O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Fernando Turíbio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/2837
Resumo: Introdução - Os jogos eletrônicos são objeto de grande deslumbramento humano e cultural causando impactos significativos na sociedade e contribuindo para inovações impactantes na sua forma de uso. Objetivo - Compreender a história dos jogos eletrônicos e sua relação com a inovação tecnológica e as tecnologias computacionais, estudar sua viabilidade e impacto com a criação de um protótipo de jogo na área de inovação. Metodologia - Pesquisa investigativa com exaustivo aprofundamento bibliográfico da história dos jogos eletrônicos e inovações mais impactantes. Dedutiva e exploratória produzindo a partir dos conhecimentos adquiridos um protótipo de jogo eletrônico na área da inovação com aplicação e coleta de dados. Resultados - Foi concebido o protótipo IDEABREAKER jogo que trata de conceitos básicos de inovação onde um público de 200 pessoas testou o aplicativo com resultados significativos de engajamento. 51% dos usuários jogaram mais de uma única vez, 96,5% jogaram ao menos uma única vez e o tempo médio de jogo foi 15% maior que a média de controle. Conclusões – Jogos eletrônicos são uma potencial ferramenta para uso na área de inovação e para a disseminação do conhecimento relacionado de forma produtiva e com alto potencial de engajamento.
id UFT_de9b1f964b9634d2eb76e0f2899a349d
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/2837
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Moura, Fernando Turíbio dePorto Júnior, Francisco Gilson Rebouças2021-06-22T14:15:55Z2021-06-22T14:15:55Z2021-05-27MOURA, Fernando Turíbio de. O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2021.http://hdl.handle.net/11612/2837Introdução - Os jogos eletrônicos são objeto de grande deslumbramento humano e cultural causando impactos significativos na sociedade e contribuindo para inovações impactantes na sua forma de uso. Objetivo - Compreender a história dos jogos eletrônicos e sua relação com a inovação tecnológica e as tecnologias computacionais, estudar sua viabilidade e impacto com a criação de um protótipo de jogo na área de inovação. Metodologia - Pesquisa investigativa com exaustivo aprofundamento bibliográfico da história dos jogos eletrônicos e inovações mais impactantes. Dedutiva e exploratória produzindo a partir dos conhecimentos adquiridos um protótipo de jogo eletrônico na área da inovação com aplicação e coleta de dados. Resultados - Foi concebido o protótipo IDEABREAKER jogo que trata de conceitos básicos de inovação onde um público de 200 pessoas testou o aplicativo com resultados significativos de engajamento. 51% dos usuários jogaram mais de uma única vez, 96,5% jogaram ao menos uma única vez e o tempo médio de jogo foi 15% maior que a média de controle. Conclusões – Jogos eletrônicos são uma potencial ferramenta para uso na área de inovação e para a disseminação do conhecimento relacionado de forma produtiva e com alto potencial de engajamento.Introduction - Electronic games are the object of great human and cultural fascination, causing significant impacts on society and contributing to impactful innovations in the way they are used. Objective - To understand the history of electronic games and their relationship with technological innovation and computational technologies, to study their feasibility and impact with the creation of a game prototype around innovation. Methodology - Investigative research with exhaustive bibliographic deepening of the history of electronic games and most impactful innovations. Deductive and exploratory, producing from the acquired knowledge a prototype of an electronic game around innovation with application and data collection. Results - The IDEABREAKER game prototype was created, which deals with basic concepts of innovation where an audience of 200 people tested the application with significant engagement results. 51% of users played more than once, 96.5% played at least once and the average playing time was 15% longer than the control average. Conclusions - Electronic games are a potential tool for use around innovation and for the dissemination of related knowledge in a productive way and with a high potential for engagement.Universidade Federal do TocantinsPalmasPós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a InovaçãoBrasilCreative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASInovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; GamificationO uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTTEXTFernando Turíbio de Moura - Dissertação.pdf.txtFernando Turíbio de Moura - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain185115http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/3/Fernando%20Tur%c3%adbio%20de%20Moura%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtc6216eb8b6f76575770a5099f69fb003MD53THUMBNAILFernando Turíbio de Moura - Dissertação.pdf.jpgFernando Turíbio de Moura - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/4/Fernando%20Tur%c3%adbio%20de%20Moura%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg508e710bd6c1fc816e0f80dee2081b07MD54ORIGINALFernando Turíbio de Moura - Dissertação.pdfFernando Turíbio de Moura - Dissertação.pdfapplication/pdf1653875http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/1/Fernando%20Tur%c3%adbio%20de%20Moura%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf9b6738020a3f9062959395f5993bbde1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211612/28372021-08-17 03:05:51.088oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2021-08-17T06:05:51Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
title O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
spellingShingle O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
Moura, Fernando Turíbio de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification
title_short O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
title_full O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
title_fullStr O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
title_full_unstemmed O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
title_sort O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
author Moura, Fernando Turíbio de
author_facet Moura, Fernando Turíbio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Fernando Turíbio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
contributor_str_mv Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification
description Introdução - Os jogos eletrônicos são objeto de grande deslumbramento humano e cultural causando impactos significativos na sociedade e contribuindo para inovações impactantes na sua forma de uso. Objetivo - Compreender a história dos jogos eletrônicos e sua relação com a inovação tecnológica e as tecnologias computacionais, estudar sua viabilidade e impacto com a criação de um protótipo de jogo na área de inovação. Metodologia - Pesquisa investigativa com exaustivo aprofundamento bibliográfico da história dos jogos eletrônicos e inovações mais impactantes. Dedutiva e exploratória produzindo a partir dos conhecimentos adquiridos um protótipo de jogo eletrônico na área da inovação com aplicação e coleta de dados. Resultados - Foi concebido o protótipo IDEABREAKER jogo que trata de conceitos básicos de inovação onde um público de 200 pessoas testou o aplicativo com resultados significativos de engajamento. 51% dos usuários jogaram mais de uma única vez, 96,5% jogaram ao menos uma única vez e o tempo médio de jogo foi 15% maior que a média de controle. Conclusões – Jogos eletrônicos são uma potencial ferramenta para uso na área de inovação e para a disseminação do conhecimento relacionado de forma produtiva e com alto potencial de engajamento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-22T14:15:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-22T14:15:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Fernando Turíbio de. O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/2837
identifier_str_mv MOURA, Fernando Turíbio de. O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2021.
url http://hdl.handle.net/11612/2837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Palmas
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Palmas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/3/Fernando%20Tur%c3%adbio%20de%20Moura%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/4/Fernando%20Tur%c3%adbio%20de%20Moura%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/1/Fernando%20Tur%c3%adbio%20de%20Moura%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2837/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6216eb8b6f76575770a5099f69fb003
508e710bd6c1fc816e0f80dee2081b07
9b6738020a3f9062959395f5993bbde1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111551229919232