Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Silva, Letícia Dayane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Crosara de Resende, Marineia, Zardini Andrade, Raphael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51160
Resumo: Esse estudo teve como objetivos investigar as atitudes acerca da morte e do morrer de profissionais de saúde envolvidos nos cuidados paliativos de pacientes internados na UTIAdulto de um Hospital Universitário e correlacionar as atitudes em relação à morte/morrer com os dados profissionais/pessoais. Método: Participaram 20 profissionais de saúde (idade média 35 anos). Responderam aos instrumentos: a) ficha de dados sociodemográficos, b) questionário de dados profissionais e sobre o trabalho em cuidados paliativos, c) Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes Acerca da Morte. Os Resultados indicaram que: os profissionais apresentaram atitude positiva de aceitação neutral, atitudes negativas em relação à aceitação da morte como escape, como evitamento, medo, como aceitação como aproximação. Houve correlação: quanto maior o medo da morte mais evitamento e menor a aceitação neutral. Quanto maior o evitamento, menor é a aceitação neutral. Quanto maior é aceitação neutral, menor é a aceitação como escape; menor a idade. As comparações indicaram diferença significativa para: estado civil (maior escore de aceitação de escape nos sem companheiro) e formação acadêmica (maior escore de evitamento nos com curso técnico). Os resultados obtidos podem ser reflexos da participação desses profissionais de saúde na criação do Serviço de Cuidados Paliativos no local em que atuam.
id UFU-11_bb97322590582ccec4d4696e152d2b8f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51160
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrerAtitudes frente a morteCuidados paliativosmorteEsse estudo teve como objetivos investigar as atitudes acerca da morte e do morrer de profissionais de saúde envolvidos nos cuidados paliativos de pacientes internados na UTIAdulto de um Hospital Universitário e correlacionar as atitudes em relação à morte/morrer com os dados profissionais/pessoais. Método: Participaram 20 profissionais de saúde (idade média 35 anos). Responderam aos instrumentos: a) ficha de dados sociodemográficos, b) questionário de dados profissionais e sobre o trabalho em cuidados paliativos, c) Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes Acerca da Morte. Os Resultados indicaram que: os profissionais apresentaram atitude positiva de aceitação neutral, atitudes negativas em relação à aceitação da morte como escape, como evitamento, medo, como aceitação como aproximação. Houve correlação: quanto maior o medo da morte mais evitamento e menor a aceitação neutral. Quanto maior o evitamento, menor é a aceitação neutral. Quanto maior é aceitação neutral, menor é a aceitação como escape; menor a idade. As comparações indicaram diferença significativa para: estado civil (maior escore de aceitação de escape nos sem companheiro) e formação acadêmica (maior escore de evitamento nos com curso técnico). Os resultados obtidos podem ser reflexos da participação desses profissionais de saúde na criação do Serviço de Cuidados Paliativos no local em que atuam.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/5116010.14393/PPv23n1a2019-51160Perspectivas em Psicologia; v. 23 n. 1 (2019): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA; 213-2352237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51160/27220Moreira Silva, Letícia Dayane Crosara de Resende, Marineia Zardini Andrade, Raphael info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T20:28:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51160Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2020-03-17T20:28:07Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
title Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
spellingShingle Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
Moreira Silva, Letícia Dayane
Atitudes frente a morte
Cuidados paliativos
morte
title_short Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
title_full Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
title_fullStr Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
title_full_unstemmed Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
title_sort Atitudes de profissionais de saúde em cuidados paliativos sobre a morte e o morrer
author Moreira Silva, Letícia Dayane
author_facet Moreira Silva, Letícia Dayane
Crosara de Resende, Marineia
Zardini Andrade, Raphael
author_role author
author2 Crosara de Resende, Marineia
Zardini Andrade, Raphael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Silva, Letícia Dayane
Crosara de Resende, Marineia
Zardini Andrade, Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes frente a morte
Cuidados paliativos
morte
topic Atitudes frente a morte
Cuidados paliativos
morte
description Esse estudo teve como objetivos investigar as atitudes acerca da morte e do morrer de profissionais de saúde envolvidos nos cuidados paliativos de pacientes internados na UTIAdulto de um Hospital Universitário e correlacionar as atitudes em relação à morte/morrer com os dados profissionais/pessoais. Método: Participaram 20 profissionais de saúde (idade média 35 anos). Responderam aos instrumentos: a) ficha de dados sociodemográficos, b) questionário de dados profissionais e sobre o trabalho em cuidados paliativos, c) Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes Acerca da Morte. Os Resultados indicaram que: os profissionais apresentaram atitude positiva de aceitação neutral, atitudes negativas em relação à aceitação da morte como escape, como evitamento, medo, como aceitação como aproximação. Houve correlação: quanto maior o medo da morte mais evitamento e menor a aceitação neutral. Quanto maior o evitamento, menor é a aceitação neutral. Quanto maior é aceitação neutral, menor é a aceitação como escape; menor a idade. As comparações indicaram diferença significativa para: estado civil (maior escore de aceitação de escape nos sem companheiro) e formação acadêmica (maior escore de evitamento nos com curso técnico). Os resultados obtidos podem ser reflexos da participação desses profissionais de saúde na criação do Serviço de Cuidados Paliativos no local em que atuam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51160
10.14393/PPv23n1a2019-51160
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51160
identifier_str_mv 10.14393/PPv23n1a2019-51160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51160/27220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 23 n. 1 (2019): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA; 213-235
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280843542528