Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares, Flavio Biasutti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29223
Resumo: O artigo trata do uso de palavras estrangeiras dentro do contexto publicitário. Como objetivo, analisa peças publicitárias veiculadas na revista Veja, em perspectiva laboviana, com o levantamento de termos estrangeiros presentes na publicidade da revista; apoia-se na Sociolinguística Variacionista como aporte teórico e utiliza como procedimento metodológico a análise qualitativo-quantitativa de base estatística e descrição de dados coletados. Conclui que o uso de termos estrangeiros em peças publicitárias revela-se muito mais como estratégia de discurso do que propriamente necessidade comunicativa.
id UFU-12_5af257bd6f0c383c6711beaaca938c7c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29223
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!Sociolinguística. Estrangeirismos. PublicidadeO artigo trata do uso de palavras estrangeiras dentro do contexto publicitário. Como objetivo, analisa peças publicitárias veiculadas na revista Veja, em perspectiva laboviana, com o levantamento de termos estrangeiros presentes na publicidade da revista; apoia-se na Sociolinguística Variacionista como aporte teórico e utiliza como procedimento metodológico a análise qualitativo-quantitativa de base estatística e descrição de dados coletados. Conclui que o uso de termos estrangeiros em peças publicitárias revela-se muito mais como estratégia de discurso do que propriamente necessidade comunicativa.PP/UFU2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2922310.14393/DLE-v9n5a2015-13Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 5 (2015): Número Especial; 247-265Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 5 (2015): Número Especial; 247-265Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 5 (2015): Número Especial; 247-2651980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29223/17087Copyright (c) 2015 Flavio Biasutti Valadaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessValadares, Flavio Biasutti2016-07-12T18:40:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29223Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:40:47Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
title Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
spellingShingle Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
Valadares, Flavio Biasutti
Sociolinguística. Estrangeirismos. Publicidade
title_short Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
title_full Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
title_fullStr Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
title_full_unstemmed Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
title_sort Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!
author Valadares, Flavio Biasutti
author_facet Valadares, Flavio Biasutti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares, Flavio Biasutti
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística. Estrangeirismos. Publicidade
topic Sociolinguística. Estrangeirismos. Publicidade
description O artigo trata do uso de palavras estrangeiras dentro do contexto publicitário. Como objetivo, analisa peças publicitárias veiculadas na revista Veja, em perspectiva laboviana, com o levantamento de termos estrangeiros presentes na publicidade da revista; apoia-se na Sociolinguística Variacionista como aporte teórico e utiliza como procedimento metodológico a análise qualitativo-quantitativa de base estatística e descrição de dados coletados. Conclui que o uso de termos estrangeiros em peças publicitárias revela-se muito mais como estratégia de discurso do que propriamente necessidade comunicativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29223
10.14393/DLE-v9n5a2015-13
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29223
identifier_str_mv 10.14393/DLE-v9n5a2015-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29223/17087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Flavio Biasutti Valadares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Flavio Biasutti Valadares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 5 (2015): Número Especial; 247-265
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 5 (2015): Número Especial; 247-265
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 5 (2015): Número Especial; 247-265
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714769977344