Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_f8445ec95716da65fdd23e010b4e4960
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/886
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling A utilização de recursos computacionais para o ensino da matemática financeira no ensino médioMatemática financeira.Educação básica.Softwares livres.Planilhas eletrônicas.Financial mathematics.Basic education.Free softwares.Spreadsheets.MatemáticaO objetivo deste trabalho e buscar estratégias que possam atrair a atenção dos alunos na busca de novos conhecimentos, contribuindo para se tornarem cidadãos críticos, diante do mundo explorador em que vivemos. A escolha do tema matemática financeira foi feita pensando em duas situações: a primeira, porque, hoje em dia, estamos cercados de transações comerciais em que as pessoas visam apenas obter lucro na exploração do outro, e a segunda porque percebemos que esse conteúdo e estudado de maneira superficial nas escolas, colocando os alunos apenas para decorar e aplicar fórmulas, sem fazer um paralelo com as situações financeiras que os cercam, ficando, assim, um conteúdo esquecido e se tornando inútil para as tomadas de decisões nas operações financeiras futuras, as quais cada um desses alunos serão submetidos. Na atualidade, os jovens de maneira geral, vivem em meio a tantas tecnologias, e este e um dos motivos, pelo qual, nossos alunos da educação básica não estão nem um pouco preocupados com os conteúdos propostos nas escolas. Diante disso, vamos explorar cada situação envolvida no trabalho, utilizando softwares livres como o GeoGebra e o WxMaxima e as planilhas eletrônicas do software Excel, indicando recursos para que os alunos se sintam mais interpelados pelo aprendizado e usem essas tecnologias para analisar, criticar e simular as situações financeiras que os cercam, tanto em sala de aula, quanto no dia a dia.The objective of this paper is to nd strategies that can attract the attention of students in search of new knowledge, contributing to become critical citizens face the exploiter world in which we live. The subject of nancial mathematics was chosen thinking about two situations: rstly, because today we are surrounded by commercial transactions where people seek only pro t in the exploration of other, and secondly because we realize that this content is super cially studied in schools by placing the students only to memorize and to apply the formulas, without making a parallel with the nancial situations around them, thus, becoming anuseless and forgotten content for decision-making in future nancial transactions, to which each of these students will be submitted. Nowadays young people live amid so many technologies, and we believe that this is one of the reasons for which our students of basic education are not the least bit concerned about the proposed contents in schools. Facing that, we will explore each work situation, using free softwares like GeoGebra, WxMaxima and Microsoft Excel spreadsheets indicating resources for students to feel more attracted towards learning and for them to be able to use these technologies to analyze, to criticize and to simulate the nancial situations that surrounds them, both in the classroom and day-to-day.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalSOUZA, Marcela Luciano Vilela de03069201660http://lattes.cnpq.br/2939186821426667COSTA, Neilton Vieira da2019-10-23T18:49:30Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Neilton Vieira da. A utilização de recursos computacionais para o ensino da matemática financeira no ensino médio. 2015. 154f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/886porGIOVANNI, Jos e Ruy e GIOVANNI JUNIOR, Jos e Ruy - Pensar e Descobrir - S~ao Paulo - Editora FTD - 1996. [2] GIOVANNI, Jos e Ruy; BONJORNO, Jos e Roberto; GIOVANNI JUNIOR, Jos e Rui - Matem atica Completa - Volume Unico Ensino M edio - Editora FTD. [3] SMOLE, K atia Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza - Matem atica 1o ano Ensino M edio - S~ao Paulo - Editora Saraiva - 5a Edi c~ao - 2005. [4] IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David, P ERIGO, Roberto e ALMEIDA, Nilze de - Matem atica - Ci^encia e Aplica c~oes -S~ao Paulo - Editora Saraiva - 7a edi c~ao - 2013. [5] PAIVA, Manoel - Matem atica Paiva - S~ao Paulo - Editora Moderna - 2a Edi c~ao - 2013. [6] SHINODA, Carlos - Matem atica Financeira para Usu arios do Excel - S~ao Paulo - Editora Atlas - 2a Edi c~ao - 1998. [7] VIEIRA SOBRINHO, Jos e Dutra - Matem atica Financeira - Editora Atlas - S~ao Paulo- 7a Edi c~ao - 2000. [8] PUCCINI, Abelardo de Lima - Matem atica Financeira Objetiva e Aplicada - S~ao Paulo - Editora Saraiva - 6a Edi c~ao - 2000. [9] ASSAF NETO, Alexandre - Matem atica Financeira e suas Aplica c~oes - S~ao Paulo - Editora Atlas - 6a Edi c~ao - 2001. [10] AYRES, Frank Jr - Matem atica Financeira - S~ao Paulo - Editora McGraw- Hill do Brasil, ltda - 1976. [11] BRUNI, Adriano Leal; RUBENS Fam a - Matem atica Financeira com HP 12C e Excel - S~ao Paulo - Editora Atlas - 2a Edi c~ao - 2003. [12] SOUZA, Herbert Jos e Cavalcante de - Matem atica Financeira: uma aplica c~ao direta no cotidiano - Disserta c~ao de mestrado PROFMAT UFPB - Jo~ao Pessoa - 2013. [13] RIBEIRO, Evandro Concei c~ao - Um novo olhar sobre a matem atica Financeira no ensino m edio - Disserta c~ao de mestrado PROFMAT UESC - Ilh eus - 2013. [14] INSTITUTO GEOGEBRA - UESB. O que e o GeoGebra? - Dispon vel em: http://www2.uesb.br/institutogeogebra/. Acesso em: 25 de Agosto de 2015. [15] Ajuda GeoGebra 3.2 - Dispon vel em: https://static.geogebra.org/help/ docuptPT. Acesso em: 5 de Novembro de 2015. 155 [16] Introdu c~ao ao Software MAXIMA - SourceForgemaxima. sourceforge.net/docs/tutorial. Acesso em: 5 de Novembro de 2015. [17] WxMaxima: Software Livre para o ensino e aplica c~oes da matem atica- GESE gese.mucurilivre.org. Acesso em: 5 de Novembro de 2015. [18] Manual do Excel Dispon vel em: www.aprendercomastics.net. Acesso em: 13 de novembro 2015. [19] Elon Lages Lima N umeros e Fun c~oes Reais. SBM, 2013 (Cole c~ao PROFMAT). [20] Paulo Cezar Pinto Carvalho e Augusto C esar Morgado Matem atica Discreta. SBM, 2013 (Cole c~ao PROFMAT). [21] Tatiana Roque e Jo~ao Bosco Pitombeira T opicos de Hist oria da Matem atica. SBM, 2012 (Cole c~ao PROFMAT). [22] C alculo da In a c~ao no Brasil - Advfnbr.advfn.com/economia/in acao/ brasil/calculo. Acesso em: 1 de Novembro de 2015. [23] In a c~ao | IPCA | 2015 - Advfnbr.advfn.com/Indicadores Econ^omicos/IPCA. Acesso em: 1 de Novembro de 2015. [24] Pronaf - Dispon vel em: www.bndes.gov.br? Apoio Financeiro ? Programas e Fundos. Acesso em: 15 de novembro de 2015. [25] Brasilprev Junior - Dispon vel em:www2.brasilprev.com.br/NossosPlanos/ ParaJunior. Acesso em: 15 de novembro de 2015. [26] Victor Giraldo; Paulo Antonio Silvani Caetano; Francisco Roberto Pinto Mattos - Recursos Computacionais no Ensino da Matem atica - Editora SBM - (Cole c~ao PROFMAT).http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-10-24T04:00:29Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:47.465301Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186155290165248