PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545 |
Resumo: | O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas inseridos na atual Política Nacional de Assistência Social. De forma dialética, o trabalho discute as condições objetivas da questão social na sociedade brasileira, incluindo a apresentação das respostas do Estado a essa questão, especificamente na instituição da Política Nacional de Assistência Social; em contraponto, a reflexão acerca da Psicologia, como ciência e profissão, historicamente nas relações com essas questões. Conclui-se que, se, pela via da assistência, tem-se desvelado a possibilidade de que a ação do psicológo se complexifeque no sentido de uma proposta efetivamente integralizada, não se pode ignorar que a concretização desta proposta resvala na interface que já existe entre a Psicologia e a Educação. |
id |
UFU-11_baec41555bf737aefaab2f51c5117c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27545 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?educaçãointervenção psicossocialpolíticas públicaspsicologiaSUAS.O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas inseridos na atual Política Nacional de Assistência Social. De forma dialética, o trabalho discute as condições objetivas da questão social na sociedade brasileira, incluindo a apresentação das respostas do Estado a essa questão, especificamente na instituição da Política Nacional de Assistência Social; em contraponto, a reflexão acerca da Psicologia, como ciência e profissão, historicamente nas relações com essas questões. Conclui-se que, se, pela via da assistência, tem-se desvelado a possibilidade de que a ação do psicológo se complexifeque no sentido de uma proposta efetivamente integralizada, não se pode ignorar que a concretização desta proposta resvala na interface que já existe entre a Psicologia e a Educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545/15099Janiake, EtienneMoreira, Ana Paula GomesGuzzo, Raquel Souza Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-06T17:41:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27545Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-12-06T17:41:56Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
title |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
spellingShingle |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? Janiake, Etienne educação intervenção psicossocial políticas públicas psicologia SUAS. |
title_short |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
title_full |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
title_fullStr |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
title_sort |
PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO? |
author |
Janiake, Etienne |
author_facet |
Janiake, Etienne Moreira, Ana Paula Gomes Guzzo, Raquel Souza Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Ana Paula Gomes Guzzo, Raquel Souza Lobo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janiake, Etienne Moreira, Ana Paula Gomes Guzzo, Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação intervenção psicossocial políticas públicas psicologia SUAS. |
topic |
educação intervenção psicossocial políticas públicas psicologia SUAS. |
description |
O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas inseridos na atual Política Nacional de Assistência Social. De forma dialética, o trabalho discute as condições objetivas da questão social na sociedade brasileira, incluindo a apresentação das respostas do Estado a essa questão, especificamente na instituição da Política Nacional de Assistência Social; em contraponto, a reflexão acerca da Psicologia, como ciência e profissão, historicamente nas relações com essas questões. Conclui-se que, se, pela via da assistência, tem-se desvelado a possibilidade de que a ação do psicológo se complexifeque no sentido de uma proposta efetivamente integralizada, não se pode ignorar que a concretização desta proposta resvala na interface que já existe entre a Psicologia e a Educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545/15099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280055013376 |