Os impactos socioeconômicos da Ferrovia Norte Sul no distrito de Luzimangues - TO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/747 |
Resumo: | Os modelos de desenvolvimento adotados compram o governo nacional, regido por uma lógica neoliberal e com base na teoria do desenvolvimento endógeno, provaram ser totalmente ineficientes para a desenvolvimento da maioria da sociedade brasileira, porque continuam a beneficiar a processos de acumulação de capital à custa do desenvolvimento humano. A falta de público políticas que possuem estratégias de desenvolvimento que podem ser efetivas para a população é uma das marcas distintivas do modelo capitalista; e os processos de acumulação são os que regem a dinâmica da economia global, regional e local no atual mundo globalista. Usando isso como base, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento social e econômico em Luzimangues - localizada no distrito de Porto Nacional -, depois de implementar o Multi Área modal da Estrada de ferro Norte-Sul. Concentra-se especialmente nos conceitos de desenvolvimento em PAC, bem como a sua influência nas Políticas Públicas em matéria de infra-estrutura e transporte, dirigido particularmente a Luzimangues. Portanto, tentamos compreender o seguinte situações: o desenvolvimento está acontecendo de forma eficaz; quais políticas de desenvolvimento e desenvolvimento endógeno estão dentro do campo teórico da atualidade discussões; que tipo de desenvolvimento econômico está ocorrendo no Brasil, de acordo com o Governo; como as ferrovias influenciam no desenvolvimento brasileiro; e, finalmente, o que é econômico influências ocorrem devido à Área Múltipla em Luzimangues. A metodologia deste estudo é baseado em diferentes técnicas, como análise de documentos e pesquisas de campo. Depois de uma teórica e discussão conceitual sobre as possibilidades de desenvolvimento em Luzimangues como resultado de a implementação da Área Múltipla, descobrimos que não se notou qualquer crescimento nos últimos dez anos, ainda menos devido à empresa governamental, a ferrovia norte-sul, porque a maioria da população ainda se sustenta em trabalho informal, vive em casas que têm estrutura pobre e não têm boas condições de saúde, educação e segurança. Nós também descobriu que o desenvolvimento ideal necessário para um país, estado ou cidade não ocorre simplesmente pelo crescimento econômico e modernização, especialmente, o tecnológico. Não é a Caso considere que eles não são necessários, mas é essencial, principalmente, que esse crescimento ocorra juntamente com condições para oferecer qualidade de vida através da entrega de educação de boa qualidade, condições de saúde e segurança, além de criar empregos e uma distribuição de riqueza de tarifas entre habitantes. |
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Abreu, Maria de Jesus CoelhoCabral, José Pedro Cabrera2018-02-26T12:41:08Z2018-02-26T12:41:08Z2014-09-22ABREU, Maria de Jesus Coelho. Os impactos socioeconômicos da Ferrovia Norte Sul no distrito de Luzimangues - TO.2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2014.http://hdl.handle.net/11612/747Os modelos de desenvolvimento adotados compram o governo nacional, regido por uma lógica neoliberal e com base na teoria do desenvolvimento endógeno, provaram ser totalmente ineficientes para a desenvolvimento da maioria da sociedade brasileira, porque continuam a beneficiar a processos de acumulação de capital à custa do desenvolvimento humano. A falta de público políticas que possuem estratégias de desenvolvimento que podem ser efetivas para a população é uma das marcas distintivas do modelo capitalista; e os processos de acumulação são os que regem a dinâmica da economia global, regional e local no atual mundo globalista. Usando isso como base, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento social e econômico em Luzimangues - localizada no distrito de Porto Nacional -, depois de implementar o Multi Área modal da Estrada de ferro Norte-Sul. Concentra-se especialmente nos conceitos de desenvolvimento em PAC, bem como a sua influência nas Políticas Públicas em matéria de infra-estrutura e transporte, dirigido particularmente a Luzimangues. Portanto, tentamos compreender o seguinte situações: o desenvolvimento está acontecendo de forma eficaz; quais políticas de desenvolvimento e desenvolvimento endógeno estão dentro do campo teórico da atualidade discussões; que tipo de desenvolvimento econômico está ocorrendo no Brasil, de acordo com o Governo; como as ferrovias influenciam no desenvolvimento brasileiro; e, finalmente, o que é econômico influências ocorrem devido à Área Múltipla em Luzimangues. A metodologia deste estudo é baseado em diferentes técnicas, como análise de documentos e pesquisas de campo. Depois de uma teórica e discussão conceitual sobre as possibilidades de desenvolvimento em Luzimangues como resultado de a implementação da Área Múltipla, descobrimos que não se notou qualquer crescimento nos últimos dez anos, ainda menos devido à empresa governamental, a ferrovia norte-sul, porque a maioria da população ainda se sustenta em trabalho informal, vive em casas que têm estrutura pobre e não têm boas condições de saúde, educação e segurança. Nós também descobriu que o desenvolvimento ideal necessário para um país, estado ou cidade não ocorre simplesmente pelo crescimento econômico e modernização, especialmente, o tecnológico. Não é a Caso considere que eles não são necessários, mas é essencial, principalmente, que esse crescimento ocorra juntamente com condições para oferecer qualidade de vida através da entrega de educação de boa qualidade, condições de saúde e segurança, além de criar empregos e uma distribuição de riqueza de tarifas entre habitantes.The development models adopted buy the national government, ruled by a neoliberal logic and based on endogenous development theory, have proven totally inefficient for the development of the majority of the Brazilian society, because they keep benefiting the processes of capital accumulation at the expense of human development. The lack of public policies which hold development strategies that can be effective to the population is one of the distinctive marks of capitalist model; and the accumulation processes are the ones which rule the dynamics of global, regional and local economy in current globalist world. Using this framework as basis, this study aims to analyze social and economic development in Luzimangues – located in the district of Porto Nacional -To, after implementing the Multi modal Area of North-South Railway. It focus especially the concepts of development in PAC, as well as their influence on Public Policies regarding infrastructure and transportation, addressed particularly to Luzimangues. Therefore, we try to comprehend the following situations: what development is happening effectively; which policies of regional development and endogenous development are within the theoretical field of current discussions; which type of economic development is taking place in Brazil, according to the Government; how railways influence in Brazilian development; and, finally, what economic influences occur due to the Multi modal Area in Luzimangues. The methodology of this study is based in different techniques, like document analysis and field research. After a theoretical and conceptual discussion about the development possibilities in Luzimangues as a result of the implementation of the Multi modal Area, we found that it was not noticeable any growth in the last ten years, even less due to the Government enterprise, North-South Railway, because most of the population still support themselves with informal labor, live in houses that have poor structure and do not have good health, education and safety conditions. We also found that the ideal development necessary for a country, state or city do not occur simply by economic growth and modernization, especially, the technological one. It is not the case to consider that they are not necessary, but it is essential, mainly, that this growth occur along with conditions to offer life quality through the delivery of good quality education, health and safety conditions, beyond creating jobs and a fare wealth distribution among inhabitants.application/pdfUniversidade Federal do TocantinsPorto NacionalPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGBRCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIADesenvolvimentoCrescimento EconômicoFerroviaPolíticas PúblicasLuzimanguesDevelopmentEconomic GrowthRailwayPublic PoliciesOs impactos socioeconômicos da Ferrovia Norte Sul no distrito de Luzimangues - TOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTTEXTMaria de Jesus Coelho Abreu - Dissertação.pdf.txtMaria de Jesus Coelho Abreu - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain228928http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/747/3/Maria%20de%20Jesus%20Coelho%20Abreu%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt8d7f5dbd2001d20e07ef977910767aeeMD53THUMBNAILMaria de Jesus Coelho Abreu - Dissertação.pdf.jpgMaria de Jesus Coelho Abreu - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/747/4/Maria%20de%20Jesus%20Coelho%20Abreu%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6609ff8b6bd2bc29ddbe1a1027c2e7caMD54ORIGINALMaria de Jesus Coelho Abreu - Dissertação.pdfMaria de Jesus Coelho Abreu - Dissertação.pdfapplication/pdf2380016http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/747/1/Maria%20de%20Jesus%20Coelho%20Abreu%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf13624f096cbfa3af43a7932ad6345751MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8508http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/747/2/license.txt0a9e77404315487775b2e0c2b887ae47MD5211612/7472019-05-25 03:08:16.622oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2019-05-25T06:08:16Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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