Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hudson Toscano Lopes Barroso da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Márcia Regina Farias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41353
Resumo: A multifuncionalidade está respaldada na elucidação do papel da agricultura para o aperfeiçoamento do ambiente rural, uma vez que além de ser uma área de produção, também pode ser considerado como um espaço de consumo devido às diversas funções que são buscadas nesse meio, que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Nessa direção, a pesquisa teve por objetivo identificar como os agricultores do Assentamento Boa Fé, localizado no município de Mossoró (RN), estão sendo afetados pela estiagem ocorrida ao longo dos últimos 5 anos, enfatizando os elementos socioeconômicos, alimentar, sociocultural e natural. Para a construção da pesquisa os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com questões subdivididas em quatro categorias: 1) Reprodução socioeconômica; 2) Segurança alimentar; 3) Tecido social e cultural; e 4) Recursos Naturais e desenvolvimento rural sustentável. A partir dos resultados foi possível evidenciar que as dimensões da reprodução socioeconômica e da segurança alimentar são aquelas que apresentam maior fragilidade dentro do universo multifuncional do assentamento, e as dimensões do tecido social e cultural e dos recursos naturais apresentam resultados positivos a nível local. Com isso, conclui-se que os agricultores do assentamento Boa Fé demonstraram que as múltiplas funções desenvolvidas pela agricultura familiar podem ser intensamente afetadas pelo longo período de estiagem.
id UFU-10_8bf4b6f369300418903cd3aa7db3cf42
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41353
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)Análise do efeito da seca nas múltiplas funções da agricultura no assentamento Boa Fé (Mossoró-RN) A multifuncionalidade está respaldada na elucidação do papel da agricultura para o aperfeiçoamento do ambiente rural, uma vez que além de ser uma área de produção, também pode ser considerado como um espaço de consumo devido às diversas funções que são buscadas nesse meio, que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Nessa direção, a pesquisa teve por objetivo identificar como os agricultores do Assentamento Boa Fé, localizado no município de Mossoró (RN), estão sendo afetados pela estiagem ocorrida ao longo dos últimos 5 anos, enfatizando os elementos socioeconômicos, alimentar, sociocultural e natural. Para a construção da pesquisa os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com questões subdivididas em quatro categorias: 1) Reprodução socioeconômica; 2) Segurança alimentar; 3) Tecido social e cultural; e 4) Recursos Naturais e desenvolvimento rural sustentável. A partir dos resultados foi possível evidenciar que as dimensões da reprodução socioeconômica e da segurança alimentar são aquelas que apresentam maior fragilidade dentro do universo multifuncional do assentamento, e as dimensões do tecido social e cultural e dos recursos naturais apresentam resultados positivos a nível local. Com isso, conclui-se que os agricultores do assentamento Boa Fé demonstraram que as múltiplas funções desenvolvidas pela agricultura familiar podem ser intensamente afetadas pelo longo período de estiagem.EDUFU2019-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/4135310.14393/RCT132905Revista Campo-Território; v. 13 n. 29 Abr. (2018)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41353/25691Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Hudson Toscano Lopes Barroso daSilva, Márcia Regina Farias da2020-06-27T23:42:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41353Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2020-06-27T23:42:28Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
Análise do efeito da seca nas múltiplas funções da agricultura no assentamento Boa Fé (Mossoró-RN)
title Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
spellingShingle Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
Silva, Hudson Toscano Lopes Barroso da
title_short Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
title_full Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
title_fullStr Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
title_full_unstemmed Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
title_sort Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)
author Silva, Hudson Toscano Lopes Barroso da
author_facet Silva, Hudson Toscano Lopes Barroso da
Silva, Márcia Regina Farias da
author_role author
author2 Silva, Márcia Regina Farias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hudson Toscano Lopes Barroso da
Silva, Márcia Regina Farias da
description A multifuncionalidade está respaldada na elucidação do papel da agricultura para o aperfeiçoamento do ambiente rural, uma vez que além de ser uma área de produção, também pode ser considerado como um espaço de consumo devido às diversas funções que são buscadas nesse meio, que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Nessa direção, a pesquisa teve por objetivo identificar como os agricultores do Assentamento Boa Fé, localizado no município de Mossoró (RN), estão sendo afetados pela estiagem ocorrida ao longo dos últimos 5 anos, enfatizando os elementos socioeconômicos, alimentar, sociocultural e natural. Para a construção da pesquisa os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com questões subdivididas em quatro categorias: 1) Reprodução socioeconômica; 2) Segurança alimentar; 3) Tecido social e cultural; e 4) Recursos Naturais e desenvolvimento rural sustentável. A partir dos resultados foi possível evidenciar que as dimensões da reprodução socioeconômica e da segurança alimentar são aquelas que apresentam maior fragilidade dentro do universo multifuncional do assentamento, e as dimensões do tecido social e cultural e dos recursos naturais apresentam resultados positivos a nível local. Com isso, conclui-se que os agricultores do assentamento Boa Fé demonstraram que as múltiplas funções desenvolvidas pela agricultura familiar podem ser intensamente afetadas pelo longo período de estiagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41353
10.14393/RCT132905
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41353
identifier_str_mv 10.14393/RCT132905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41353/25691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 13 n. 29 Abr. (2018)
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315121802477568