THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finatto, Roberto Antônio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Corrêa, Walquiria Kruger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12041
Resumo: A agroecologia emergiu como uma estratégia de produção na agricultura familiar que concilia geração de renda, preservação ambiental e valorização social do agricultor. A agricultura familiar tornou-se o principal lócus para o desenvolvimento deste sistema de produção, visto que, as características particulares da organização familiar melhor comportam os princípios e práticas agroecológicas. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar o processo de organização do sistema de produção agrícola de base agroecológica no município de Pelotas, evidenciando seu significado para a reprodução da agricultura familiar. Para a efetivação da pesquisa adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: realização de entrevistas (semi-estruturadas) com os agricultores familiares de base agroecológica e os informantes qualificados do município que desenvolvem atividades voltadas à produção agroecológica, visitas às unidades de produção e cooperativas no município. O sistema de produção agroecológico começou a se desenvolver em Pelotas na década de 1980 envolvendo, inicialmente, um número reduzido de agricultores. Com o avanço das iniciativas ocorreu à  organização dos produtores em associação e cooperativas. A agroecologia tornou-se uma alternativa de renda viável, possibilitando reduzir os impactos ambientais e os riscos em relação à saúde dos agricultores e dos consumidores. Sendo assim, existem possibilidades de expansão da agroecologia, mas, para tanto, se faz necessário maior apoio do poder público.
id UFU-10_a9f7374bbff470e40e478e7fa38cd181
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12041
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZILA organização da agricultura familiar de base agroecológica em Pelotas/RS Agroecologia Agricultura familiarEspaço ruralDesenvolvimento ruralA agroecologia emergiu como uma estratégia de produção na agricultura familiar que concilia geração de renda, preservação ambiental e valorização social do agricultor. A agricultura familiar tornou-se o principal lócus para o desenvolvimento deste sistema de produção, visto que, as características particulares da organização familiar melhor comportam os princípios e práticas agroecológicas. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar o processo de organização do sistema de produção agrícola de base agroecológica no município de Pelotas, evidenciando seu significado para a reprodução da agricultura familiar. Para a efetivação da pesquisa adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: realização de entrevistas (semi-estruturadas) com os agricultores familiares de base agroecológica e os informantes qualificados do município que desenvolvem atividades voltadas à produção agroecológica, visitas às unidades de produção e cooperativas no município. O sistema de produção agroecológico começou a se desenvolver em Pelotas na década de 1980 envolvendo, inicialmente, um número reduzido de agricultores. Com o avanço das iniciativas ocorreu à  organização dos produtores em associação e cooperativas. A agroecologia tornou-se uma alternativa de renda viável, possibilitando reduzir os impactos ambientais e os riscos em relação à saúde dos agricultores e dos consumidores. Sendo assim, existem possibilidades de expansão da agroecologia, mas, para tanto, se faz necessário maior apoio do poder público.EDUFU2011-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/1204110.14393/RCT61112041Revista Campo-Território; v. 6 n. 11 Fev. (2011); 280-3111809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12041/8271Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFinatto, Roberto AntônioCorrêa, Walquiria Kruger2022-12-13T12:54:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12041Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-12-13T12:54:15Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
A organização da agricultura familiar de base agroecológica em Pelotas/RS
title THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
spellingShingle THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
Finatto, Roberto Antônio
Agroecologia
Agricultura familiar
Espaço rural
Desenvolvimento rural
title_short THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
title_full THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
title_fullStr THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
title_full_unstemmed THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
title_sort THE ORGANIZATION OF THE FAMILY FARMS OF AGROECOLOGICAL BASE IN PELOTAS/RS/BRAZIL
author Finatto, Roberto Antônio
author_facet Finatto, Roberto Antônio
Corrêa, Walquiria Kruger
author_role author
author2 Corrêa, Walquiria Kruger
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finatto, Roberto Antônio
Corrêa, Walquiria Kruger
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Agricultura familiar
Espaço rural
Desenvolvimento rural
topic Agroecologia
Agricultura familiar
Espaço rural
Desenvolvimento rural
description A agroecologia emergiu como uma estratégia de produção na agricultura familiar que concilia geração de renda, preservação ambiental e valorização social do agricultor. A agricultura familiar tornou-se o principal lócus para o desenvolvimento deste sistema de produção, visto que, as características particulares da organização familiar melhor comportam os princípios e práticas agroecológicas. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar o processo de organização do sistema de produção agrícola de base agroecológica no município de Pelotas, evidenciando seu significado para a reprodução da agricultura familiar. Para a efetivação da pesquisa adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: realização de entrevistas (semi-estruturadas) com os agricultores familiares de base agroecológica e os informantes qualificados do município que desenvolvem atividades voltadas à produção agroecológica, visitas às unidades de produção e cooperativas no município. O sistema de produção agroecológico começou a se desenvolver em Pelotas na década de 1980 envolvendo, inicialmente, um número reduzido de agricultores. Com o avanço das iniciativas ocorreu à  organização dos produtores em associação e cooperativas. A agroecologia tornou-se uma alternativa de renda viável, possibilitando reduzir os impactos ambientais e os riscos em relação à saúde dos agricultores e dos consumidores. Sendo assim, existem possibilidades de expansão da agroecologia, mas, para tanto, se faz necessário maior apoio do poder público.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12041
10.14393/RCT61112041
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12041
identifier_str_mv 10.14393/RCT61112041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12041/8271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 6 n. 11 Fev. (2011); 280-311
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315120445620224