TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spadari, Gabriela Fabro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães, Claudiane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28571
Resumo: A presente pesquisa visou identificar as possíveis fontes estressoras em traders de exportação, verificando a presença de stress a partir da autopercepção do profissional. Analisou-se 22 profissionais, sendo 11 homens e 11 mulheres, com idade variando de 26 a 69 anos (Média = 38,9 anos para mulheres e de 40 anos para os homens), da região metropolitana de Porto Alegre, do Vale do Rio dos Sinos e da Serra Gaúcha do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada via e-mail, tendo como instrumento um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa. Os resultados demonstraram que 23% da amostra consideram-se estressados e 77% não se consideram estressados. Sobre considerar a profissão estressante, 72% dos participantes a consideram, 23% alegam não ser estressante e 5% participantes não especificaram. O principal benefício da profissão de trader de exportação foi de conhecer diferentes países, novos lugares e culturas, ampliar a rede de comunicação e interagir com pessoas de diferentes países de acordo com 95,5% dos participantes. Dentre os principais prejuízos encontram-se viagens longas e frequentes, permanência em aeroportos, distância da família e do trabalho, relatados por 54% da amostra. Conclui-se que apesar da profissão de trader de exportação ser uma profissão de muitas exigências, a maioria dos profissionais lida de forma positiva com as demandas, o que pode ser explicado pelo aspecto positivo do stress. Contudo, recomenda-se que os estudos com essa categoria devem sejam aprofundados, uma vez que há poucos estudos nessa área.
id UFU-11_359d8e34be8761971f023c134fc41508
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28571
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORASstressexportaçãotrader de exportaçãofontes estressoras.A presente pesquisa visou identificar as possíveis fontes estressoras em traders de exportação, verificando a presença de stress a partir da autopercepção do profissional. Analisou-se 22 profissionais, sendo 11 homens e 11 mulheres, com idade variando de 26 a 69 anos (Média = 38,9 anos para mulheres e de 40 anos para os homens), da região metropolitana de Porto Alegre, do Vale do Rio dos Sinos e da Serra Gaúcha do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada via e-mail, tendo como instrumento um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa. Os resultados demonstraram que 23% da amostra consideram-se estressados e 77% não se consideram estressados. Sobre considerar a profissão estressante, 72% dos participantes a consideram, 23% alegam não ser estressante e 5% participantes não especificaram. O principal benefício da profissão de trader de exportação foi de conhecer diferentes países, novos lugares e culturas, ampliar a rede de comunicação e interagir com pessoas de diferentes países de acordo com 95,5% dos participantes. Dentre os principais prejuízos encontram-se viagens longas e frequentes, permanência em aeroportos, distância da família e do trabalho, relatados por 54% da amostra. Conclui-se que apesar da profissão de trader de exportação ser uma profissão de muitas exigências, a maioria dos profissionais lida de forma positiva com as demandas, o que pode ser explicado pelo aspecto positivo do stress. Contudo, recomenda-se que os estudos com essa categoria devem sejam aprofundados, uma vez que há poucos estudos nessa área.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28571Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 2 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28571/15837Spadari, Gabriela FabroGuimarães, Claudiane Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-18T21:46:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28571Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2014-12-18T21:46:35Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
title TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
spellingShingle TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
Spadari, Gabriela Fabro
stress
exportação
trader de exportação
fontes estressoras.
title_short TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
title_full TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
title_fullStr TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
title_full_unstemmed TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
title_sort TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
author Spadari, Gabriela Fabro
author_facet Spadari, Gabriela Fabro
Guimarães, Claudiane Aparecida
author_role author
author2 Guimarães, Claudiane Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spadari, Gabriela Fabro
Guimarães, Claudiane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv stress
exportação
trader de exportação
fontes estressoras.
topic stress
exportação
trader de exportação
fontes estressoras.
description A presente pesquisa visou identificar as possíveis fontes estressoras em traders de exportação, verificando a presença de stress a partir da autopercepção do profissional. Analisou-se 22 profissionais, sendo 11 homens e 11 mulheres, com idade variando de 26 a 69 anos (Média = 38,9 anos para mulheres e de 40 anos para os homens), da região metropolitana de Porto Alegre, do Vale do Rio dos Sinos e da Serra Gaúcha do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada via e-mail, tendo como instrumento um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa. Os resultados demonstraram que 23% da amostra consideram-se estressados e 77% não se consideram estressados. Sobre considerar a profissão estressante, 72% dos participantes a consideram, 23% alegam não ser estressante e 5% participantes não especificaram. O principal benefício da profissão de trader de exportação foi de conhecer diferentes países, novos lugares e culturas, ampliar a rede de comunicação e interagir com pessoas de diferentes países de acordo com 95,5% dos participantes. Dentre os principais prejuízos encontram-se viagens longas e frequentes, permanência em aeroportos, distância da família e do trabalho, relatados por 54% da amostra. Conclui-se que apesar da profissão de trader de exportação ser uma profissão de muitas exigências, a maioria dos profissionais lida de forma positiva com as demandas, o que pode ser explicado pelo aspecto positivo do stress. Contudo, recomenda-se que os estudos com essa categoria devem sejam aprofundados, uma vez que há poucos estudos nessa área.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28571
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28571/15837
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 2 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280117927936