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Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Variação linguística e ensino: o fenômeno da concordância verbal no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Orlândia-SPVariação linguística e ensino.Concordância Verbal.Tópico gramatical.Sociolinguística e ensino.Linguistic variation and teaching.Verbal agreement.Grammatical topic.Sociolinguistic and teaching.Teoria e Análise LinguísticaEducaçãoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da unidade local Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, buscou investigar o fenômeno da concordância verbal (sujeito-verbo) de primeira e terceira pessoas em textos produzidos por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II, da cidade de Orlândia-SP, e, a partir do resultado dessa análise, produzir um material de apoio destinado aos alunos, que os auxilie na reflexão e compreensão do fenômeno da concordância verbal (CV). Para isso, elaboramos e aplicamos uma proposta de redação aos alunos participantes da pesquisa. A partir da produção escrita, foram observadas a ausência e a presença das marcas de CV, levando em conta os fatores linguísticos propostos por Naro e Lemle (1977), Rodrigues (1987), Naro e Scherre (1999), Naro e Scherre (2003), Monte (2012) e Vieira e Brandão (2014), que as condicionaram: posição do sujeito, distância entre o sintagma nominal e o verbo, animacidade do sujeito, grau de saliência fônica, ausência ou presença de sujeito pronominal e a ausência ou presença de pronome relativo QUE. Após análises e com base nos resultados, como proposta de intervenção, houve a elaboração de um Caderno de Atividades reflexivas sobre esse fenômeno gramatical. Algumas das propostas desenvolvidas foram aplicadas durante as aulas no sexto ano e sua aplicação foi descrita nesta dissertação. Nossa intenção foi evidenciar que o Caderno de Atividades produzido pode contribuir no cotidiano do trabalho do professor em sala de aula e complementar o material didático utilizado pelos alunos nas aulas de língua portuguesa.This research was developed on the Professional Master’s degree in Portuguese (Profletras) at the “Universidade Federeal do Triângulo Mineiro” (UFTM), Uberaba Campus, promoted by CAPES. That researched the phenomenon of verbal agreement (subject – verb) on the first and third persons in texts produced by students of the sixth grade at a middle school in the town of Orlândia, Sao Paulo State. In addition, based on the result of these analyses, to produce a support content destined to students, which helps on the consideration and comprehension of this verbal agreement (CV). In that case, we developed and applied an essay proposal to the students participating on the research. Based on a written production, it was observed the lack and the presence of the CV marks, taking into consideration the linguist facts, proposed by Naro and Lemle (1977), Rodrigues (1987), Naro and Scherre (1999), Nero and Scherre (2003), Monte (20120 and Vieira and Brandão (2014). Who stated them as: position of the subject, distance between the noun phrase and the verb, the subject`s animacy, the degree of the phonetic salience, lack or presence of the pronominal subject and the lack or presence of the relative pronoun “QUE”. After the analyses, and based on the results, as an intervention proposal, there was the collaboration of a reflexive activities notebook about this grammatical phenomenon. Some of the activities developed were applied during the Portuguese classes of the sixth grade; its application was described in this dissertation. Our aim was to show clearly that the activities notebook produced can contribute to the teacher`s daily work in the classroom and complement the teaching tools used by the students during their Portuguese classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalBARBOSA, Juliana Bertucci28653148809http://lattes.cnpq.br/2428313303884670RISSATO, Carla Balan2018-06-08T16:36:48Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRISSATO, Carla Balan. Variação linguística e ensino: o fenômeno da concordância verbal no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Orlândia-SP. 2018. 156f. 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