Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/6685 |
Resumo: | A escolha de estratégias corporativas que incorporem os aspectos sociais e ambientais frente à atividade organizacional é um ponto necessário às atuais configurações do mercado. Deste modo, o processo decisório que abarca essas escolhas requer atenção, principalmente com relação ao entendimento de fatores que o afete. De maneira específica, esta pesquisa se volta aos atributos comportamentais dos gestores que se relacionam à tomada de decisão, como o excesso de confiança (EC) e o poder do chief executive officer (CEO). Sendo assim, este estudo buscou analisar a influência do poder do CEO e do excesso de confiança sobre o desempenho social corporativo (DSC). Para isto, a amostra da pesquisa contemplou 180 companhias brasileiras de capital aberto não financeiras, no período de 2010 a 2022, conforme a disponibilidade dos dados. A metodologia teve uma abordagem quantiqualitativa que contou com a composição de uma medida de DSC, definida a partir de um checklist de itens relacionados a dimensões institucionais, sociais e ambientais; a composição de medidas de excesso de confiança gerencial a partir de características comportamentais do CEO e de características organizacionais e remuneratórias; e uma medida relativa ao poder do CEO, construída observando as quatro dimensões de Finkelstein. Posteriormente, analisaram-se estes constructos mediante estatística descritiva e inferencial por meio de regressões multilineares em dados em painel. Os resultados da pesquisa demonstraram que, no que se refere ao desempenho social corporativo, as companhias investigadas desenvolvem atividades sócio responsivas, mas apresentam uma aderência mediana aos indicadores analisados, o resultado obtido foi semelhante ao Score ESG da Refinitiv® para o mesmo período. Destacaram-se as companhias integrantes dos setores de energia e de saneamento com melhor desempenho. As evidências obtidas sugerem que os aspectos comportamentais dos gestores estão relacionados à performance social corporativa das empresas brasileiras, em que os gestores excessivamente confiantes afetam positivamente à performance social corporativa das companhias. Com relação a estrutura do poder do CEO, percebeu-se que aspectos relacionados ao poder de especialista e de prestígio potencializam o desenvolvimento de medidas sócio responsáveis. No geral, verificou-se que o poder do CEO não eleva o excesso de confiança deste gestor, e, consequentemente, não atua como um aspecto moderador efetivo da relação entre o excesso de confiança e o desempenho social corporativo. Ademais, os achados contribuem com a perspectiva discutida pelas teorias dos escalões superiores, do poder gerencial e da agência ao fornecerem evidências da relação do comportamento dos gestores com o desempenho social de companhias dentro de um cenário emergente, assim como englobando um período pandêmico. |
id |
UFT_305fd5c5d2b8dd3fd821f55a60d0c8c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/6685 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Ingrid Laís de SenaLucena, Wenner Glaucio Lopes2024-04-09T09:33:42Z2024-04-09T09:33:42Z2024-02-28COSTA, Ingrid Laís de Sena. Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo. 2024. 128 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.http://hdl.handle.net/11612/6685A escolha de estratégias corporativas que incorporem os aspectos sociais e ambientais frente à atividade organizacional é um ponto necessário às atuais configurações do mercado. Deste modo, o processo decisório que abarca essas escolhas requer atenção, principalmente com relação ao entendimento de fatores que o afete. De maneira específica, esta pesquisa se volta aos atributos comportamentais dos gestores que se relacionam à tomada de decisão, como o excesso de confiança (EC) e o poder do chief executive officer (CEO). Sendo assim, este estudo buscou analisar a influência do poder do CEO e do excesso de confiança sobre o desempenho social corporativo (DSC). Para isto, a amostra da pesquisa contemplou 180 companhias brasileiras de capital aberto não financeiras, no período de 2010 a 2022, conforme a disponibilidade dos dados. A metodologia teve uma abordagem quantiqualitativa que contou com a composição de uma medida de DSC, definida a partir de um checklist de itens relacionados a dimensões institucionais, sociais e ambientais; a composição de medidas de excesso de confiança gerencial a partir de características comportamentais do CEO e de características organizacionais e remuneratórias; e uma medida relativa ao poder do CEO, construída observando as quatro dimensões de Finkelstein. Posteriormente, analisaram-se estes constructos mediante estatística descritiva e inferencial por meio de regressões multilineares em dados em painel. Os resultados da pesquisa demonstraram que, no que se refere ao desempenho social corporativo, as companhias investigadas desenvolvem atividades sócio responsivas, mas apresentam uma aderência mediana aos indicadores analisados, o resultado obtido foi semelhante ao Score ESG da Refinitiv® para o mesmo período. Destacaram-se as companhias integrantes dos setores de energia e de saneamento com melhor desempenho. As evidências obtidas sugerem que os aspectos comportamentais dos gestores estão relacionados à performance social corporativa das empresas brasileiras, em que os gestores excessivamente confiantes afetam positivamente à performance social corporativa das companhias. Com relação a estrutura do poder do CEO, percebeu-se que aspectos relacionados ao poder de especialista e de prestígio potencializam o desenvolvimento de medidas sócio responsáveis. No geral, verificou-se que o poder do CEO não eleva o excesso de confiança deste gestor, e, consequentemente, não atua como um aspecto moderador efetivo da relação entre o excesso de confiança e o desempenho social corporativo. Ademais, os achados contribuem com a perspectiva discutida pelas teorias dos escalões superiores, do poder gerencial e da agência ao fornecerem evidências da relação do comportamento dos gestores com o desempenho social de companhias dentro de um cenário emergente, assim como englobando um período pandêmico.The choice of corporate strategies that incorporate social and environmental aspects in organizational activity is a necessary point in current market configurations. Therefore, the decision-making process that encompasses these choices requires attention, mainly in relation to understanding the factors that affect it. Specifically, this research focuses on the behavioral attributes of managers that are related to decision making, such as overconfidence (OC) and the chief executive officer (CEO) power. Therefore, this study sought to analyze the influence of CEO power and overconfidence on corporate social performance (CSD). For this, the research sample included 180 non-financial publicly traded Brazilian companies, from 2010 to 2022, depending on data availability. The methodology had a quantitative-qualitative approach that included the composition of a DSC measure, defined based on a checklist of items related to institutional, social and environmental dimensions; the composition of measures of managerial overconfidence based on the CEO’s behavioral characteristics and organizational and remuneration characteristics; and a measure related to the CEO power, constructed observing Finkelstein’s four dimensions. Subsequently, these constructs were analyzed using descriptive and inferential statistics using multilinear regressions on panel data. The research results demonstrated that, with regard to corporate social performance, the companies investigated develop socio-responsive activities, but present an average adherence to the analyzed indicators, the result obtained was similar to the Refinitiv® ESG Score for the same period. The best-performing companies in the energy and sanitation sectors stood out. The evidence obtained suggests that the behavioral aspects of managers are related to the corporate social performance of Brazilian companies, in which overly confident managers positively affect the corporate social performance of companies. Regarding the CEO power structure, it was noticed that aspects related to expert and prestige power enhance the development of socio-responsible measures. Overall, it was found that the CEO power does not increase this manager’s overconfidence and, consequently, does not act as an effective moderating aspect of the relationship between overconfidence and corporate social performance. Furthermore, the findings contribute to the perspective discussed by theories of upper echelons, managerial power and agency, by providing evidence of the relationship between managers' behavior and the social performance of companies within an emerging scenario, as well as encompassing a pandemic period.Universidade Federal da ParaíbaJoão PessoaMestrado em Ciências ContábeisBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISExcesso de confiança. CEO power. Desempenho social corporativo. Overconfidence. CEO power. Corporate social performanceOverconfidence, ceo power e desempenho social corporativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALIngrid Laís de Sena Costa Final - Tese.pdfIngrid Laís de Sena Costa Final - Tese.pdfapplication/pdf1876747http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/1/Ingrid%20La%c3%ads%20de%20Sena%20Costa%20Final%20-%20Tese.pdf9f51261e604d636e17de451772a47c6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTIngrid Laís de Sena Costa Final - Tese.pdf.txtIngrid Laís de Sena Costa Final - Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain320289http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/3/Ingrid%20La%c3%ads%20de%20Sena%20Costa%20Final%20-%20Tese.pdf.txtd9e637bac1db5094277c2b3bb227d6efMD53THUMBNAILIngrid Laís de Sena Costa Final - Tese.pdf.jpgIngrid Laís de Sena Costa Final - Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/4/Ingrid%20La%c3%ads%20de%20Sena%20Costa%20Final%20-%20Tese.pdf.jpg5dc3cc1bc1e364ebdf8389e14a9e5906MD5411612/66852024-04-11 03:04:43.519oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2024-04-11T06:04:43Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
title |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
spellingShingle |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo Costa, Ingrid Laís de Sena CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Excesso de confiança. CEO power. Desempenho social corporativo. Overconfidence. CEO power. Corporate social performance |
title_short |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
title_full |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
title_fullStr |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
title_full_unstemmed |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
title_sort |
Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo |
author |
Costa, Ingrid Laís de Sena |
author_facet |
Costa, Ingrid Laís de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ingrid Laís de Sena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
contributor_str_mv |
Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Excesso de confiança. CEO power. Desempenho social corporativo. Overconfidence. CEO power. Corporate social performance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excesso de confiança. CEO power. Desempenho social corporativo. Overconfidence. CEO power. Corporate social performance |
description |
A escolha de estratégias corporativas que incorporem os aspectos sociais e ambientais frente à atividade organizacional é um ponto necessário às atuais configurações do mercado. Deste modo, o processo decisório que abarca essas escolhas requer atenção, principalmente com relação ao entendimento de fatores que o afete. De maneira específica, esta pesquisa se volta aos atributos comportamentais dos gestores que se relacionam à tomada de decisão, como o excesso de confiança (EC) e o poder do chief executive officer (CEO). Sendo assim, este estudo buscou analisar a influência do poder do CEO e do excesso de confiança sobre o desempenho social corporativo (DSC). Para isto, a amostra da pesquisa contemplou 180 companhias brasileiras de capital aberto não financeiras, no período de 2010 a 2022, conforme a disponibilidade dos dados. A metodologia teve uma abordagem quantiqualitativa que contou com a composição de uma medida de DSC, definida a partir de um checklist de itens relacionados a dimensões institucionais, sociais e ambientais; a composição de medidas de excesso de confiança gerencial a partir de características comportamentais do CEO e de características organizacionais e remuneratórias; e uma medida relativa ao poder do CEO, construída observando as quatro dimensões de Finkelstein. Posteriormente, analisaram-se estes constructos mediante estatística descritiva e inferencial por meio de regressões multilineares em dados em painel. Os resultados da pesquisa demonstraram que, no que se refere ao desempenho social corporativo, as companhias investigadas desenvolvem atividades sócio responsivas, mas apresentam uma aderência mediana aos indicadores analisados, o resultado obtido foi semelhante ao Score ESG da Refinitiv® para o mesmo período. Destacaram-se as companhias integrantes dos setores de energia e de saneamento com melhor desempenho. As evidências obtidas sugerem que os aspectos comportamentais dos gestores estão relacionados à performance social corporativa das empresas brasileiras, em que os gestores excessivamente confiantes afetam positivamente à performance social corporativa das companhias. Com relação a estrutura do poder do CEO, percebeu-se que aspectos relacionados ao poder de especialista e de prestígio potencializam o desenvolvimento de medidas sócio responsáveis. No geral, verificou-se que o poder do CEO não eleva o excesso de confiança deste gestor, e, consequentemente, não atua como um aspecto moderador efetivo da relação entre o excesso de confiança e o desempenho social corporativo. Ademais, os achados contribuem com a perspectiva discutida pelas teorias dos escalões superiores, do poder gerencial e da agência ao fornecerem evidências da relação do comportamento dos gestores com o desempenho social de companhias dentro de um cenário emergente, assim como englobando um período pandêmico. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-09T09:33:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-09T09:33:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Ingrid Laís de Sena. Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo. 2024. 128 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/6685 |
identifier_str_mv |
COSTA, Ingrid Laís de Sena. Overconfidence, ceo power e desempenho social corporativo. 2024. 128 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba João Pessoa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba João Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/1/Ingrid%20La%c3%ads%20de%20Sena%20Costa%20Final%20-%20Tese.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/3/Ingrid%20La%c3%ads%20de%20Sena%20Costa%20Final%20-%20Tese.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6685/4/Ingrid%20La%c3%ads%20de%20Sena%20Costa%20Final%20-%20Tese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f51261e604d636e17de451772a47c6f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d9e637bac1db5094277c2b3bb227d6ef 5dc3cc1bc1e364ebdf8389e14a9e5906 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111585873821696 |