A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frosi, Vitalina Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14279
Resumo: Este artigo focaliza a prática da blasfêmia em uso no contexto de línguas em contato de português e italiano, na área brasileira do nordeste do Rio Grande do Sul. Aborda aspectos gerais do turpilóquio em suas interfaces com a língua, com a cultura e com a identidade dos ítalo-descendentes. Os dados foram levantados através de pesquisa de campo realizada com entrevistas semiestruturadas, abrangendo, além da área de colonização italiana, também as áreas limítrofes de colonização alemã. A pesquisa tem caráter qualitativo. Este trabalho dá realce à blasfêmia e a seus eufemismos, buscando suporte teórico em estudos específicos desenvolvidos por pesquisadores italianos. A blasfêmia é analisada aqui como um elemento cultural típico do mundo italiano. Sua prática constitui um fenômeno de aparente contradição com a fé e com o espírito religioso da doutrina católica que sempre norteou a vida dos ítalo-brasileiros. Proferida em dialeto italiano, a blasfêmia estende seu domínio além do bilinguismo que está em vias de extinção. Os eufemismos, como atenuantes da ofensa dirigida a Deus e às outras divindades, passam também a exercer o papel de marcadores da fala, por vezes, esvaziados do sentido original.
id UFU-12_3d6b5250ffa4031d9f21a314bafc9ccd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14279
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngueblasfêmiaeufemismoitalianoculturaEste artigo focaliza a prática da blasfêmia em uso no contexto de línguas em contato de português e italiano, na área brasileira do nordeste do Rio Grande do Sul. Aborda aspectos gerais do turpilóquio em suas interfaces com a língua, com a cultura e com a identidade dos ítalo-descendentes. Os dados foram levantados através de pesquisa de campo realizada com entrevistas semiestruturadas, abrangendo, além da área de colonização italiana, também as áreas limítrofes de colonização alemã. A pesquisa tem caráter qualitativo. Este trabalho dá realce à blasfêmia e a seus eufemismos, buscando suporte teórico em estudos específicos desenvolvidos por pesquisadores italianos. A blasfêmia é analisada aqui como um elemento cultural típico do mundo italiano. Sua prática constitui um fenômeno de aparente contradição com a fé e com o espírito religioso da doutrina católica que sempre norteou a vida dos ítalo-brasileiros. Proferida em dialeto italiano, a blasfêmia estende seu domínio além do bilinguismo que está em vias de extinção. Os eufemismos, como atenuantes da ofensa dirigida a Deus e às outras divindades, passam também a exercer o papel de marcadores da fala, por vezes, esvaziados do sentido original.PP/UFU2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1427910.14393/DL12-v6n1a2012-5Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 1 (2012): Número Atemático; 76-109Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 1 (2012): Número Atemático; 76-109Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 1 (2012): Número Atemático; 76-1091980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14279/9569Copyright (c) 2012 Vitalina Maria Frosiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrosi, Vitalina Maria2017-02-21T14:57:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14279Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T14:57:55Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
title A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
spellingShingle A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
Frosi, Vitalina Maria
blasfêmia
eufemismo
italiano
cultura
title_short A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
title_full A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
title_fullStr A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
title_full_unstemmed A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
title_sort A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue
author Frosi, Vitalina Maria
author_facet Frosi, Vitalina Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frosi, Vitalina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv blasfêmia
eufemismo
italiano
cultura
topic blasfêmia
eufemismo
italiano
cultura
description Este artigo focaliza a prática da blasfêmia em uso no contexto de línguas em contato de português e italiano, na área brasileira do nordeste do Rio Grande do Sul. Aborda aspectos gerais do turpilóquio em suas interfaces com a língua, com a cultura e com a identidade dos ítalo-descendentes. Os dados foram levantados através de pesquisa de campo realizada com entrevistas semiestruturadas, abrangendo, além da área de colonização italiana, também as áreas limítrofes de colonização alemã. A pesquisa tem caráter qualitativo. Este trabalho dá realce à blasfêmia e a seus eufemismos, buscando suporte teórico em estudos específicos desenvolvidos por pesquisadores italianos. A blasfêmia é analisada aqui como um elemento cultural típico do mundo italiano. Sua prática constitui um fenômeno de aparente contradição com a fé e com o espírito religioso da doutrina católica que sempre norteou a vida dos ítalo-brasileiros. Proferida em dialeto italiano, a blasfêmia estende seu domínio além do bilinguismo que está em vias de extinção. Os eufemismos, como atenuantes da ofensa dirigida a Deus e às outras divindades, passam também a exercer o papel de marcadores da fala, por vezes, esvaziados do sentido original.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14279
10.14393/DL12-v6n1a2012-5
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14279
identifier_str_mv 10.14393/DL12-v6n1a2012-5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14279/9569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Vitalina Maria Frosi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Vitalina Maria Frosi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 1 (2012): Número Atemático; 76-109
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 1 (2012): Número Atemático; 76-109
Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 1 (2012): Número Atemático; 76-109
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713597669376