Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/1971 |
Resumo: | Este trabalho desenvolvido teve por objetivo avaliar o desempenho de um motor diesel instalado numa bancada dinamométrica, sendo utilizados para os ensaios o diesel S-10 e os biodieseis de soja nas proporções 20%, 50% e 100%, ainda sendo avaliados as emissões dos gases da queima destes combustíveis. Os resultados dos dados coletados relativos aos parâmetros de potência, torque, consumo de combustível, assim como dos gases quanto ao número de fumaça, fuligem e nível de poluição foram comparados entre combustíveis nos diversos níveis rotacionais, segundo a norma da ABNT ISO 1585. Observou-se que, com o uso de B-20, os resultados quanto ao torque e potência foram semelhantes ao diesel, porém com aumento do consumo de combustível. Já com o aumento das concentrações para B-50 e B-100, estes apresentaram, em ordem crescente, queda de desempenho com aumento do consumo de combustível. No entanto, o B-100 demonstrou ser o menor emissor de poluentes entre os combustíveis observados nos testes. Posto os resultados, pode-se formalizar conclusões de que o diesel apresentou melhor desempenho quanto aos parâmetros analisados, contudo o B-20 é uma opção em substituição ao diesel S-10, pois apresentou desempenho semelhante ao diesel com a vantagem de ser um combustível renovável e que tende a diminuir os impactos ambientais. Por outro lado, o B-100 embora tenha sido observado o menor desempenho entre os demais combustíveis, todavia por ser 100% renovável, suas baixas emissões de gases, melhoria da qualidade de vida, principalmente em grandes centros urbanos apresentando, portanto, combustível em potencial em substituição ao diesel para o uso em motores a diesel. Contudo, a associação com outras fontes de combustíveis renováveis e pequenas modificações nos motores podem contribuir para o melhor desempenho, ainda que mantenham baixas emissões de gases, apresentados como sugestões de trabalhos futuros. |
id |
UFT_4d6e39f72797353d9c3d379edc2b88fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1971 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Márcio Alves deSerra, Juan Carlos Valdés2020-04-06T18:55:27Z2020-04-06T18:55:27Z2016-08-15AGUIAR, Márcio Alves de. Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases. 2016.161f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal 84do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2016.http://hdl.handle.net/11612/1971Este trabalho desenvolvido teve por objetivo avaliar o desempenho de um motor diesel instalado numa bancada dinamométrica, sendo utilizados para os ensaios o diesel S-10 e os biodieseis de soja nas proporções 20%, 50% e 100%, ainda sendo avaliados as emissões dos gases da queima destes combustíveis. Os resultados dos dados coletados relativos aos parâmetros de potência, torque, consumo de combustível, assim como dos gases quanto ao número de fumaça, fuligem e nível de poluição foram comparados entre combustíveis nos diversos níveis rotacionais, segundo a norma da ABNT ISO 1585. Observou-se que, com o uso de B-20, os resultados quanto ao torque e potência foram semelhantes ao diesel, porém com aumento do consumo de combustível. Já com o aumento das concentrações para B-50 e B-100, estes apresentaram, em ordem crescente, queda de desempenho com aumento do consumo de combustível. No entanto, o B-100 demonstrou ser o menor emissor de poluentes entre os combustíveis observados nos testes. Posto os resultados, pode-se formalizar conclusões de que o diesel apresentou melhor desempenho quanto aos parâmetros analisados, contudo o B-20 é uma opção em substituição ao diesel S-10, pois apresentou desempenho semelhante ao diesel com a vantagem de ser um combustível renovável e que tende a diminuir os impactos ambientais. Por outro lado, o B-100 embora tenha sido observado o menor desempenho entre os demais combustíveis, todavia por ser 100% renovável, suas baixas emissões de gases, melhoria da qualidade de vida, principalmente em grandes centros urbanos apresentando, portanto, combustível em potencial em substituição ao diesel para o uso em motores a diesel. Contudo, a associação com outras fontes de combustíveis renováveis e pequenas modificações nos motores podem contribuir para o melhor desempenho, ainda que mantenham baixas emissões de gases, apresentados como sugestões de trabalhos futuros.This work aimed to evaluate the performance of a diesel engine installed on a dynamometer bench, being used for testing the S-10 diesel and soy biodiesels in the proportions 20%, 50% and 100%, still being evaluated emissions gases from burning these fuels. The results of the data collected for the power parameters, torque, fuel consumption, as well as the gases in the number of smoke, soot and pollution levels were compared between fuels in different rotational levels, according to the standard of ISO 1585 observed It was found that with the use of B-20, the results regarding the torque and power were similar to diesel fuel, but with an increase of fuel consumption. Now the concentrations for B-50 and B-100, these had, in ascending order, performance drop with increased fuel consumption. However, B-100 demonstrated to be the lowest emitting pollutants from fuel observed in the tests. Post the results, one can formalize conclusions that the diesel showed better performance as the parameters analyzed, however the B-20 is an option to replace the diesel S-10, as presented similar to diesel performance with the advantage of being a fuel renewable and that tends to reduce the environmental impacts. On the other hand, the B-100 although it was observed the lowest performance among other fuels, but to be 100% renewable, its low greenhouse gas emissions, improving the quality of life, especially in large urban centers and, thus, fuel potential to replace diesel for use in diesel engines. However, the association with other sources of renewable fuels and minor modifications to the engine can contribute to better performance, yet maintain low emissions of gases, presented as suggestions for further work.application/pdfUniversidade Federal do TocantinsPalmasPrograma de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGABRCNPQ::CIENCIAS AGRARIASBiocombustíveis; Curvas de Desempenho; Material Particulado; Biofuels; Performance Curves; Particulate MatterAvaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALMárcio Alves de Aguiar - Dissertação.pdfMárcio Alves de Aguiar - Dissertação.pdfapplication/pdf7331164http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/1/M%c3%a1rcio%20Alves%20de%20Aguiar%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf5939262004353c6504793e611a77aee0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8508http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/2/license.txt0a9e77404315487775b2e0c2b887ae47MD52TEXTMárcio Alves de Aguiar - Dissertação.pdf.txtMárcio Alves de Aguiar - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain238695http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/3/M%c3%a1rcio%20Alves%20de%20Aguiar%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtb4b1c2b17ce672d68015a57325e610a0MD53THUMBNAILMárcio Alves de Aguiar - Dissertação.pdf.jpgMárcio Alves de Aguiar - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/4/M%c3%a1rcio%20Alves%20de%20Aguiar%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgbd8ad56d46d61e0ce2cdd41692649575MD5411612/19712020-04-07 03:01:02.46oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-04-07T06:01:02Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
title |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
spellingShingle |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases Aguiar, Márcio Alves de CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Biocombustíveis; Curvas de Desempenho; Material Particulado; Biofuels; Performance Curves; Particulate Matter |
title_short |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
title_full |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
title_fullStr |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
title_full_unstemmed |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
title_sort |
Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases |
author |
Aguiar, Márcio Alves de |
author_facet |
Aguiar, Márcio Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Márcio Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serra, Juan Carlos Valdés |
contributor_str_mv |
Serra, Juan Carlos Valdés |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Biocombustíveis; Curvas de Desempenho; Material Particulado; Biofuels; Performance Curves; Particulate Matter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biocombustíveis; Curvas de Desempenho; Material Particulado; Biofuels; Performance Curves; Particulate Matter |
description |
Este trabalho desenvolvido teve por objetivo avaliar o desempenho de um motor diesel instalado numa bancada dinamométrica, sendo utilizados para os ensaios o diesel S-10 e os biodieseis de soja nas proporções 20%, 50% e 100%, ainda sendo avaliados as emissões dos gases da queima destes combustíveis. Os resultados dos dados coletados relativos aos parâmetros de potência, torque, consumo de combustível, assim como dos gases quanto ao número de fumaça, fuligem e nível de poluição foram comparados entre combustíveis nos diversos níveis rotacionais, segundo a norma da ABNT ISO 1585. Observou-se que, com o uso de B-20, os resultados quanto ao torque e potência foram semelhantes ao diesel, porém com aumento do consumo de combustível. Já com o aumento das concentrações para B-50 e B-100, estes apresentaram, em ordem crescente, queda de desempenho com aumento do consumo de combustível. No entanto, o B-100 demonstrou ser o menor emissor de poluentes entre os combustíveis observados nos testes. Posto os resultados, pode-se formalizar conclusões de que o diesel apresentou melhor desempenho quanto aos parâmetros analisados, contudo o B-20 é uma opção em substituição ao diesel S-10, pois apresentou desempenho semelhante ao diesel com a vantagem de ser um combustível renovável e que tende a diminuir os impactos ambientais. Por outro lado, o B-100 embora tenha sido observado o menor desempenho entre os demais combustíveis, todavia por ser 100% renovável, suas baixas emissões de gases, melhoria da qualidade de vida, principalmente em grandes centros urbanos apresentando, portanto, combustível em potencial em substituição ao diesel para o uso em motores a diesel. Contudo, a associação com outras fontes de combustíveis renováveis e pequenas modificações nos motores podem contribuir para o melhor desempenho, ainda que mantenham baixas emissões de gases, apresentados como sugestões de trabalhos futuros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-06T18:55:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-06T18:55:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AGUIAR, Márcio Alves de. Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases. 2016.161f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal 84do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/1971 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Márcio Alves de. Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases. 2016.161f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal 84do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/1971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Palmas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Palmas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/1/M%c3%a1rcio%20Alves%20de%20Aguiar%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/3/M%c3%a1rcio%20Alves%20de%20Aguiar%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1971/4/M%c3%a1rcio%20Alves%20de%20Aguiar%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5939262004353c6504793e611a77aee0 0a9e77404315487775b2e0c2b887ae47 b4b1c2b17ce672d68015a57325e610a0 bd8ad56d46d61e0ce2cdd41692649575 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1813912808375451648 |