Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira-Rosa, Ismael
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19766
Resumo: Este trabalho tem por objetivo, a partir da discursividade instaurada no episódio "Cidadania dupla" (Duel Citizenship) do seriado americano "Como eu conheci sua mãe" (How I met your mother) da grande rede de televisão estadunidense Columbia Broadcasting System (CBS), exibido no dia 19 de outubro de 2009, apresentar uma discussão de cunho mais teórico sobre os conflitos e embates nos espaços de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Tem-se por escopo problematizar que possivelmente os malogros que enfrentamos em uma sala de aula de língua estrangeira, antes de ser uma questão eminentemente metodológica e de escolhas didáticas, é uma questão que perpassa a (des)constituição subjetiva dos alunos frente à língua aprendida e ensinada. Uma questão marcada por conflitos e embates que merece algumas considerações. Para tanto, inscrito nos espaços analíticos da Linguística Aplicada, embasado nos pressupostos da teoria discursiva pecheutiana, nos estudos bakhtinianos acerca de língua e sujeito, e nas problematizações pós-culturalistas de identidade (HALL, 2006; BAUMAN, 2005), empreende-se ao propósito, observando o tripé língua, sujeito e identidade, enquanto um espaço confluente no processo de ensino e aprendizagem de uma LE, em cujo ínterim se estabelecem relações de (des)identificações, produzindo subjetividades.
id UFU-12_5498bb2371c92a1d38c8e2153ae2addc
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19766
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeiraLíngua estrangeiraLíngua maternaSujeitoIdentidadeEnsino-aprendizagemEste trabalho tem por objetivo, a partir da discursividade instaurada no episódio "Cidadania dupla" (Duel Citizenship) do seriado americano "Como eu conheci sua mãe" (How I met your mother) da grande rede de televisão estadunidense Columbia Broadcasting System (CBS), exibido no dia 19 de outubro de 2009, apresentar uma discussão de cunho mais teórico sobre os conflitos e embates nos espaços de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Tem-se por escopo problematizar que possivelmente os malogros que enfrentamos em uma sala de aula de língua estrangeira, antes de ser uma questão eminentemente metodológica e de escolhas didáticas, é uma questão que perpassa a (des)constituição subjetiva dos alunos frente à língua aprendida e ensinada. Uma questão marcada por conflitos e embates que merece algumas considerações. Para tanto, inscrito nos espaços analíticos da Linguística Aplicada, embasado nos pressupostos da teoria discursiva pecheutiana, nos estudos bakhtinianos acerca de língua e sujeito, e nas problematizações pós-culturalistas de identidade (HALL, 2006; BAUMAN, 2005), empreende-se ao propósito, observando o tripé língua, sujeito e identidade, enquanto um espaço confluente no processo de ensino e aprendizagem de uma LE, em cujo ínterim se estabelecem relações de (des)identificações, produzindo subjetividades.PP/UFU2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1976610.14393/DL13-v7n1a2013-4Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 55-81Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 55-81Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 55-811980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19766/12557Copyright (c) 2013 Ismael Ferreira-Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira-Rosa, Ismael2016-07-12T19:41:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19766Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T19:41:06Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
title Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
spellingShingle Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
Ferreira-Rosa, Ismael
Língua estrangeira
Língua materna
Sujeito
Identidade
Ensino-aprendizagem
title_short Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
title_full Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
title_fullStr Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
title_full_unstemmed Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
title_sort Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira
author Ferreira-Rosa, Ismael
author_facet Ferreira-Rosa, Ismael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira-Rosa, Ismael
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Língua materna
Sujeito
Identidade
Ensino-aprendizagem
topic Língua estrangeira
Língua materna
Sujeito
Identidade
Ensino-aprendizagem
description Este trabalho tem por objetivo, a partir da discursividade instaurada no episódio "Cidadania dupla" (Duel Citizenship) do seriado americano "Como eu conheci sua mãe" (How I met your mother) da grande rede de televisão estadunidense Columbia Broadcasting System (CBS), exibido no dia 19 de outubro de 2009, apresentar uma discussão de cunho mais teórico sobre os conflitos e embates nos espaços de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Tem-se por escopo problematizar que possivelmente os malogros que enfrentamos em uma sala de aula de língua estrangeira, antes de ser uma questão eminentemente metodológica e de escolhas didáticas, é uma questão que perpassa a (des)constituição subjetiva dos alunos frente à língua aprendida e ensinada. Uma questão marcada por conflitos e embates que merece algumas considerações. Para tanto, inscrito nos espaços analíticos da Linguística Aplicada, embasado nos pressupostos da teoria discursiva pecheutiana, nos estudos bakhtinianos acerca de língua e sujeito, e nas problematizações pós-culturalistas de identidade (HALL, 2006; BAUMAN, 2005), empreende-se ao propósito, observando o tripé língua, sujeito e identidade, enquanto um espaço confluente no processo de ensino e aprendizagem de uma LE, em cujo ínterim se estabelecem relações de (des)identificações, produzindo subjetividades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19766
10.14393/DL13-v7n1a2013-4
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19766
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v7n1a2013-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19766/12557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ismael Ferreira-Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ismael Ferreira-Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 55-81
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 55-81
Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 55-81
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713668972544