Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Diálogos interculturais na formação de uma professora de ciências do campo: estudo em uma comunidade tradicional Geraizeira em Rio Pardo de Minas, MGEducação Intercultural.Pedagogia da Alternância.Educação do Campo.Educação em Ciências.Intercultural Education.Alternation Pedagogy.Rural Education.Science Education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e insere-se dentro das investigações desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC). Em um contexto de educação intercultural, o objetivo foi investigar de que forma a educação intercultural, por meio de diálogos interculturais focados no ensino de ciências, se faz presente no percurso formativo e vivências (na universidade e na comunidade) de uma aluna do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo) da UFTM. Relacionado a este objetivo, também buscamos refletir sobre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos derivados da construção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolvendo a prática de cafés sombreados por Geraizeiros da comunidade de Pindaíba e, os diálogos interculturais que possam surgir desta prática. Em observância às diretrizes teórico-pedagógicas da chamada “Pedagogia da Alternância” foram analisados os momentos em que tais diálogos ilustram valores, afetos, conflitos e contradições vividas pela licencianda. Desta forma, localizar e aprofundar esses momentos de construção do conhecimento, no contexto da Lecampo, torna-se importante para que o futuro professor identifique em suas raízes a superação de barreiras ao se deparar com o conhecimento científico, a fim de vislumbrar seus direitos como pertencente aos povos do campo e se reconhecer em um processo formativo intercultural crítico. A metodologia adotada nesta pesquisa qualitativa pauta-se de um estudo de caso do tipo etnográfico (etnografia escolar) envolvendo a observação, construção de caderno de campo, entrevistas e análise de um trabalho de conclusão de curso elaborado pela participante da pesquisa, oriunda de uma comunidade tradicional da região norte de Minas Gerais. Como resultados encontrados percebemos que a vivência e compartilhamento de conhecimentos tradicionais em uma comunidade é uma dinâmica muito presente entre os moradores e são compartilhados de geração para geração, como presenciado no cultivo de café sombreado, produção de rapadura, processos de melhoramento da cachaça, quintal agroecológico, entre outros. Ao conhecer a comunidade foco de nossa pesquisa, Pindaíba, ficou nítida a percepção da vivência religiosa, a qual sustenta muitas das crenças manifestadas pelos moradores e influenciam diretamente nas práticas tradicionais locais. Outro ponto a ser considerado foi que a dinâmica da Pedagogia da Alternância pode ser um fator decisivo para a inclusão e o despertar do desejo dos moradores do campo em cursar um nível superior. Por fim, concluímos que o reconhecimento em que a valorização se manifesta pela experiência entre espaços e tempos permite a construção de pontes entre os conhecimentos tradicionais em diálogo com os conhecimentos científicos construídos na escola/universidade e maximizados pela dinâmica da Pedagogia da Alternância.This research is located in the Graduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) and is part of the investigations developed by the Study and Research Group on Interculturality and Science Education (GEPIC). In a context of intercultural education, the objective was to investigate how intercultural education, through intercultural dialogues focused on science teaching, is present in the training course and experiences (at the university and in the community) of a student in the Degree in Rural Education (Lecampo) at UFTM. Related to this objective, we also seek to reflect on traditional knowledge and scientific knowledge derived from the construction of a Course Conclusion Work (TCC) involving the practice of shaded coffees by Geraizeiros from the Pindaíba community and the intercultural dialogues that may arise from this practice. In compliance with the theoretical and pedagogical guidelines of the so-called “Pedagogy of Alternation”, the moments in which such dialogues illustrate values, affections, conflicts and contradictions experienced by the graduate student were analyzed. Thus, locating and deepening these moments of knowledge construction, in the context of Lecampo, becomes important for the future teacher to identify in his roots the overcoming of barriers when faced with scientific knowledge, in order to glimpse his rights as belonging to the peoples of the countryside and recognize themselves in a critical intercultural formative process. The methodology adopted in this qualitative research is based on a case study of the ethnographic type (school ethnography) involving observation, construction of a field notebook, interviews and analysis of a course conclusion work prepared by the research participant, originating from a traditional community in the northern region of Minas Gerais. As results found, we realize that the experience and sharing of traditional knowledge in a community is a very present dynamic among residents and is shared from generation to generation, as witnessed in the cultivation of shaded coffee, rapadura production, cachaça improvement processes, backyard agroecological, among others. Upon meeting the community that is the focus of our research, Pindaíba, the perception of religious experience became clear, which supports many of the beliefs expressed by residents and directly influences local traditional practices. Another point to be considered was that the dynamics of Pedagogy of Alternation can be a decisive factor for the inclusion and awakening of the desire of rural residents to study at a higher level. Finally, we conclude that the recognition in which the valorization is manifested by the experience between spaces and times allows the construction of bridges between traditional knowledge in dialogue with the scientific knowledge built at the school / university and maximized by the dynamics of Pedagogy of Alternation.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKATO, Danilo Seithi21568438800http://lattes.cnpq.br/8887588890591886COLOMBO, Daniela Corsino Sandron2022-05-11T18:06:35Z2020-03-062022-05-11T18:06:35Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T17:52:32Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:46.680052Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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