O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ilana Morais de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/4126
Resumo: O referente trabalho tem como objetivo compreender as diferentes formas de interação dos indígenas Apinajé na área urbana de Tocantinópolis, levando em consideração os conflitos historicamente estabelecidos entre indígenas e não indígenas nessa região. As interações entre esses grupos sociais sempre foram entremeadas por uma série de tensões (DAMATTA, 1976 apud GONÇALVES, 1981), provocando aquilo que Oliveira (1978) identificou como “Fricção interétnica”. Os indígenas Apinajé se fazem presentes na área urbana de Tocantinópolis por uma série de motivos, mas que uma de suas demandas principais é o comércio da cidade, onde adquirem, principalmente pelos recursos do Programa Bolsa Família, alimentos e demais utensílios. Mas, quando se trata das relações de consumo o estigma (GOFFMAN, 1982) e seus decorrentes preconceitos continuam mediando as interações? A máxima “O freguês tem sempre razão” também funciona quando a percepção do fornecedor sobre o consumidor é carregada de representações sociais negativas? Além das agressões físicas e verbais que possam ser vítimas, os Apinajé queixam-se do mal atendimento que recebem quando em Tocantinópolis solicitam algum serviço nos estabelecimentos comerciais. A nossa pesquisa procurou observar e analisar as relações sociais de consumo entre indígenas e comerciantes em Tocantinópolis – TO, além de procurar entender qual é o papel do PROCON frente aos direitos dos consumidores indígenas. As principais técnicas de pesquisa utilizadas foram à observação participante e entrevistas.
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Os indígenas Apinajé se fazem presentes na área urbana de Tocantinópolis por uma série de motivos, mas que uma de suas demandas principais é o comércio da cidade, onde adquirem, principalmente pelos recursos do Programa Bolsa Família, alimentos e demais utensílios. Mas, quando se trata das relações de consumo o estigma (GOFFMAN, 1982) e seus decorrentes preconceitos continuam mediando as interações? A máxima “O freguês tem sempre razão” também funciona quando a percepção do fornecedor sobre o consumidor é carregada de representações sociais negativas? Além das agressões físicas e verbais que possam ser vítimas, os Apinajé queixam-se do mal atendimento que recebem quando em Tocantinópolis solicitam algum serviço nos estabelecimentos comerciais. A nossa pesquisa procurou observar e analisar as relações sociais de consumo entre indígenas e comerciantes em Tocantinópolis – TO, além de procurar entender qual é o papel do PROCON frente aos direitos dos consumidores indígenas. As principais técnicas de pesquisa utilizadas foram à observação participante e entrevistas.This work aims to understand the different forms of interaction of the Apinajé indigenous people in the urban area of Tocantinópolis, taking into account the historically established conflicts between indigenous and non-indigenous people in this region. The interactions between these social groups have always been interspersed with a series of tensions (DAMATTA, 1976 apud GONÇALVES, 1981), causing what Oliveira (1978) identified as “Interethnic friction”. The Apinajé Indians are present in the urban area of Tocantinópolis for a number of reasons, but one of their main demands is the city's commerce, where they acquire, mainly through the resources of the Bolsa Família Program, food and other utensils. But, when it comes to consumer relations, does stigma (GOFFMAN, 1982) and its resulting prejudices continue to mediate interactions? The maxim “The customer is always right” also works when the supplier's perception of the consumer is loaded with negative social representations? In addition to physical and verbal aggressions that may be victims, the Apinajé complain about the poor service they receive when in Tocantinópolis they request some service in commercial establishments. Our research sought to observe and analyze the social relations of consumption between indigenous and traders in Tocantinópolis – TO, in addition to seeking to understand what is the role of PROCON in relation to the rights of indigenous consumers. The main research techniques used were participant observation and interviews.Universidade Federal do TocantinsTocantinópolisCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAISTocantinópolisGraduaçãoAcesso Livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAConsumidorApinajéFricção interétnicaEstigmaConsumerApinajéInterethnic frictionStigmaO consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALMONOGRAFIA VERSÃO FINAL Ilana Morais de Sousa PDF JULHO.pdfMONOGRAFIA VERSÃO FINAL Ilana Morais de Sousa PDF JULHO.pdfapplication/pdf1361659http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4126/1/MONOGRAFIA%20VERS%c3%83O%20FINAL%20Ilana%20Morais%20de%20Sousa%20PDF%20JULHO.pdfb1afd0e4bfb2fe4b7c7da0c6e5895e53MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4126/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMONOGRAFIA VERSÃO FINAL Ilana Morais de Sousa PDF JULHO.pdf.txtMONOGRAFIA VERSÃO FINAL Ilana Morais de Sousa PDF JULHO.pdf.txtExtracted texttext/plain142927http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4126/3/MONOGRAFIA%20VERS%c3%83O%20FINAL%20Ilana%20Morais%20de%20Sousa%20PDF%20JULHO.pdf.txtc3923e75582ec29f072292e813936e68MD53THUMBNAILMONOGRAFIA VERSÃO FINAL Ilana Morais de Sousa PDF JULHO.pdf.jpgMONOGRAFIA VERSÃO FINAL Ilana Morais de Sousa PDF JULHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4126/4/MONOGRAFIA%20VERS%c3%83O%20FINAL%20Ilana%20Morais%20de%20Sousa%20PDF%20JULHO.pdf.jpg8645d4dd7232c569991c200ffeb560feMD5411612/41262022-08-31 03:01:54.85oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2022-08-31T06:01:54Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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