A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Barbosa, Emília
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Myriam Crestian Chaves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893
Resumo: O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. 
id UFU-12_46b67ea54c6aa83062915b6eda1d4ce6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24893
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminaresAvaliaçãoLíngua inglesaEnsino fundamental I.O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2489310.14393/DL15-v8n1a2014-30Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 520-540Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 520-540Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 520-5401980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893/14656Gomes Barbosa, EmíliaCunha, Myriam Crestian Chaves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24893Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
title A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
spellingShingle A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
Gomes Barbosa, Emília
Avaliação
Língua inglesa
Ensino fundamental I.
title_short A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
title_full A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
title_fullStr A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
title_full_unstemmed A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
title_sort A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares
author Gomes Barbosa, Emília
author_facet Gomes Barbosa, Emília
Cunha, Myriam Crestian Chaves da
author_role author
author2 Cunha, Myriam Crestian Chaves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Barbosa, Emília
Cunha, Myriam Crestian Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Língua inglesa
Ensino fundamental I.
topic Avaliação
Língua inglesa
Ensino fundamental I.
description O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893
10.14393/DL15-v8n1a2014-30
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893
identifier_str_mv 10.14393/DL15-v8n1a2014-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893/14656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 520-540
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 520-540
Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 520-540
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714245689344