Análise de acidentes de trânsito com o uso de SIG e Geoestatística: estudo de caso da Cidade de Palmas – TO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/1895 |
Resumo: | Os acidentes de trânsito têm representado uma das maiores causas de mortes e feridos no Brasil e no mundo, gerando impactos diretos na economia e principalmente na saúde pública. Diante disso, uma das preocupações do poder público ou órgãos responsáveis pelo planejamento e gestão do trânsito é encontrar soluções que minimizem esses problemas, com isso, o desenvolvimento de novas tecnologias tem se mostrado uma solução prática na busca por melhorias. Diante desse contexto, o desenvolvimento desse trabalho teve como objetivo realizar análises espaciais e temporais dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Palmas-TO entre janeiro de 2017 e julho de 2019, tendo como principal ferramenta de apoio o Sistema de Informações Geográficas (SIG) associado à Geoestatítica, com a finalidade de identificar, por meio de análises de padrões pontuais como o estimador de intensidade de Kernel, os locais com maiores intensidades de ocorrências de acidentes na cidade, além de identificar também as tipologias predominantes e quais delas causam as maiores gravidades e principalmente os dias e horas com maior incidência de acidentes de trânsito. As análises mostram que os acidentes de trânsito ocorrem de maneira geral em quase toda a cidade, porém com maiores incidências na Região Sul, mais precisamente nos setores Jardim Aureny III e Taquaralto – Centro, enquanto Na região central da cidade, as maiores incidências ocorrem na quadra 104 Sul – I, além disso identificou-se que ambas possuem características semelhantes, bem como predominância de construções comerciais nas suas principais vias e consequentemente alto fluxo de veículos e pessoas. Os maiores problemas identificados para esta pesquisa estão relacionados à coordenada geográfica do acidente, que tem como base os setores, bairros ou quadras e não o local exato da ocorrência, assim, contribuem para análises de baixa precisão. Portanto, para a cidade alcançar resultados satisfatórios em análises espaciais, em medidas preventivas e corretivas e principalmente reduzir o número de mortes e feridos no trânsito e os custos gerados por eles, é necessário maior atenção no sistema de registro e armazenamento de dados. |
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Lopes, Samuel de AndradeMarques, Felipe de Azevedo2020-03-10T23:23:04Z2020-03-10T23:23:04Z2019-03-10LOPES, Samuel de Andrade. Análise de acidentes de trânsito com o uso de SIG e Geoestatística: estudo de caso da Cidade de Palmas – TO. 79 f. Monografia (Graduação) – Engenharia Civil, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.http://hdl.handle.net/11612/1895Os acidentes de trânsito têm representado uma das maiores causas de mortes e feridos no Brasil e no mundo, gerando impactos diretos na economia e principalmente na saúde pública. Diante disso, uma das preocupações do poder público ou órgãos responsáveis pelo planejamento e gestão do trânsito é encontrar soluções que minimizem esses problemas, com isso, o desenvolvimento de novas tecnologias tem se mostrado uma solução prática na busca por melhorias. Diante desse contexto, o desenvolvimento desse trabalho teve como objetivo realizar análises espaciais e temporais dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Palmas-TO entre janeiro de 2017 e julho de 2019, tendo como principal ferramenta de apoio o Sistema de Informações Geográficas (SIG) associado à Geoestatítica, com a finalidade de identificar, por meio de análises de padrões pontuais como o estimador de intensidade de Kernel, os locais com maiores intensidades de ocorrências de acidentes na cidade, além de identificar também as tipologias predominantes e quais delas causam as maiores gravidades e principalmente os dias e horas com maior incidência de acidentes de trânsito. As análises mostram que os acidentes de trânsito ocorrem de maneira geral em quase toda a cidade, porém com maiores incidências na Região Sul, mais precisamente nos setores Jardim Aureny III e Taquaralto – Centro, enquanto Na região central da cidade, as maiores incidências ocorrem na quadra 104 Sul – I, além disso identificou-se que ambas possuem características semelhantes, bem como predominância de construções comerciais nas suas principais vias e consequentemente alto fluxo de veículos e pessoas. Os maiores problemas identificados para esta pesquisa estão relacionados à coordenada geográfica do acidente, que tem como base os setores, bairros ou quadras e não o local exato da ocorrência, assim, contribuem para análises de baixa precisão. Portanto, para a cidade alcançar resultados satisfatórios em análises espaciais, em medidas preventivas e corretivas e principalmente reduzir o número de mortes e feridos no trânsito e os custos gerados por eles, é necessário maior atenção no sistema de registro e armazenamento de dados.The traffic accidents have represented a major cause of deaths and injuries in Brazil and worldwide, generating direct impacts on the economy and especially on public health. Therefore, one of the government's concerns or agencies responsible for planning and traffic management is to find solutions that minimize these problems, therefore, the development of new technologies has proven to be a practical solution in the search for improvements. In this context, the development of this study aimed to perform spatial and temporal analysis of traffic accidents occurred in the city of Palmas-TO between January 2017 and July 2019, with the main support tool the Geographic Information System (GIS) associated with Geoestatítica, in order to identify, by means of point pattern analysis and the Kernel intensity estimator, where the highest intensities of accident occurrences in the city, and also identify the prevailing types and which ones cause the greatest severity and especially the days and hours with the highest incidence of traffic accidents. The analyzes show that traffic accidents occur generally in almost all the city, but with a higher incidence in the Southern Region, specifically in the areas Jardim Aureny III and Taquaralto - Centro, while in the central area of the city, the highest incidences occur in 104 Sul - I also identified that both have similar characteristics, and predominance of commercial buildings on the main roads and hence high flow of vehicles and people. The major problems identified for this research are related to the geographic coordinates of the accident, which is based on the sectors, neighborhoods or blocks and not the exact location of the occurrence, thus contributing to low precision analysis. So for the city to achieve satisfactory results in spatial analyzes, preventive and corrective measures and especially reduce the number of deaths and injuries in traffic and the costs generated by them, we need more attention in the registration system and data storage.Universidade Federal do TocantinsPalmasCURSO::PALMAS::PRESENCIAL::BACHARELADO::ENGENHARIA CIVILPalmasGraduaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILTraffic Accidents.Geographical Information System.Geostatistics.Spatial Analysis and Temporal.Acidentes de Trânsito.Sistema de Informações Geográficas.Geoestatística.Análise Espacial e Temporal.Análise de acidentes de trânsito com o uso de SIG e Geoestatística: estudo de caso da Cidade de Palmas – TOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALSamuel de Andrade Lopes – TCC Monografia – Engenharia Civil.pdfSamuel de Andrade Lopes – TCC Monografia – Engenharia Civil.pdfapplication/pdf8842018http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1895/1/Samuel%20de%20Andrade%20Lopes%20%e2%80%93%20TCC%20Monografia%20%e2%80%93%20Engenharia%20Civil.pdf2ddd340a7ed87d8ece9f1508f875aa48MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1895/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTSamuel de Andrade Lopes – TCC Monografia – Engenharia Civil.pdf.txtSamuel de Andrade Lopes – TCC Monografia – Engenharia Civil.pdf.txtExtracted texttext/plain123271http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1895/3/Samuel%20de%20Andrade%20Lopes%20%e2%80%93%20TCC%20Monografia%20%e2%80%93%20Engenharia%20Civil.pdf.txtf0619ac6f938bbb06b801f81f9b94023MD53THUMBNAILSamuel de Andrade Lopes – TCC Monografia – Engenharia Civil.pdf.jpgSamuel de Andrade Lopes – TCC Monografia – Engenharia Civil.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1895/4/Samuel%20de%20Andrade%20Lopes%20%e2%80%93%20TCC%20Monografia%20%e2%80%93%20Engenharia%20Civil.pdf.jpg13339836530422645dc0d38dfa091ef8MD5411612/18952020-03-11 03:01:08.294oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-03-11T06:01:08Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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