Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ana Cecília
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cazella, Ademir Antonio, Capellesso, Adinor José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49542
Resumo: A questão agrária brasileira é caracterizada pelo acesso precário a terra por amplos contingentes sociais. Em relações históricas de grande assimetria de poder, os atores desfavorecidos no meio rural inserem-se em uma diversidade de mecanismos, entre os quais destaca-se o arrendamento de terras. O presente artigo tem por objetivo demonstrar a heterogeneidade de atores envolvidos nos contratos de arrendamento rural no Meio Oeste Catarinense. Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas com agricultores (familiares e não familiares) e proprietários de terras (não-agricultores) entre julho e novembro de 2016 e em julho de 2017. A partir dos resultados encontrados foi possível diferenciar sete distintas categorias de atores sociais que recorrem a contratos de arrendamento. Entre os arrendatários diferenciou-se os Agricultores Familiares Consolidados, Agricultores Familiares Vulneráveis e Agricultores Patronais. Já entre os arrendadores, as seguintes categorias foram identificadas: Agricultores Familiares Aposentados, Agricultores em Idade Ativa, Proprietários de Terras Absenteístas e Indígenas. O estudo permitiu apontar a persistência de situações caracterizadas pela assimetria de poder em favor dos arrendadores, mas com o crescimento de casos de relações mais igualitárias entre proprietários de terras e arrendatários.
id UFU-10_76b81bf196704069a11bf267e047c01c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49542
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinenseArrendamento de terras : a heterogeneidade de atores sociais no meio oeste catarinense A questão agrária brasileira é caracterizada pelo acesso precário a terra por amplos contingentes sociais. Em relações históricas de grande assimetria de poder, os atores desfavorecidos no meio rural inserem-se em uma diversidade de mecanismos, entre os quais destaca-se o arrendamento de terras. O presente artigo tem por objetivo demonstrar a heterogeneidade de atores envolvidos nos contratos de arrendamento rural no Meio Oeste Catarinense. Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas com agricultores (familiares e não familiares) e proprietários de terras (não-agricultores) entre julho e novembro de 2016 e em julho de 2017. A partir dos resultados encontrados foi possível diferenciar sete distintas categorias de atores sociais que recorrem a contratos de arrendamento. Entre os arrendatários diferenciou-se os Agricultores Familiares Consolidados, Agricultores Familiares Vulneráveis e Agricultores Patronais. Já entre os arrendadores, as seguintes categorias foram identificadas: Agricultores Familiares Aposentados, Agricultores em Idade Ativa, Proprietários de Terras Absenteístas e Indígenas. O estudo permitiu apontar a persistência de situações caracterizadas pela assimetria de poder em favor dos arrendadores, mas com o crescimento de casos de relações mais igualitárias entre proprietários de terras e arrendatários.EDUFU2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/4954210.14393/RCT143411Revista Campo-Território; v. 14 n. 34 Dez. (2019)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49542/28699Copyright (c) 2019 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Ana CecíliaCazella, Ademir AntonioCapellesso, Adinor José2020-06-27T17:23:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49542Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2020-06-27T17:23:37Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
Arrendamento de terras : a heterogeneidade de atores sociais no meio oeste catarinense
title Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
spellingShingle Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
Guedes, Ana Cecília
title_short Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
title_full Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
title_fullStr Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
title_full_unstemmed Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
title_sort Land leasing: the heterogeneity of social actors in the middle west catarinense
author Guedes, Ana Cecília
author_facet Guedes, Ana Cecília
Cazella, Ademir Antonio
Capellesso, Adinor José
author_role author
author2 Cazella, Ademir Antonio
Capellesso, Adinor José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Ana Cecília
Cazella, Ademir Antonio
Capellesso, Adinor José
description A questão agrária brasileira é caracterizada pelo acesso precário a terra por amplos contingentes sociais. Em relações históricas de grande assimetria de poder, os atores desfavorecidos no meio rural inserem-se em uma diversidade de mecanismos, entre os quais destaca-se o arrendamento de terras. O presente artigo tem por objetivo demonstrar a heterogeneidade de atores envolvidos nos contratos de arrendamento rural no Meio Oeste Catarinense. Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas com agricultores (familiares e não familiares) e proprietários de terras (não-agricultores) entre julho e novembro de 2016 e em julho de 2017. A partir dos resultados encontrados foi possível diferenciar sete distintas categorias de atores sociais que recorrem a contratos de arrendamento. Entre os arrendatários diferenciou-se os Agricultores Familiares Consolidados, Agricultores Familiares Vulneráveis e Agricultores Patronais. Já entre os arrendadores, as seguintes categorias foram identificadas: Agricultores Familiares Aposentados, Agricultores em Idade Ativa, Proprietários de Terras Absenteístas e Indígenas. O estudo permitiu apontar a persistência de situações caracterizadas pela assimetria de poder em favor dos arrendadores, mas com o crescimento de casos de relações mais igualitárias entre proprietários de terras e arrendatários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49542
10.14393/RCT143411
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49542
identifier_str_mv 10.14393/RCT143411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49542/28699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 14 n. 34 Dez. (2019)
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315121909432320