A catáfora nos títulos de textos jornalísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24922 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos parte de resultados obtidos em pesquisa sobre a referenciação catafórica. Entre algumas constatações dessa pesquisa, está a de que a catáfora é utilizada nos títulos como estratégia para despertar a atenção do leitor, já que faz com que o leitor continue a leitura do texto. Neste artigo, apresentamos essa parte da análise, ou seja, o que se refere aos títulos de textos e, tendo em vista a grande ocorrência da catáfora, nessa parte dos textos jornalísticos, propomos que os títulos sejam analisados, no ensino de língua portuguesa, dentro de uma abordagem mais discursiva, e não apenas como parte da estrutura do gênero notícia (e de outros gêneros), como geralmente é feita em alguns livros didáticos (quando fazem). Embasamos nosso trabalho em Halliday & Hasan (1989), Coracini (1988) Guimarães (2006), Koch & Elias (2010). Uma abordagem assim, como a que propomos, está amparada pelos CBCs e pelos PCNs, já que esses documentos recomendam que os alunos, ao longo de sua formação, devem construir habilidades e conhecimentos que os capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos, e ainda que devem ser orientados para compreender o funcionamento do texto. |
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A catáfora nos títulos de textos jornalísticosLinguísticaNeste trabalho, apresentamos parte de resultados obtidos em pesquisa sobre a referenciação catafórica. Entre algumas constatações dessa pesquisa, está a de que a catáfora é utilizada nos títulos como estratégia para despertar a atenção do leitor, já que faz com que o leitor continue a leitura do texto. Neste artigo, apresentamos essa parte da análise, ou seja, o que se refere aos títulos de textos e, tendo em vista a grande ocorrência da catáfora, nessa parte dos textos jornalísticos, propomos que os títulos sejam analisados, no ensino de língua portuguesa, dentro de uma abordagem mais discursiva, e não apenas como parte da estrutura do gênero notícia (e de outros gêneros), como geralmente é feita em alguns livros didáticos (quando fazem). Embasamos nosso trabalho em Halliday & Hasan (1989), Coracini (1988) Guimarães (2006), Koch & Elias (2010). Uma abordagem assim, como a que propomos, está amparada pelos CBCs e pelos PCNs, já que esses documentos recomendam que os alunos, ao longo de sua formação, devem construir habilidades e conhecimentos que os capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos, e ainda que devem ser orientados para compreender o funcionamento do texto.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2492210.14393/DL15-v8n1a2014-34Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 602-620Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 602-620Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 602-6201980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24922/14660Fernandes, Maria José Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24922Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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