TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/35597 |
Resumo: | A utilização de ferramentas informatizadas pode auxiliar no planejamento de estudos que investigam o comportamento de escolha, uma vez que, possibilitam o planejamento e condução das sessões, o controle experimental e o registro dos dados obtidos. O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma ferramenta informatizada que possibilitaa criação de tarefas experimentais nas quais estímulos concorrentes sejam seguidos por consequências apresentadas com diferentes atrasos e quantidades. Além disso, a ferramenta possibilita a avaliação de preferência de vídeos e figuras e a utilização dos mesmos como consequência do comportamento de escolha. A ferramenta foi validada na condução de estudos e por meio de um questionário que avaliou o nível de satisfação de duas pesquisadoras com a ferramenta. Ambas relataram estarem satisfeitas na condução de suas respectivas pesquisas com a utilização da ferramenta informatizada. |
id |
UFU-11_b052c6f925609d3a06a7a14cb3488f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35597 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTESTomada de decisãoComportamento de EscolhaAtraso do reforço.A utilização de ferramentas informatizadas pode auxiliar no planejamento de estudos que investigam o comportamento de escolha, uma vez que, possibilitam o planejamento e condução das sessões, o controle experimental e o registro dos dados obtidos. O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma ferramenta informatizada que possibilitaa criação de tarefas experimentais nas quais estímulos concorrentes sejam seguidos por consequências apresentadas com diferentes atrasos e quantidades. Além disso, a ferramenta possibilita a avaliação de preferência de vídeos e figuras e a utilização dos mesmos como consequência do comportamento de escolha. A ferramenta foi validada na condução de estudos e por meio de um questionário que avaliou o nível de satisfação de duas pesquisadoras com a ferramenta. Ambas relataram estarem satisfeitas na condução de suas respectivas pesquisas com a utilização da ferramenta informatizada.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/3559710.14393/PPv20n1a2016-12Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 1 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-691710.14393/PPv20n1a2016-01reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/35597/18724Copyright (c) 2016 Perspectivas em psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCalixto, FernandaEscobal, GiovanaElias, Nassim ChamelGoyos, Celso2016-10-26T16:51:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35597Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2016-10-26T16:51:52Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
title |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
spellingShingle |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES Calixto, Fernanda Tomada de decisão Comportamento de Escolha Atraso do reforço. |
title_short |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
title_full |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
title_fullStr |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
title_full_unstemmed |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
title_sort |
TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES |
author |
Calixto, Fernanda |
author_facet |
Calixto, Fernanda Escobal, Giovana Elias, Nassim Chamel Goyos, Celso |
author_role |
author |
author2 |
Escobal, Giovana Elias, Nassim Chamel Goyos, Celso |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calixto, Fernanda Escobal, Giovana Elias, Nassim Chamel Goyos, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de decisão Comportamento de Escolha Atraso do reforço. |
topic |
Tomada de decisão Comportamento de Escolha Atraso do reforço. |
description |
A utilização de ferramentas informatizadas pode auxiliar no planejamento de estudos que investigam o comportamento de escolha, uma vez que, possibilitam o planejamento e condução das sessões, o controle experimental e o registro dos dados obtidos. O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma ferramenta informatizada que possibilitaa criação de tarefas experimentais nas quais estímulos concorrentes sejam seguidos por consequências apresentadas com diferentes atrasos e quantidades. Além disso, a ferramenta possibilita a avaliação de preferência de vídeos e figuras e a utilização dos mesmos como consequência do comportamento de escolha. A ferramenta foi validada na condução de estudos e por meio de um questionário que avaliou o nível de satisfação de duas pesquisadoras com a ferramenta. Ambas relataram estarem satisfeitas na condução de suas respectivas pesquisas com a utilização da ferramenta informatizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/35597 10.14393/PPv20n1a2016-12 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/35597 |
identifier_str_mv |
10.14393/PPv20n1a2016-12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/35597/18724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 1 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 10.14393/PPv20n1a2016-01 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280484929536 |