Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo - Território |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48772 |
Resumo: | Na busca pela compreensão da reprodução do campesinato em meio às contradições do modo de produção vigente, percebe-se a importância constante da Educação do Campo nesse processo. Dentro desta perspectiva, este texto tem o intuito de elucidar as trajetórias dos sujeitos que compõem a Escola Família Agrícola (EFA) do município de Anagé, no estado da Bahia, ao passo de entender como suas atividades pedagógicas estão em consonância à realidade das comunidades onde seus integrantes fazem parte; e de como a proposta da pedagogia da alternância trabalhada nesta escola vem contribuindo, estrategicamente, como uma alternativa – dentre várias outras – para a garantia de reprodução da vida e do trabalho camponês neste município. |
id |
UFU-10_2504c178966139d08206cd8311bc3195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48772 |
network_acronym_str |
UFU-10 |
network_name_str |
Campo - Território |
repository_id_str |
|
spelling |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BAAlternativa na alternância : conhecendo os sujeitos da Escola Família Agrícola (EFA) e suas contribuições no processo de reprodução camponesa em Anagé/BA Na busca pela compreensão da reprodução do campesinato em meio às contradições do modo de produção vigente, percebe-se a importância constante da Educação do Campo nesse processo. Dentro desta perspectiva, este texto tem o intuito de elucidar as trajetórias dos sujeitos que compõem a Escola Família Agrícola (EFA) do município de Anagé, no estado da Bahia, ao passo de entender como suas atividades pedagógicas estão em consonância à realidade das comunidades onde seus integrantes fazem parte; e de como a proposta da pedagogia da alternância trabalhada nesta escola vem contribuindo, estrategicamente, como uma alternativa – dentre várias outras – para a garantia de reprodução da vida e do trabalho camponês neste município.EDUFU2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/4877210.14393/RCT143304Revista Campo-Território; v. 14 n. 33 Ago. (2019)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48772/27696Copyright (c) 2019 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos de Oliveira, GuilhermeDionôr Souza , João Paulo Tosta Souza, Suzane 2020-06-27T17:36:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48772Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2020-06-27T17:36:34Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA Alternativa na alternância : conhecendo os sujeitos da Escola Família Agrícola (EFA) e suas contribuições no processo de reprodução camponesa em Anagé/BA |
title |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA |
spellingShingle |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA Matos de Oliveira, Guilherme |
title_short |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA |
title_full |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA |
title_fullStr |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA |
title_full_unstemmed |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA |
title_sort |
Alternative in the alternation: knowing the subjects of the School Family Agriculture (EFA) and its contributions in the process of peasant reproduction in Anagé/BA |
author |
Matos de Oliveira, Guilherme |
author_facet |
Matos de Oliveira, Guilherme Dionôr Souza , João Paulo Tosta Souza, Suzane |
author_role |
author |
author2 |
Dionôr Souza , João Paulo Tosta Souza, Suzane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos de Oliveira, Guilherme Dionôr Souza , João Paulo Tosta Souza, Suzane |
description |
Na busca pela compreensão da reprodução do campesinato em meio às contradições do modo de produção vigente, percebe-se a importância constante da Educação do Campo nesse processo. Dentro desta perspectiva, este texto tem o intuito de elucidar as trajetórias dos sujeitos que compõem a Escola Família Agrícola (EFA) do município de Anagé, no estado da Bahia, ao passo de entender como suas atividades pedagógicas estão em consonância à realidade das comunidades onde seus integrantes fazem parte; e de como a proposta da pedagogia da alternância trabalhada nesta escola vem contribuindo, estrategicamente, como uma alternativa – dentre várias outras – para a garantia de reprodução da vida e do trabalho camponês neste município. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48772 10.14393/RCT143304 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48772 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCT143304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48772/27696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Campo-Território; v. 14 n. 33 Ago. (2019) 1809-6271 reponame:Campo - Território instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Campo - Território |
collection |
Campo - Território |
repository.name.fl_str_mv |
Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br |
_version_ |
1798315121893703680 |