Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_fa1f0b1abcc779e348f26ac1d50fa8d5
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/247
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Desenvolvimento profissional docente na EAD: um olhar sobre a experi~encia de professores e tutores a distânciaDesenvolvimento profissionalDocência universitáriaEducação a DistânciaTecnologias digitais de informação e comunicaçãoUniversidade Aberta do BrasilEnsino-AprendizagemO presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, e teve como objetivo geral compreender o contexto que permeia o desenvolvimento profissional docente de professores e tutores a distância, que atuam em um Curso de Pedagogia na modalidade a distância. Os objetivos específicos foram apresentar fundamentos que direcionam a docência na Educação a Distância (EaD); analisar documentos que regulamentam o curso de Pedagogia a Distância oferecido por uma instituição de ensino superior pública no Estado de Minas Gerais; caracterizar o perfil de professores e tutores a distância, atuantes neste curso, bem como descrever o posicionamento destes sujeitos diante de questões que dizem respeito ao seu desenvolvimento profissional; e identificar contribuições que pudessem ser referência para o desenvolvimento profissional docente na EaD. O contexto da pesquisa foi um Curso de Pedagogia a Distância, oferecido na modalidade a distância por uma instituição de ensino superior (IES) pública do Estado de Minas Gerais, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os sujeitos do estudo foram professores e tutores a distância, atuantes no referido contexto. O percurso investigativo foi guiado por três problematizações: em que contexto está imersa a docência na EaD? Quais são as especificidades da docência para a EaD? Como tem ocorrido a formação docente para a EaD e quais iniciativas individuais, coletivas e institucionais podem ser observadas e/ou sugeridas pelos professores da EaD em relação ao seu desenvolvimento profissional? Para alcançar os objetivos propostos adotou-se a abordagem qualitativa, pesquisa participante, pesquisa bibliográfica, e como instrumentos de pesquisa a observação, análise documental, questionário de identificação, entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores e grupo focal realizado com os tutores a distância. A fundamentação teórica do estudo ocorre à luz de autores como, Fernández Cruz (2006), Marcelo Garcia (1999), Kenski (2011, 2013), Marcelo (2009a, 2009b, 2013), Mill (2010, 2012), Silva (2010a, 2010b, 2010c), Tardif (2011), dentre outros. A EaD apresenta-se como um campo desafiador para a docência universitária, mas é preciso reconhecer que a formação de professores na e para a EaD vai muito além do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), requer reflexão teórico-prática acerca da mediação didático-pedagógica afinada com processos de ensino-aprendizagem inovadores. Os professores entrevistados reconhecem os benefícios da EaD, mas chamam a atenção para a necessidade de melhorar a formação docente para esta modalidade. Os tutores a distância, embora sejam exaltados nos discursos dos professores, demonstram muitas angústias relativas à sobrecarga de trabalho, retrabalho, falta de autonomia, trabalho isolado, ação sem reflexão, fragilidades de reconhecimento e autorreconhecimento. Assim, a análise dos dados mostrou que, embora as políticas públicas relativas ao contexto do Sistema UAB demonstrem fragilidades que desfavoreçam o desenvolvimento profissional dos profissionais no contexto da EaD, professores e tutores a distância sugerem caminhos que, segundo eles, podem minimizar algumas dificuldades.This study belongs to the line of research Teacher Education and Digital Culture, and its main objective was to understand the context that permeates the teacher professional development of teachers and tutors, who work in an Education course in the distance modality. The specific objectives were to present foundations that direct teaching in Distance Education (DE); analyze documents which regulate the distance Education course offered by a public institution of undergraduate education in the state of Minas Gerais; define the profile of teachers and tutors, who act in this course, as well as to describe the position of these individuals front to issues that concern their professional development; and identify contributions that may constitute a reference for teacher professional development in DE. The research context was a Distance Education Course, offered by a public undergraduate education institution in the state of Minas Gerais, under the Open University System of Brazil. The study subjects were teachers and tutors, who act in that context. The investigative path was guided by three discussions: in which context is teaching in DE embedded? What are the specific characteristics of teaching in DE? How has teacher education been for DE and what individual, collective and institutional initiatives can be observed and/or suggested by teachers of distance education concerning their professional development? To achieve the proposed objectives, it was adopted qualitative approach, participatory research, bibliographic research, and as research instruments it was adopted observation, document analysis, identification questionnaire, semi-structured interviews with teachers and focus group conducted with distance tutors. The theoretical framework of the study happens in the light of authors such as, Fernández Cruz (2006), Marcelo Garcia (1999), Kenski (2011, 2013), Marcelo (2009a, 2009b, 2013), Mill (2010, 2012), Silva (2010a, 2010b, 2010c), Tardif (2011), among others. DE appears as a challenging field for university teaching, but it is necessary to recognize that teacher education in and for DE goes far beyond the use of digital information and communication technologies, it requires theoretical and practical thinking about didactic and pedagogical mediation in tune with innovative teaching-learning processes. The interviewed teachers recognize the benefits of DE, but call attention to the need for improving teacher education for this modality. Tutors, even though they are exalted in speeches of teachers, demonstrate several anxieties related to overwork, rework, lack of autonomy, isolated work, action without reflection, recognition and self-recognition weaknesses. Thus, the data analysis showed that, although public policies concerning Open University System demonstrate weaknesses that disadvantage the professional development of DE teachers, teachers and tutors suggest ways that, according to them, can minimize some difficulties.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Pratahttp://lattes.cnpq.br/226165606613509029625289100SILVA, Ketiuce Ferreira2016-07-05T13:28:35Z2014-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Katiuce Ferreira. Desenvolvimento profissional docente na EAD: um olhar sobre a experi~encia de professores e tutores a distância. 2014. 22f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/247porALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia. Trabalho docente, educação a distância e as TICs: entre a excitação e o sobretrabalho. Linhas Críticas, vol. 19, n. 40, p. 561-578, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193529988005>. Acesso em: 6 ago. 2014., ALVES, João Roberto Moreira. A história da EaD no Brasil. In: ______. Educação a Distância: o estado da arte. LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Cap. 2, p. 9-13. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, 279 p. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011, 279 p. Tradução de: L’analyse de contenu. BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: ______. MASETTO, Marcos T. (Org.). Docência na universidade. 11. ed. Campinas (SP): Papirus, 1998. Cap. 4, p. 61-73. ______. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, vol. 30, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/2742/2089>. Acesso em: 30 maio 2012. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Características da investigação qualitativa. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2010, p. 47-51. BOLÍVAR, Antonio. Construcción de la identidad profesional del profesorado. In: ______. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006. Cap. 2, p. 57-80. ______. Delimitar el concepto de identidad. In: ______. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006. Cap. 1, p. 27-56. ______. Marco contextual: crisis de la modernidad e identidades. In: ______. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006, p. 15-26. BORGES, Maria Célia. Projetos de expansão das universidades públicas federais do Triângulo Mineiro e a formação inicial de professores. Maceió, Debates em Educação, v. 3, n. 6, ago./dez., 2011, p.1-18. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/download/620/359>. Acesso em: 6 ago. 2014. BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de Professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. In: ______. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 94-112, jun. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/histedbr/article/view/3301> Acesso em: 30 out. 2013. BRASIL. Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 3 jun. 2013. ______. Decreto 5.800 de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/decreto5800.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2013. ______. Brasil teve mais de 7 milhões de matrículas no ano passado. Censo da Educação Superior, 17 de setembro de 2013, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/brasil-teve-mais-de-7-milhoes-de-matriculas-no-ano-passado>. Acesso em: 20 ago. 2014. ______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2013. ______. Portaria nº. 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Trata da oferta de 20% da carga horária total de cursos de graduação na modalidade a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2013. ______. Referenciais de Qualidade para a Educação Superior. Brasília, DF, agosto de 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2013. ______. Resolução/CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3320-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26-de-5-de-junho-de-2009>. Acesso em: 10 set. 2014. ______. Resolução/CD/FNDE nº 8, de 30 de abril de 2010. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3390-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-8-de-30-de-abril-de-2010>. Acesso em: 10 set. 2014. ______. Resolução CNE/CP nº.1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 7 set. 3014. ______. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12502&Itemid=823>. Acesso em: 15 jul. 2013. CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2005, 296 p. Tradução de: The hidden connections. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000, 93 p. CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001, 205 p. COLL, César; ILLERA, José Luis Rodríguez. Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital. In: ______. COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 289-310. COUTINHO, Clara Pereira. Quantitativo versus qualitativo: questões paradigmáticas na pesquisa em avaliação. Colóquio da ADMEE-Europa, 17, Lisboa, Portugal, 2004 – “Avaliação de competências: reconhecimento e validação de aprendizagens aprendidas pela experiência: Actas”. Lisboa: s.n., 2004, p. 437-448. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6469>. Acesso em: 3 nov. 2014. CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, 16 a 18 de set. 2004. Disponível em: <www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/MAriaIsabelCunha.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2013. CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: Edufba, 2010, 134 p. DEWEY, John. Como pensamos. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. vol. 21, 2. ed. rev. São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1952, 242 p. Tradução de: How we think. EITERER, Carmem Lúcia; ABREU, Claudia Bergerhoff Leite. Formação continuada de professores no Projeto Veredas: saberes acadêmicos e experienciais. Linhas, V. 7, nº. 2, 2006, 20 p. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1337/1146>. Acesso em: 7 abr. 2014. FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Caracterización profesional de la enseñanza. In: ______. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006. Cap. 2, p. 31-56. ______. Conceptualización del desarrollo profesional docente. In: ______. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006. Cap. 1, p. 9-30. ______. Modelos básicos del desarrollo profesional. In: ______. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006. Cap. 5 p. 125-156. ______. Procesos básicos del desarrollo profesional docente. In: ______. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006. Cap. 4, p. 89-124. ______. Teorías y fases del desarrollo profesional docente. In: ______. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006. Cap. 3, p. 57-79. FERREIRA, Jacques de Lima; CARPIM, Lucymara; BEHRENS, Marilda Aparecida. O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica. Revista Diálogo Educacional [online]. 2013, vol. 13, n.38, p. 69-84. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1981-416x2013000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 ago. 2014. FILATRO, Andrea Cristina. Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2003, 211 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148 p. ______. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, 253 p. GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac, 2013, 139 p. GAETA, Cecília; PRATA-LINHARES, Martha M. (no prelo). Formação de professores do ensino superior: experiências curriculares em cursos lato sensu. Revista Olhar de Professor, 16 (2). GALEANO, Eduardo. O direito ao delírio. Vídeo (17min48s). Tradução de Enzo De León. Entrevista concedida ao Programa Singular. Tradução de: El derecho al delirio. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QZ7Szy0sg6M>. Acesso em: 4 mar. 2014. GIL, Antonio Carlos. Como delinear um levantamento. In: ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 111-126. GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livo, 2012, 80 p. ______. Políticas e práticas de formação de professores: perspectivas no Brasil. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas: Junqueira & Marin Editores. 2012, p. 16-32. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/0040m.pdf.>. Acesso em: 6 nov. 2013. GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Conclusão - A pedagogia de amanhã. In: ______. GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (Orgs.). A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010, p. 475-487. GÓMEZ, A. I. Pérez. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: ______. GÓMEZ, A. I. Pérez; SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. Cap. 11, p. 353-396. Tradução de: Comprender y transformar la enseñanza. HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 1.o, dez. 2001. Acesso em: 14 set. 2013. HUBERMAN, Michaël. O ciclo de fida profissional dos professores. In: ______. NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Tradução de Maria dos Anjos Caseiro, Manuel Figueiredo Ferreira. 2. ed. Portugal: Porto, 2007, p. 31-61. ITAMARATY. Ministério das Relações Exteriores. Denominações das instituições de ensino superior (IES). Disponível em: <http://www.dce.mre.gov.br/nomenclatura_cursos.html>. Acesso em: 4 mar. 2013. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas (SP): Papirus, 2011, 141 p. ______. Tecnologias e tempo docente. Campinas (SP): Papirus, 2013, 171 p. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000, 264 p. Tradução de: Cyberculture. ______. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996, 160 p. Tradução de: Qu’est-ce que le virtuel? LIMA, Claudia Maria de; OLIVEIRA, Francisnaine Priscila Martins de. O tutor dos cursos de pedagogia das instituições de ensino superior parceiras da Universidade Aberta do Brasil: aspectos da profissionalização. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 - UNIREDE, 15 p. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT2/114154.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia e educação: elucidações conceituais e articulações. In: ______. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Cap. 1, p. 33-48. MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/download/20091001195427.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013. ______. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciência da Educação, Lisboa, p.7-22, jan./ fev./ mar./ abr. 2009. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/S8_PTG_CarlosMarcelo%20(1).pdf>. Acesso em: 29 maio 2012. ______. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação. vol.18, n.52, Rio de Janeiro, jan./mar. 2013, p. 25-47. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v18n52/v18n52a03.pdf>. Acesso em: 1 fev. 2013. MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999. 271 p. MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação curricular no ensino superior: organização, gestão e formação de professores. In: ______. Inovação no ensino superior. MASETTO, Marcos (Org.). São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 1, p.15-36. ______. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: ______. Docência na universidade. MASETTO, Marcos T. (Org.). Campinas (SP): Papirus, 1998. Cap. 1, p. 9-27. MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012, 207 p. MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas (SP): Papirus, 2012, 304 p. ______. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho na Educação a Distância. In: ______. MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos (SP): Edufscar, 2010. Cap. 2, p. 23-40. MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: ______. MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos (SP): Edufscar, 2010. Cap.5, p. 75-84. ______. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: ______. MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos (SP): Edufscar, 2010. Cap.1, p. 13-22. MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas (SP): Papirus, 2011, 239 p. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 20. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012, 128 p. Tradução de: La tête bien faite. ______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília (DF): UNESCO, 2011, 102 p. Tradução de: Les sept savoirs nécessaires à l’éducation Du futur. NUNES, Ivônio Barros. A história da EaD no mundo. In: ______. Educação a Distância: o estado da arte. LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Cap.12, p. 2-8. OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; SANTOS, Lázaro. Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Revisa Diálogo Educacional, Curitiba (PR), v. 13, nº. 38, p. 203-223, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=7642&dd99=view>. Acesso em: 14 maio 2013. PIMENTA, Selma Garrido. A profissão do professor universitário: processo de construção da identidade docente. In: ______. CUNHA, Maria Isabel; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes. (Orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS, 2009, p. 33-55. PRATA-LINHARES, Martha Maria. A inovação e o uso das TIC na educação. In: ______. SANTOS, Gilberto Lacerda; GALÁN, José Gómez (Orgs.). Informática e telemática na educação. Brasília (DF): Liber Livros, 2012, p. 85-104. REUNI, MEC. O que é REUNI. Disponível em: <http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o-reuni>. Acesso em: 6 ago. 2014. SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online. Revisa Diálogo Educacional, Curitiba (PR), v. 13, nº. 38, p. 139-159, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=7635&dd99=view>. Acesso em: 14 maio 2013. SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. O contexto da educação superior no Brasil. In: ______. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Universidade de Brasília; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2012. Cap. 3, p. 115-142. SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e prática científica. In: ______. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007, 99-126. SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 9, 2, 2005, 30 p. Disponível em: <www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013. SILVA, Edileuza Fernandes da. A aula universitária: inovação técnica ou edificante? In: ______. Nove aulas inovadoras na universidade. Campinas (SP): Papirus, 2011, p. 193-216. SILVA, Marco. Desenho didático: contribuições para a pesquisa sobre formação de professores para docência online. In: ______. ZUIN, Antonio; PESCE, Lucila; SILVA, Marco (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010, p. 215-231. ______. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, Portugal. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, nº 3, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/pdf/teccogs_n3_2010_05_artigo_SILVA.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2012. ______. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010, 269 p. SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Novatec, 2011, 181 p. SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: ______. SZYMANSKI, Heloisa (Org.); ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002. Cap. 1, p. 9-61. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011, 325 p. TORREZZAN, Cristina A. W.; BEHAR, Patrícia Alejandra. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: ______. BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 33-65. UAB - CAPES. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1>. Acesso em: 24 jul. 2013. ______. Professor-pesquisador. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49%3Aprofessor-pesquisador&catid=11%3Aconteudo&Itemid=5>. Acesso em: 24 jul. 2013. ______. Tutor. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50%3Atutor&catid=11%3Aconteudo&Itemid=5>. Acesso em: 24 jul. 2013. UNIVERSIDADE PESQUISADA. Projeto de criação: Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. UAB/SEED/MEC, Minas Gerais. Versão final aprovada em 03/2009, 70p. VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second life e web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007, 279 p. VEIGA, Ilma Passo Alencastro. Docência como atividade profissional. In: ______. D'ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas (SP): Papirus, 2008, p. 13-22. ______. Educação Superior: Projeto político-pedagógico. In: ______. Educação Básica e Educação Superior: Projeto político-pedagógico. 6. ed. Campinas (SP): Papirus, 2011. Parte 2, 139 p. ZABALA, Antoni. Os materiais curriculares e outros recursos didáticos. In: ______: A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998. Cap. 7, p. 167-194. Tradução de: La práctica educativa: como enseñar. ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993, 131 p.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-02-17T22:21:27Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:58:24.479248Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186152266072064