SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Sergio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11901
Resumo: Este trabalho pretende identificar as principais vertentes teóricas e analíticas das ciências sociais que utilizam o conceito de território para analisar os processos de desenvolvimento e mudança social no meio rural. Na primeira seção discutem-se três perspectivas analíticas, que são a perspectiva da geografia política, que utiliza-se do conceito para analisar o poder e as formas de dominação no espaço. A visão da antropologia e da sociologia, que analisam os territórios na perspectiva da identidade social e da construção do capital social. E a abordagem da geografia econômica, que pensa o território como uma variável do desenvolvimento econômico que permite entender o papel do espaço sobre os processos inovação, a geração de economias de escopo e a criação de externalidades. Em seguida discute-se como as perspectivas teóricas contemporâneas que se dedicam à  reflexão sobre o tema do desenvolvimento incorporam a noção de território em seu arcabouço analítico e conceitual. Nas seções finais analisa-se como as principais perspectivas políticas, práticas e analíticas que operam com a noção de desenvolvimento territorial rural vem sendo apropriadas pelos formuladores de políticas tanto quanto pelos estudiosos. A conclusão do trabalho aponta, sumariamente, que esta havendo uma renovação do debate sobre ruralidade, territórios e desenvolvimento que vem influenciando tanto os mediadores como os analistas, que estão aprendendo a lidar com este novo referencial por meio de teorias e metodologias.
id UFU-10_b58b8c9f00f020b9bccdff488af8de77
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11901
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the developmentCiências sociais, ruralidade e territórios: em busca de novas referências para pensar o desenvolvimento Teoria socialTerritóriosRuralidadeDesenvolvimentoEste trabalho pretende identificar as principais vertentes teóricas e analíticas das ciências sociais que utilizam o conceito de território para analisar os processos de desenvolvimento e mudança social no meio rural. Na primeira seção discutem-se três perspectivas analíticas, que são a perspectiva da geografia política, que utiliza-se do conceito para analisar o poder e as formas de dominação no espaço. A visão da antropologia e da sociologia, que analisam os territórios na perspectiva da identidade social e da construção do capital social. E a abordagem da geografia econômica, que pensa o território como uma variável do desenvolvimento econômico que permite entender o papel do espaço sobre os processos inovação, a geração de economias de escopo e a criação de externalidades. Em seguida discute-se como as perspectivas teóricas contemporâneas que se dedicam à  reflexão sobre o tema do desenvolvimento incorporam a noção de território em seu arcabouço analítico e conceitual. Nas seções finais analisa-se como as principais perspectivas políticas, práticas e analíticas que operam com a noção de desenvolvimento territorial rural vem sendo apropriadas pelos formuladores de políticas tanto quanto pelos estudiosos. A conclusão do trabalho aponta, sumariamente, que esta havendo uma renovação do debate sobre ruralidade, territórios e desenvolvimento que vem influenciando tanto os mediadores como os analistas, que estão aprendendo a lidar com este novo referencial por meio de teorias e metodologias.EDUFU2009-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/1190110.14393/RCT4711901Revista Campo-Território; v. 4 n. 7 Fev. (2009); 24-621809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11901/6961Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Sergio2022-12-15T14:56:32Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11901Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-12-15T14:56:32Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
Ciências sociais, ruralidade e territórios: em busca de novas referências para pensar o desenvolvimento
title SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
spellingShingle SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
Schneider, Sergio
Teoria social
Territórios
Ruralidade
Desenvolvimento
title_short SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
title_full SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
title_fullStr SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
title_full_unstemmed SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
title_sort SOCIAL SCIENCES, RURALITY AND TERRITORIES: towards some new references to think the development
author Schneider, Sergio
author_facet Schneider, Sergio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria social
Territórios
Ruralidade
Desenvolvimento
topic Teoria social
Territórios
Ruralidade
Desenvolvimento
description Este trabalho pretende identificar as principais vertentes teóricas e analíticas das ciências sociais que utilizam o conceito de território para analisar os processos de desenvolvimento e mudança social no meio rural. Na primeira seção discutem-se três perspectivas analíticas, que são a perspectiva da geografia política, que utiliza-se do conceito para analisar o poder e as formas de dominação no espaço. A visão da antropologia e da sociologia, que analisam os territórios na perspectiva da identidade social e da construção do capital social. E a abordagem da geografia econômica, que pensa o território como uma variável do desenvolvimento econômico que permite entender o papel do espaço sobre os processos inovação, a geração de economias de escopo e a criação de externalidades. Em seguida discute-se como as perspectivas teóricas contemporâneas que se dedicam à  reflexão sobre o tema do desenvolvimento incorporam a noção de território em seu arcabouço analítico e conceitual. Nas seções finais analisa-se como as principais perspectivas políticas, práticas e analíticas que operam com a noção de desenvolvimento territorial rural vem sendo apropriadas pelos formuladores de políticas tanto quanto pelos estudiosos. A conclusão do trabalho aponta, sumariamente, que esta havendo uma renovação do debate sobre ruralidade, territórios e desenvolvimento que vem influenciando tanto os mediadores como os analistas, que estão aprendendo a lidar com este novo referencial por meio de teorias e metodologias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11901
10.14393/RCT4711901
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11901
identifier_str_mv 10.14393/RCT4711901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11901/6961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 4 n. 7 Fev. (2009); 24-62
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315120046112768