AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Bruno
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo investigar como a Indústria Cultural utiliza representações da psicose para construir o espaço imaginário das pessoas, quanto à psicose, na sociedade administrada. Ele fundamenta-se, teoricamente, nas contribuições da Escola de Frankfurt, a partir da Teoria Crítica e da psicanálise, para compreensão da relação entre Indústria Cultural e Psicose. A metodologia utilizada consistiu em dois momentos: num primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica das obras e artigos especializados sobre o assunto. No segundo momento realizou-se uma análise fílmica do filme Ilha do Medo, para a confirmação ou não da associação entre conceitos da Teoria Crítica e de psicose paranoica. Os resultados demonstraram que existem relações entre Teoria Crítica e Psicose, por meio da apropriação do conceito de psicose pela Indústria Cultural. Ficou confirmado que o cinema, um dos representantes da Indústria Cultural, corrobora formas de eliminação e homogeneização de pessoas críticas dentro da sociedade administrada.
id UFU-11_1b673b606008f164dd35bcebcaee9220
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28866
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDOTeoria CríticaEscola de FrankfurtPsicanáliseParanoiaCinema.O presente trabalho teve o objetivo investigar como a Indústria Cultural utiliza representações da psicose para construir o espaço imaginário das pessoas, quanto à psicose, na sociedade administrada. Ele fundamenta-se, teoricamente, nas contribuições da Escola de Frankfurt, a partir da Teoria Crítica e da psicanálise, para compreensão da relação entre Indústria Cultural e Psicose. A metodologia utilizada consistiu em dois momentos: num primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica das obras e artigos especializados sobre o assunto. No segundo momento realizou-se uma análise fílmica do filme Ilha do Medo, para a confirmação ou não da associação entre conceitos da Teoria Crítica e de psicose paranoica. Os resultados demonstraram que existem relações entre Teoria Crítica e Psicose, por meio da apropriação do conceito de psicose pela Indústria Cultural. Ficou confirmado que o cinema, um dos representantes da Indústria Cultural, corrobora formas de eliminação e homogeneização de pessoas críticas dentro da sociedade administrada.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 1 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866/16033Silva, Marcos Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-05T13:19:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28866Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-03-05T13:19:09Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
title AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
Silva, Marcos Bruno
Teoria Crítica
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Paranoia
Cinema.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
author Silva, Marcos Bruno
author_facet Silva, Marcos Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Crítica
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Paranoia
Cinema.
topic Teoria Crítica
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Paranoia
Cinema.
description O presente trabalho teve o objetivo investigar como a Indústria Cultural utiliza representações da psicose para construir o espaço imaginário das pessoas, quanto à psicose, na sociedade administrada. Ele fundamenta-se, teoricamente, nas contribuições da Escola de Frankfurt, a partir da Teoria Crítica e da psicanálise, para compreensão da relação entre Indústria Cultural e Psicose. A metodologia utilizada consistiu em dois momentos: num primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica das obras e artigos especializados sobre o assunto. No segundo momento realizou-se uma análise fílmica do filme Ilha do Medo, para a confirmação ou não da associação entre conceitos da Teoria Crítica e de psicose paranoica. Os resultados demonstraram que existem relações entre Teoria Crítica e Psicose, por meio da apropriação do conceito de psicose pela Indústria Cultural. Ficou confirmado que o cinema, um dos representantes da Indústria Cultural, corrobora formas de eliminação e homogeneização de pessoas críticas dentro da sociedade administrada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866/16033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 1 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280129462272