O uso das sequências didáticas no PIBID do curso de letras de Porto Nacional: memórias literárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaine Estefani Aires da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/3712
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo expor a experiência e os resultados obtidos na terceira oficina do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), realizada na Escola Professora Alcides Rodrigues Aires, com alunos do 7° ano do ensino fundamental, bem como a importância do uso das sequências didáticas durante o programa. Metodologicamente, o trabalho fundamentou-se no emprego da SD (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), os princípios da ação-reflexão-ação de Freire (1997) e da zona desenvolvimento proximal (VYGOTSKY, 2004) e a BNCC EF (2017). Com objetivo de envolver os alunos em atividades interacionistas, com o fito de aprenderem sobre o gênero memórias literárias no tema O lugar onde vivo trabalhado nas escolas do estado durante o ano para auxiliar nas olimpíadas de língua portuguesa. Os resultados da oficina demonstraram que havia alunos que não aparentavam estar interessados, entretanto desenvolveram produções bem elaboradas, a partir das correções e reflexões feitas em grupo e individual.