A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893 |
Resumo: | O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. |
id |
UFU-12_46b67ea54c6aa83062915b6eda1d4ce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24893 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminaresAvaliaçãoLíngua inglesaEnsino fundamental I.O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2489310.14393/DL15-v8n1a2014-30Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 520-540Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 520-540Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 520-5401980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893/14656Gomes Barbosa, EmíliaCunha, Myriam Crestian Chaves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24893Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
title |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
spellingShingle |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares Gomes Barbosa, Emília Avaliação Língua inglesa Ensino fundamental I. |
title_short |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
title_full |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
title_fullStr |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
title_full_unstemmed |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
title_sort |
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares |
author |
Gomes Barbosa, Emília |
author_facet |
Gomes Barbosa, Emília Cunha, Myriam Crestian Chaves da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Myriam Crestian Chaves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Barbosa, Emília Cunha, Myriam Crestian Chaves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Língua inglesa Ensino fundamental I. |
topic |
Avaliação Língua inglesa Ensino fundamental I. |
description |
O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893 10.14393/DL15-v8n1a2014-30 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL15-v8n1a2014-30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893/14656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 520-540 Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 520-540 Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 520-540 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067714245689344 |