A leitura como desconstrução de estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Waldivia Maria de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11481
Resumo: A reflexão sobre leitura centra-se em estratégias de ensino com foco na desconstrução de imagens estereotipadas construídas social e culturalmente. Este artigo, de relato de pesquisa, estrutura-se em três etapas: quadro teórico, relato e argumentação. Engloba atividades de leitura desenvolvidas com uma classe de 22 alunos, do final do Ciclo II, da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola Municipal situada em Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. O corpus deste estudo constitui-se por dois textos veiculados na mídia impressa, e fundamenta-se nas teorias de Protótipos e Estereótipos. (Taylor, 1989), (Hamilton & Trolier, 1996), (Sherman, 1996) e na Análise Crítica do Discurso (Van Djik, 1997).
id UFU-12_4a99cb9cd6b9679f36f60939dc17e4b8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11481
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A leitura como desconstrução de estereótiposLeituraCognição socialDesconstrução de estereótiposA reflexão sobre leitura centra-se em estratégias de ensino com foco na desconstrução de imagens estereotipadas construídas social e culturalmente. Este artigo, de relato de pesquisa, estrutura-se em três etapas: quadro teórico, relato e argumentação. Engloba atividades de leitura desenvolvidas com uma classe de 22 alunos, do final do Ciclo II, da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola Municipal situada em Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. O corpus deste estudo constitui-se por dois textos veiculados na mídia impressa, e fundamenta-se nas teorias de Protótipos e Estereótipos. (Taylor, 1989), (Hamilton & Trolier, 1996), (Sherman, 1996) e na Análise Crítica do Discurso (Van Djik, 1997).PP/UFU2011-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1148110.14393/DL3-v2n1a2008-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 2 No. 1 (2008): Número atemático.Domínios de Lingu@gem; Vol. 2 Núm. 1 (2008): Número atemático.Domínios de Lingu@gem; v. 2 n. 1 (2008): Número atemático.1980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11481/6737Copyright (c) 2008 Waldivia Maria de Jesushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Waldivia Maria de2022-09-14T19:26:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11481Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-14T19:26:28Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura como desconstrução de estereótipos
title A leitura como desconstrução de estereótipos
spellingShingle A leitura como desconstrução de estereótipos
Jesus, Waldivia Maria de
Leitura
Cognição social
Desconstrução de estereótipos
title_short A leitura como desconstrução de estereótipos
title_full A leitura como desconstrução de estereótipos
title_fullStr A leitura como desconstrução de estereótipos
title_full_unstemmed A leitura como desconstrução de estereótipos
title_sort A leitura como desconstrução de estereótipos
author Jesus, Waldivia Maria de
author_facet Jesus, Waldivia Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Waldivia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Cognição social
Desconstrução de estereótipos
topic Leitura
Cognição social
Desconstrução de estereótipos
description A reflexão sobre leitura centra-se em estratégias de ensino com foco na desconstrução de imagens estereotipadas construídas social e culturalmente. Este artigo, de relato de pesquisa, estrutura-se em três etapas: quadro teórico, relato e argumentação. Engloba atividades de leitura desenvolvidas com uma classe de 22 alunos, do final do Ciclo II, da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola Municipal situada em Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. O corpus deste estudo constitui-se por dois textos veiculados na mídia impressa, e fundamenta-se nas teorias de Protótipos e Estereótipos. (Taylor, 1989), (Hamilton & Trolier, 1996), (Sherman, 1996) e na Análise Crítica do Discurso (Van Djik, 1997).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11481
10.14393/DL3-v2n1a2008-10
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11481
identifier_str_mv 10.14393/DL3-v2n1a2008-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11481/6737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Waldivia Maria de Jesus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Waldivia Maria de Jesus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 2 No. 1 (2008): Número atemático.
Domínios de Lingu@gem; Vol. 2 Núm. 1 (2008): Número atemático.
Domínios de Lingu@gem; v. 2 n. 1 (2008): Número atemático.
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713091207168