago. 2017. COSTA, E. S.; LEAL, I. Estratégias de coping e adaptação à vida acadêmica em estudantes universitários da cidade de Viseu. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE, 6, 2006. Actas... Faro: Universidade do Algarve, 2006. Disponível em: <http://www.isabelleal.com/portals/1/pdfs/livros_actas/estrategias%20de%20coping%20e%20adapartacao%20da %20vida%20academica%20v%20.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017. COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R. Salvador: EDUFBA, 2008. 268 p. CUNHA, C. M. Patiente Activation Measure (PAM): adaptação e validação das versões de 22 e de 13 itens em uma amostra de brasileiros com doenças crônicas. 2016. 197f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11102016-152746/pt-br.php>. Acesso em: 23 out. 2017. CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 215-24, dez. 2005. DANTAS, R. A. S. Adaptação cultural e validação do Questionário de Senso de Coerência de Antonovsky em uma amostra de pacientes cardíacos brasileiros. Ribeirão Preto, 115 f. Tese (Livre-Docência) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.uc.pt/en/fmuc/phdhs/Courses/HealthandDevelopment/LIVRE-137 DOCA_NCIA_ROSANA_APARECIDA_SPADOTI_DANTAS_1_.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2016. DEMETRIOU, C.; SCHMITZ-SCIBORSKI, A. Integration, motivation, strengths and optimism: retention theories past, present and future. In: HAYES, R. (Org.), National symposium on student retention, 7, 2011. P. 300-12, Charleston. Norman, OK: Universidade de Oklahoma, 2011. Anais... Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Integration-Motivation-Strengths-and-OptimismRete-Demetriou-Schmitz-Sciborski/909d94498abfe9d8606994c319509f43ac6b06fa>. Acesso em: 24 out. 2017. DIAZ PERALTA, C. Modelo conceptual para la desercion estudiantil universitaria chilena. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 34, n. 2, p. 65-86, 2008. DICIONÁRIO Aurélio de Português Online. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/integracao>. Acesso em: 26 mar. 2017. DINI, G. M.; QUARESMA, M. R.; FERREIRA, L. M. Adaptação cultural e validação da versão brasileira da Escala de Autoestima de Rosenberg. Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 41-52, 2004. DINIZ, A. M.; ALMEIDA, L. S. Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação. Análise Psicológica, Lisboa, v. 23, 461-76, 2005. DISABKIDS GROUP. Translation and validation procedure: guidelines and documentation form. Leiden, 2004. 13 p. Disponível em: <http://sefea54d11f3c1641.jimcontent.com/download/version/1381846711/module/64698410 80/name/Translation_Procedure.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016. DONOSO, S.; SCHIEFELBEIN, E. Análisis de los Modelos Explicativos de retención de Estudiantes en la Universidad: Una Visión desde la desigualdad social. Estudios Pedagógicos, v. 33, n. 1, p. 7-27, 2007. DYSON, R.; RENK, K. Freshmen adaptation to university life: depressive symptoms, stress, and coping. Journal of Clinical Psychology, Hoboken, v. 62, n. 10, p. 1231–44, 2006. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jclp.20295/abstract>. Acesso em: 18 out. 2016. FAGUNDES, C. V. Transição ensino médio–educação superior: qualidade no processo educativo. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v.3, n.1, jul. 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/viewFile/11212/8108>. Acesso em: 03 mar. 2017. FAGUNDES, C. V.; LUCE, M. B.; ESPINAR, S. R. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 635-70, 2014. FAYERS, P. M.; MACHIN, D. Scores and measurements: validity, reliability, sensitivity. In: ______. Quality of life: the assessment, analysis, and interpretation of patient-reported outcomes. 2. ed. Hoboken: J. Wiley & Sons; 2007. cap. 4, p. 77-108. FEIJOO, A. M. L. C. A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. 64 p. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017. FERRAZ, M. F.; PEREIRA, A. S. A dinâmica da personalidade e o homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 149-64, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645- 00862002000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. FERREIRA, M. B. G. Adaptação cultural e validação do instrumento The Barriers to Research Utilization Scale: versão para o português brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-24022016-190316/>. Acesso em: 20 jul. 2016. FERRER, M. et al. Validity and reability of the St Geroge’s Respiratory Questionaire after adaptation to a different language and culture: the spanish example. The European Respiratory Journal, Sheffield, v. 9, n. 6 p. 1160-6, 1996. FIOR, C. A.; MERCURI, E.; SILVA, D. Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 81- 9, abr. 2013. GRANADO, J. I. F. et al. Integração acadêmica de estudantes universitários: contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, Covilha, v. 4, n. 2, p. 31-41, dez. 2005. GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; POLYDORO, S. A. J. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicologia Ensino & Formação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 85-96, 2010. GUILLEMIN, F. Cross-cultural adaptation and validation of health status measures. Scandinavian Journal of Rheumatology, Stockholm, v. 24, n. 2, p. 61-3, feb. 1995. GUILLEMIN, F.; BOMBARDIER, C.; BEATON, D. Cross-cultural adaptation of healthrelated quality of life measures: literature review and proposed guidelines. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 46, n. 12, p. 1417-32, dec. 1993. HEITOR, S. F. D. et al. Tradução e adaptação cultural do questionário sobre motivo das escolhas alimentares (Food Choice Questionnaire – FCQ) para a língua portuguesa. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 8, p. 2339-46, 2015. HERDMAN, M.; FOX-RUSHBY, J.; BADIA, X. A model of equivalence in the cultural adaptation of HRQoL instruments: the universalist approach. Quality of Life Research, Amsterdam, v. 7, n. 4, p. 323-35, 1998. HERRERO, J.; GRACIA, E. Predicting social integration in the community among college students. Journal of Community Psychology, Hoboken, v. 32, n. 6, p. 707-20, 2004. HOSS, M.; CATEN, C. S. Processo de validação interna de um questionário em uma survey research sobre ISO 9001:2000. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 104-19, 2010. HUTZ, C. S.; ZANON, C.; VAZQUEZ, A. C. Escala de Autoestima de Rosenberg. In: HUTZ, C. S. (Org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: ArtMed, 2014. p. 85- 94. IGUE, E. A.; BARIANI, I. C. D.; MILANESI, P. V. B. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 155-64, dez. 2008. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: características gerais da população. Rio de Janeiro, 2012. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2015: os desafios para acelerar o ritmo e a direção da expansão da educação superior em sintonia com o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2015/Apresent acao_Censo_Superior_2015.pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. ______. Censo da Educação Superior 2016: notas estatísticas. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sob re_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017. KIM, Y. M.; SEO, S. J.; LEE, J. K. Relation between university life adaptation and future aspiration of art majoring university students. Indian Journal of Science and Technology, Chennai, v. 9, n. 25, 2016. Disponível em: <http://www.indjst.org/index.php/indjst/article/view/97203>. Acesso em: 12 set. 2016. KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 3. ed. The Guilford Press: New York, 2010. 428p. LEMOS, T. H. Escala de avaliação da vida acadêmica: estudo de validade com universitários da Paraíba. 110f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2010. LONDONO PEREZ, C. Optimismo y salud positiva como predictores de la adaptación a la vida universitária. Acta Colombiana de Psicología, Bogotá, v. 12, n. 1, p. 95-107, jan. 2009. MACCALUM, R. C.; BROWNE, M. W.; SUGAWARA, H. M. Power analysis and determination of sample size for covariance structure modeling. Psychological Methods, Washington, v. 1, n. 2, p. 130-49, 1996. MAGALHÃES, M. O. Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 215-26. 2013. MARÔCO, J. Regressão linear e path analysis. In: ______. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Pêro Pinheiro: Report Number, 2010. cap. 9, p. 106. MARÔCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, Lisboa, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2006. MARTÍNEZ TORRES, L. N. Construcción y validación de un instrumento para medir la integración a la vida universitaria de estudiantes de nuevo ingreso de una universidad privada de Puerto Rico. 2013. Tese (Doutorado en Educación) - Escuela de Educación, Universidad Metropolitana, Porto Rico, 2013. MARTÍNEZ TORRES, L. N.; GONZÁLEZ DE LA CRUZ, A. University Life Adaptation: Construction and Validation of a Measurement Instrument. International Journal of Educational Excellence, San Juan, v. 1, n. 1, p. 77-92, 2015. MEDINA CASTRO, M. E. Adaptação transcultural e validação do instrumento genérico da mensuração de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde, DISABKIDS 37, para crianças e adolescentes mexicanos com doenças crônicas e seus pais ou cuidadores: fase I Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-13082007-150254/pt-br.php>. Acesso em: 25 jul. 2016. MERIANOS, A. L. et al. The impact of self-esteem and social support on college students' mental health. American Journal of Health Studies, Silver Spring, v. 28, n. 1, p.27-35. 2013. MOGNON, J. F.; SANTOS, A. A. A. Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 227-37, dez. 2013. MOTA, D. D. C. F.; PIMENTA, C. A. M. Avaliação e mensuração de variáveis psicossociais: desafio para pesquisa e clínica de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 309-14, 2007. MYERS, N. D.; AHN, S.; JIN, Y. Sample size and power estimates for a confirmatory factor analytic model in exercise and sport: a Monte Carlo approach. Research Quarterly for Exercise and Sport, Washington, v. 82, n. 3, p. 412-23, 2013. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02701367.2011.10599773>. Acesso em: 12 jul. 2017. NATIVIDADE, J. C.; BARROS, M. C.; HUTZ, C. S. Influência da flexão de gênero dos adjetivos em instrumentos psicológicos em português. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 11, n. 2, p. 259-64, ago. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712012000200011>. Acesso em: 04 jul. 2017. NUNES, S. P. H. Validação do instrumento DISABKIDS®-37 para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-30032015- 185317/pt-br.php>. Acesso em: 12 set. 2016. OLAVE-ARIAS, G.; ROJAS-GARCÍA, I.; CISNEROS-ESTUPIÑÁN, M. Deserción universitaria y alfabetización académica. Educación y Educadores, Bogotá, v. 16, n. 3, p. 455-71, 2013. Disponível em: < http://www.redalyc.org/html/834/83429830004/>. Acesso em: 13 jun. 2017. OLIVEIRA, C. T.; DIAS, A. C. G. Dificuldades na trajetória universitária e rede de apoio de calouros e formandos. Psico, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 187-97, abr.-jun. 2014. OLIVEIRA, C. T.; SANTOS, A. S.; DIAS, A. C. G. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 43-53, jun. 2016. OLIVEIRA, N. R. C.; PADOVANI, R. C. Saúde do estudante universitário: uma questão para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 995-6, 2014. OLIVEIRA, R. E. C.; MORAIS A. Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.24, n.57, p.547-68, 2015. PACICO, J. C. Como é feito um teste? In: HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015. PASCARELLA, E.T.; TERENZINI, P.T. How college affects students: a third decade of research. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2005. v. 2, p. 571- 626. PASQUALI, L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/IABAPP, 1999. 306 p. ______. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 992-9, 2009. ______. Teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 400 p. ______. Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e na Educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 397p. PAWLOWSKI, J.; TRENTINI, C. M.; BANDEIRA, D. R. Discutindo procedimentos psicométricos a partir da análise de um instrumento de avaliação neuropsicológica breve. PsicoUSF, Itatiba, v. 12, n. 2, p. 211-9, 2007. PELEGRINO, F. M. Adaptação cultural e validação do instrumento Duke Anticoagulation Satisfaction Scale (DASS): versão para brasileiros em uso de anticoagulação oral. Ribeirão Preto, 2009. 168f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08062009- 113803/pt-br.php>. Acesso em: 01 ago. 2016. PEREIRA, A. S. et al. Principais características dos alunos retidos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo. Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 238-59, maio 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n2p238/31661>. Acesso em: 20 out. 2017. POLIT, D. F.; BECK, C. T. Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 669 p. POLIT, D.; BECK, C.; HUNGLER, B. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed. 488 p. 2004. POLYDORO, S. A. J. et al. Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior. Psico-USF, Itatiba, v. 6, n. 1, p. 11-7, jun. 2001. POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000219642>. Acesso em: 10 maio 2016. PORTA-NOVA, R.; FLEMING, M. Vivências acadêmicas, competências pessoais e saúde mental em estudantes de ciências da saúde. Psicologia, Lisboa, v. 23, n. 1, p. 165-83, 2009. RAN, M. S. et al. Predictors of mental health among college students in Guam: implications for counseling. Journal of Counseling & Development, Medford, v. 94, p.344-55, 2016. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jcad.12091/full>. Acesso em: 20 out. 2016. REICHENHEIM, M. E.; MORAES, C. L. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 665-73, 2007. RIVERA, M. C. A. La transición a la vida universitária: éxito, fracaso, cambio y abandono. In: ENCUENTRO NACIONAL DE DOCENTES UNIVERSITARIOS CATÓLICOS, 4, 2003, Buenos Aires. Tabla total de trabajos y conferencias de todos los ENDUCs ordenados por títulos y año del ENDUC. Buenos Aires: CEPAU, 2015. Disponível em: <http://www.alfaguia.org/alfaguia/files/1319733023_12.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2016. ROGRIGUEZ GONZALEZ, M. S. et al. The Student Adaptation to College Questionnaire (SACQ) for use with spanish students. Psychological Reports, Thousand-Oaks, v. 111, n. 2, p. 624-40, 2012. SANCHEZ, J. E.; USINGER, J.; THORNTON, B. W. Predictive variables of success for latino enrollment in higher education. Journal of Latinos and Education, San Bernardino, v. 14, p. 188–201, 2015. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15348431.2014.973565>. Acesso em: 02 set. 2017. SANTOS, A. A. A. et al. Avaliação da integração do aluno ao ensino superior no contexto brasileiro. In: SANTOS, A. A.A. et al. Perspectivas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. cap. 7, p. 165-88. SANTOS, A. A. A.; SUEHIRO, A. C. B. Instrumentos de avaliação da integração e da satisfação acadêmica: estudo de validade. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación, La Coruna, v. 14 n. 1, p. 107-19, 2007. SANTOS, A. S.; OLIVEIRA, C. T.; DIAS, A. C. G. Características das relações dos universitários e seus pares: implicações na adaptação acadêmica. Psicologia Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 150-63, abr. 2015. SANTOS, M. C. et al. Eficácia adaptativa: produção científica brasileira (2002/2012). Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 6, n. 2, p. 84-94, dez. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 34822013000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2017. SCHLEICH, A. L. R. Integração na educação superior e satisfação acadêmica de estudantes ingressantes e concluintes. 2006. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: <https://www.escience.unicamp.br/pes/admin/projetos/documentos/documento_5101_Schleich,AnaLuciaRig hi.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2016. SENKEVICS, A. S. Cor ou raça nas instituições federais de ensino superior: explorando propostas para o monitoramento da Lei de Cotas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. (Textos para discussão: 42). Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/COR+OU+RA%C3%87A+NAS+INSTI TUI%C3%87%C3%95ES+FEDERAIS+DE+ENSINO+SUPERIOR+- +Explorando+propostas+para+o+monitoramento+da+Lei+de+Cotas/b4034fb5-5d61-4e87- b42a-f42d34421794?version=1.2>. Acesso em: 03 ago. 2017. SERRANO, P. M. Adaptação Cultural da Hardiness Scale (HS). 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-11012010- 121444/pt-br.php>. Acesso em: 19 ago. 2016. SIDELINGER, R. J.; FRISBY, B. N.; HEISLER, J. Students' out of the classroom communication with instructors and campus services: exploring socialintegration and academic involvement. Learning and Individual Differences, Amsterdam, v. 47, p.167-71, 2016. SILVA, J. A.; RIBEIRO FILHO, N. P. Avaliação e mensuração da dor: pesquisa, teoria e prática. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2006. 467 p. SILVA, L. M. C. et al. Elaboração e validação semântica de um instrumento de avaliação da transferência do tratamento diretamente observado como política de controle da tuberculose. Revista Panamericana de Salud Pública, Washington, v. 38, n. 2, p. 129-35, 2015. SIMON, R. Psicologia clínica preventiva: novos fundamentos. São Paulo: EPU, 1989. 144 p. SOARES, A. B. et al. Intelligence and social competence in university adaptation. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 30, n. 3, p. 317-28, set. 2013. SOARES, A. B.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, Lisboa, v. 33, n. 2, p. 139- 51, 2015. SOARES, A. P. S.; ALMEIDA, L. S.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Académicas: versão integral (QVA) e versão reduzida (QVA-r). In: SIMÕES, M. R. et al. Avaliação psicológica: instrumentos validados para a população portuguesa. Lisboa: Quarteto, 2006. p. 101-20. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12110/1/QVA%26QVAr%2C%202006 .pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016. SOLBERG, V. S. et al. Self-Efficacy and hispanic college students: validation of the College Self-Efficacy Instrument. Hispanic Journal of Behavioral Sciences, Stanford, v. 15 n. 1, p. 80-95, 1993. SOUSA, L. E. E. M. Um olhar sobre o aluno ingressante no ensino superior de um campus tecnológico: perfil e expectativas. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 11, n. 3, p. 1-22. 2017. Disponível em: <http://rica.unibes.com.br/index.php/rica/article/viewArticle/767>. Acesso em: 01 set. 2017. STEBLETON, M. J.; SORIA, K. M.; HUESMAN JUNIOR, R. L. First‐generation students' sense of belonging, mental health, and use of counseling services at public research universities. Journal of College Counseling, Medford, v. 17, n. 1, p. 6-20, 2014. STREINER, D. L. Starting at the beginning: an introduction to coefficient alpha and internal consistency. Journal of personality assessment, Hillsdale, v. 80, n. 1, p. 99-103, 2003. SULKOWSKI, M. L.; JOYCE, D. J. School psychology goes to college: the emerging role of school psychology in college communities. Psychology in the Schools, Medford, v. 49, n. 8, p. 809-815, 2012. TAVAKOL, M.; DENNICK, R. Post-examination analysis of objective tests. Medical Teacher, Basingstoke, v. 33, n. 6, p. 447-58, 2011. TAVARES, D. M. Adaptação ao ensino superior e otimismo em estudantes do 1º ano. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012. Disponível em: <http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3617/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Daniela%20 Tavares%20-%20FINAL.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016. TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. TEIXEIRA, M. A. P.; CASTRO, G. D.; PICCOLO, L. R. Adaptação à Universidade em Estudantes Universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 11, n. 2, p. 211-20, 2007. TERWEE, C. B. et al. Quality criteria were proposed for measurement properties of health status questionnaires. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 60, n. 1, p. 34-42, 2007. TIBBETTS, Y. et al. Affirming independence: exploring mechanisms underlying a values affirmation intervention for first-generation students. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 110, n. 5, 635-59, 2016. TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, New York, v. 45, n. 1, 89-125, 1975. ______. Research and practice of student retention: what next? Journal of College Student Retention, Thousand Oaks, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2007. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Campus Universitário de Iturama. Uberaba, 2017a. Disponível em: <http://uftm.edu.br/campusiturama>. Acesso em: 13 ago. 2017. ______. Cursos. Uberaba, 2017b. Disponível em: <http://uftm.edu.br/cursos>. Acesso em: 13 ago. 2017. ______. Histórico. Uberaba, 2016. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/historico>. Acesso em: 13 ago. 2017. ______. Ingresso. Uberaba, 2017c. Disponível em: < http://www.uftm.edu.br/graduacao>. Acesso em: 13 ago. 2017. ______. Licenciatura em Educação no Campo. Uberaba, 2017d. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/licenciatura-em-educacao-do-campo>. Acesso em: 10 jan. 2017. ______. Pró-Reitoria de Ensino. Departamento de Registro e Controle Acadêmico. Evasão na UFTM. 2015a. ______. Pró-Reitoria de Ensino. Núcleo de Processo Seletivo Discente. Análise comparativa dos ingressos por vestibular e Sisu. 2015b. VENDRAMINI, C. M. M. et al. Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA). Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 9, n. 2, p. 259- 68, ago. 2004. WILES, J. M.; CHECHI, P.; DIAS, A. C. G. Fatores promotores e inibidores na adaptação à universidade. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIFRA, 14: responsabilidade socioambiental, 10 a 12 de novembro de 2010, Santa Maria. Anais... [online]. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/sepe2010/2010/Trabalhos/humanas/Completo/4882.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017. WOOSLEY, Sherry A.; SHEPLER, Dustin K. Understanding the early integration experiences of first-generation college students. College Student Journal, Chula Vista, v. 45, n. 4, p. 700-14, 2011.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-03-21T18:35:35Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:46.103197Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186155210473472